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A África em nós: saberes ubuntu na formação inicial docente no curso de Pedagogia (UFMA/ Campus Codó)
No Brasil, ao longo dos anos e a partir da luta do movimento negro, tem-se discutido a realidade da população negra e todas as implicações de reconhecer-se negro e negra neste país, cujo território tem o racismo, como elemento organizador da estrutura social. As ideologias do racismo educam, orientam e normatizam o lugar e o não-lugar da pessoa negra na sociedade brasileira, organizando as relações sociais e estabelecendo o que deve ser considerado belo, o que pode ou não ser aceito nas ...
O PIBID na formação de professores: trajetórias e vivências de estudantes cotistas do Curso de Pedagogia
Esta dissertação aborda a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no processo de formação inicial e reflexividade docente de professores a partir das trajetórias e vivências de estudantes que ingressaram no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) por meio do sistema de cotas. Adotamos na pesquisa, bases teóricas sobre formação docente, além de considerar as políticas educacionais elaboradas pelo governo federal até o ano de 2...
Mulheres Atenas maranhenses: trajetória das mulheres na Filosofia e memórias das primeiras professoras do Departamento de Filosofia da UFMA
Este estudo investiga acerca de MULHERES ATENAS MARANHENSES: trajetória das mulheres na Filosofia e memórias das primeiras professoras do Departamento de Filosofia da UFMA. Pesquisa vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Mulher e Relações de Gênero (GEMGE), cujo objetivo foi analisar a atuação e os desafios das primeiras professoras do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão neste espaço, por meio de suas narrativas, destacando seu protagonismo e ...
OS LIVROS ESCOLARES DE AUTORES MARANHENSES NA IMPRENSA LOCAL (1860 - 1920).
O livro escolar faz parte de um conjunto de artefatos que compõe a cultura material escolar e contribuiu para pôr em prática as concepções de ensino propostas no Brasil. Objetiva-se nesta pesquisa que, está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da UFMA e inserida na linha de pesquisa História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação humana, analisar as representações dos livros escolares na imprensa maranhense entre o final do século XIX e início do XX. Utilizam-se ...
- Nós, VOZ, elas: mulheres professoras narrando suas vivências de desigualdade de gênero e raça no curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Esta pesquisa, baseada na experiência de professoras afrodescendentes do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos campi Imperatriz e São Luís, tem por objetivo compreender como essas professoras vivenciam as desigualdades de gênero e raça no magistério superior, e de que modo essas experiências são enfrentadas e superadas por elas. A opção teórico-metodológica se deu por meio do conjunto de teorizações decoloniais e afrocentradas que valorizam o sujeito sub...
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: investigando a Jornada de Alfabetização do Maranhão: “Sim, eu Posso!” - Círculo de Cultura no Município de Governador Newton Bello.
O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que discute a Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvida na primeira fase da Jornada de Alfabetização do Maranhão: “Sim, eu Posso!” - Círculo de Cultura, realizada no Município de Governador Newton Bello - MA. Tem como objetivo geral analisar o processo de alfabetização dos educandos da Jornada “Sim, eu Posso!” - Círculo de Cultura no Município de Governador Newton Bello, considerando as contribuições dos Alfabetizadores e Coorden...
Educação de Jovens e Adultos e Formação Continuada: uma análise no Centro de Ensino Cidade de São Luís, em São Luís/MA
O presente estudo se vincula à linha de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Com o tema “Educação de Jovens e Adultos e Formação Continuada: uma análise no Centro de Ensino Cidade de São Luís em São Luís /MA”. Teve como objetivo geral analisar o processo de formação continuada dos docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de identificar se a formação continuada é de fato oportu...
Professores que atuam na EJA: entre a formação e a prática docente
Esta pesquisa refere-se à formação de professores que atuam na EJA e as implicações dessa formação na prática desses docentes. Vincula-se ao grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” da Universidade Federal do Maranhão e tem como objetivo geral analisar a formação de professores que atuam na EJA na Rede Municipal de Educação de São Luís e as implicações para a prática docente. Na realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa, com a utilização de instrumentos e ...
FORMAÇÃO DE ARTE/ EDUCADORES: um estudo sobre a formação pedagógica do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão
Esta pesquisa trata da formação pedagógica do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão, considerando em sua trajetória histórica as reformulações curriculares ocorridas a partir de 2010. Para tanto estabelecemos como objetivo geral analisar o processo de reconfiguração curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFMA nos últimos dez anos, identificando suas forças propulsoras e seus possíveis efeitos na formação pedagógica do professor de Art...
PERCEPÇÕES DE DISCENTES SURDOS EM RELAÇÃO AO CONTEXTO DA INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO.
A inclusão de discentes surdos na educação superior está amparada na Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e na Lei nº 13.409/2016 (Lei de Cotas), que passam a garantir o acesso de pessoas com deficiência nas Universidades. O Decreto nº 5.626/05 destaca que a educação de surdos nas instituições federais deve promover o acesso à comunicação e à informação, garantindo-lhes uma educação emancipatória. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo primário analisar as ...
Atendimentos em intervenção precoce para crianças com transtorno do espectro autista: dificuldades e desafios.
A intervenção precoce (IP) refere-se a um conjunto de atividades, desenvolvidas por equipe multiprofissional, direcionadas às crianças e suas famílias para prevenir, detectar e apresentar uma resposta imediata, de forma planejada, sistemática, dinâmica e integral às necessidades transitórias ou permanentes da criança, na faixa etária de zero a seis anos de idade, sendo fundamental no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para elevar as oportunidades de d...
Você sabe de onde eu venho? um estudo da transição escolar de alunos do campo para a cidade
Esta dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa: Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente e ao Grupo de Pesquisa: Educação e Representações Sociais integrantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. A educação como um direito de todos não ocorre de forma homogênea, se apresentando tão diversificada quanto os contextos sociais brasileiros. Neste trabalho apresentamos um universo de sujeitos do campo que, sem abandonar seu ...
Conselho Municipal de Educação na gestão educacional do município de São Luís-MA: destaques para a atuação dos/das conselheiros/as
Este trabalho teve como objeto de pesquisa o Conselho Municipal de Educação (CME) de São Luís – MA e a gestão educacional desse município. O objetivo principal foi analisar a atuação do CME na gestão educacional, tendo como referência as bases normativas desse órgão e a atuação dos/das conselheiros/as. Para tanto, buscou-se identificar as finalidades e atribuições do CME conforme os documentos legais; caracterizar os elementos constituintes na base legal normativa do CME de São Luís...
Inclusão de estudantes deficientes no contexto da formação docente
O objetivo principal da pesquisa foi analisar a formação de professores que atendem alunos com deficiencia incluídos nas salas regulares das séries finais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública municipal. A pesquisa fundamenta-se no referencial da Teoria Crítica da Sociedade, mais notadamente nos textos de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e colaboradores, buscando compreender como as condições sociais objetivas interferem na formação, especialmente na formação de profess...
A formação dos graduandos do curso de letras – inglês e a implementação do programa Idiomas Sem Fronteiras
As relações sociais foram ampliadas a partir de um fenômeno conhecido como globalização que vem transformando a lógica da mobilidade social no que se refere aos fluxos migratórios, diminuindo as fronteiras e aproximando indivíduos, línguas e, consequentemente, culturas. Assim, a necessidade de dominar uma língua internacional e utilizar novas tecnologias tornou-se mais premente no século XXI no Brasil com o intuito de aliar uma educação que não ficasse apenas em fronteiras nacionais. Os indiv...
Formação continuada docente: qualificação profissional de alunos ludovicenses com deficiência
A formação continuada é um dos temas mais pesquisados e debatidos, pois a demanda educacional exige novas práticas educacionais e um novo perfil docente para cada área de atuação. Porém, o modelo predominante nos meios educacionais corresponde ao clássico de formação continuada, baseado na atualização ou na reciclagem da formação inicial. Sob essa perspectiva, a formação continuada docente deve, também, ser discutida e aprimorada nos diversos campos de atuação como o da Educação Profissi...
Concepções de gênero e sexualidade no curso de pedagogia UFMA/Codó: criando espirais de conhecimento com o olhar discente
A pesquisa apresenta uma cartografia, entendida sob os pressupostos dos estudos de Deleuze e Guatarri, das concepções de gênero e sexualidade na formação de professoras e professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Codó. Objetiva analisar as concepções de gênero e sexualidade, presentes no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus VII – Codó/MA, no período de 2015 a 2019, sob a ótica das (os) dis...
Atitude investigativa: uma análise do espaço da pesquisa na escola básica
Esta dissertação buscou analisar o espaço da pesquisa no contexto da escola básica, compreendendo a dinâmica da atitude investigativa na profissão docente. Para isso foi necessário interpretar as concepções de pesquisa e escola presentes no discurso das professoras, da coordenadora pedagógica e da gestora geral da escola campo, descrever as práticas pedagógicas, além de identificar as prescrições de atividades de pesquisa nos documentos orientadores da política educacional do Brasil e se...
Atribuições dos conselhos municipais de educação da mesorregião centro maranhense: destaques e enfoques nas leis dos CMEs
Esta pesquisa vincula-se a linha de pesquisa História e Políticas da Educação, ligada ao grupo de pesquisa “Política Gestão Educacional e Formação Humana” cujo eixo trata sobre Gestão e organização de sistemas e conselhos de educação, teve por objetivo analisar como se apresentam as funções e atribuições nos instrumentos legais que orientam o funcionamento dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) na Mesorregião Centro maranhense, na perspectiva da gestão democrática. Para tanto, util...
Entre números e saias: a trajetória de mulheres professoras de Ciências Exatas da Universidade Federal do Maranhão
As estatísticas têm demonstrado a crescente participação das mulheres nas diversas áreas do conhecimento e, principalmente na ciência. Apesar dessa realidade, o avanço dentro da carreira não acontece de maneira proporcional ao seu ingresso no setor, podendo ser observado nos cargos mais elevados que a predominância é masculina, mesmo naquelas áreas em que as mulheres são maioria. Se as mulheres conseguem alcançar maiores titulações nas áreas de humanas e sociais, o que acontece para que...
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