PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE : [244] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Formação continuada de professores na rede de ensino de São Luis: uma análise a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC/UFMA-SEMED
O contexto da Formação de Professores no Brasil tem sido marcado por diferentes tendências formativas, planos, metas e altos investimentos em formação de professores/as, porém, poucas mudanças têm sido significativas. Diante desse cenário, na presente pesquisa objetivamos analisar a/as concepção/concepções de Formação Continuada de Professores do PNAIC no âmbito da Rede Municipal de Educação de São Luís. Nesse sentido, se fez necessário, identificar nos documentos norteadores do PNAIC a...
As escolas paroquiais capuchinhas no interior do Maranhão (1960-1970)
Este estudo se insere no âmbito da história das instituições educacionais brasileiras e busca analisar a ação pedagógica dos capuchinhos lombardos nas escolas paroquiais no interior do Maranhão no período de 1960 a 1970. A pesquisa do tipo documental e de campo apoiada na revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa é vinculada ao Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras (NEDHEL), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Fede...
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): contribuições na formação de bolsistas licenciandos em Química
A pesquisa trata sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com destaque para a sua concepção na base normativa e seus significados, na articulação conhecimento específico/pedagógico e nas relações curso licenciatura/educação básica, e teoria e prática no processo de formação do professor numa experiência institucional, apreendendo contribuições e limites. Este trabalho vincula-se à linha de Pesquisa intitulada “Estado e Gestão Educacional” e ao grupo de pes...
A contribuição do pedagogo em espaços fora da escola
O presente estudo concentra esforços no sentido de analisar a contribuição do pedagogo na execução das políticas de assistência social desenvolvidas pela SEMCAS – Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social que tem a função de elaborar, coordenar e executar programas e projetos em função da qualidade de vida, garantir direitos básicos à população mais carente de São Luís. Essa instituição se constitui em espaço de atuação pedagógica, de educação fora da escola. Enfatiza-se a co...
O princípio da gestão democrática na implementação do projeto político-pedagógico (PPP): um estudo em uma escola da rede pública estadual de São Luís- MA
Esta pesquisa contempla o estudo sobre o processo de elaboração, execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em uma escola da rede pública estadual de São Luís–MA. Tal estudo teve como objetivo analisar o processo de elaboração, execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) desenvolvido em uma escola da rede pública estadual de São Luís - MA. Para atingir o objetivo proposto foi necessário compreender o PPP como instrumento de gestão democrática; analisar os pr...
A efetivação do sistema educacional inclusivo pela via judicial: análise de decisões do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão quanto ao direito à educação para pessoas com deficiência
O Poder Legislativo brasileiro produz, em fluxo contínuo, uma série de normas voltadas ao aprimoramento dos sistemas educacionais, a fim de viabilizar a devida inclusão social da pessoa com deficiência, destacando-se, recentemente, o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Há, portanto, um significativo número de disposições constitucionais e infraconstitucionais voltadas à garantia de acesso, permanência, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, através da obrigatoriedade ...
Nem longe, nem perto e diferente: representações sociais emanadas da relação pedagógica na Escola São Benedito – Taim/MA
Este estudo objetiva analisar a construção da relação pedagógica vivenciada no cotidiano dos atores educativos em situação de ensino da escola São Benedito da comunidade Taim, captando as Representações Sociais emanadas em decorrência dessa relação. A escolha da Teoria das Representações Sociais leva em conta que os princípios dessa teoria se coadunam aos estudos propostos. No desenvolvimento deste estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo. O estudo bibliográfico sobre a Teor...
A proposta de iniciação à docência na formação inicial de professores: uma análise do PIBID no contexto do curso de Pedagogia/UFMA
A pesquisa apresentada nesta dissertação aborda o tema da formação de professores a partir da proposta de iniciação à docência do PIBID no contexto do curso de Pedagogia/UFMA. Motivadas pelo entendimento de que a formação de professores se destaca como uma condição para o enfrentamento dos vários problemas que afetam a Educação Básica, nosso objetivo central buscou analisar a formação inicial dos/as alunos/as do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão enquanto bolsistas d...
EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL NA ESCOLA PÚBLICA: condicionantes históricos, limites e desafios atuais.
“Educação (em tempo) integral na escola pública: condicionantes históricos, limites e desafios atuais” objetiva analisar os condicionantes históricos, limites e desafios atuais que permeiam o processo inicial de implementação da proposta de educação em tempo integral em uma escola pública municipal de ensino fundamental de São Luís-MA, realizado no período de 2013 a 2015. A pesquisa fundamenta-se no referencial do materialismo histórico-dialético para compreensão das relações das categorias P...
Pioneirismo revelado: o trabalho educativo das filhas da caridade em são José de Ribamar- Ma (1944-1952)
Esta dissertação, escrita na perspectiva da História Cultural, traz uma abordagem sobre a atuação de mulheres religiosas, de forma específica as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo na educação maranhense. O contexto histórico e geográfico é o município de São José de Ribamar - MA, no qual o desenvolvimento da obra caritativa dessas mulheres contribuiu significativamente no oferecimento de instrução para meninas e crianças, num dado recorte temporal em que o poder público não assu...
A inspetoria da instrução pública maranhense (1843-1889)
Analisamos a ação da inspetoria da instrução pública, órgão criado em 1843 com a incumbência de fiscalizar o ensino público na província maranhense. O estudo abrange o período que corresponde a sua criação até 1889 e teve como objetivos elucidar a estrutura da inspetoria, identificar os inspetores e delegados que atuaram no período analisado, analisar as ações desenvolvidas na gestão dos inspetores que por maior tempo estiveram junto à inspetoria. As fontes documentais na pesquisa foram ...
Juvenilização na EJA: significados e implicações do processo de escolarização de jovens.
A pesquisa trata sobre a Juvenilização na EJA: significados e implicações do processo de escolarização de jovens. Vincula-se à Linha de Pesquisa Estado e Gestão Educacional e ao Grupo de Pesquisa Políticas de Educação Básica e Superior do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão. No percurso metodológico, realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e empírica de cunho crítico analítico. Entre os autores referenciados, destacam-se: HADDAD e DI PIERRO (...
Educação atrás das grades: a formação do professor da educação de jovens e adultos o qual atua no sistema penitenciário do Estado do Maranhão
A problemática analisada neste trabalho foi a formação inicial do professor da EJA que atua no sistema penitenciário do Estado do Maranhão. Esta pesquisa, ancorada no estudo crítico, utilizou a abordagem metodológica qualitativa, que possibilitou uma análise interpretativa considerando as percepções dos sujeitos investigados, mediante o aporte teórico de Minayo(2001), Gerhardt e Silveira (2009) e Fonseca (2002). Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada aplic...
Educação e diversidade sexual: a (in) visibilidade nos planos de ensino da área de ciências humanas e suas tecnologias no ensino médio maranhense
Esta pesquisa procurou analisar a abordagem da temática da diversidade sexual, mais especificamente da homossexualidade, na área de “Ciências Humanas e suas Tecnologias” do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Maranhão, tendo como lócus da pesquisa uma escola do Ensino Médio Maranhense, onde foram analisados o Projeto Político Pedagógico e os Planos de Ensino da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias com foco nos componentes curriculares: Sociologia, Filosofia, História e Geogra...
O livro e a leitura na imprensa maranhense de educação e ensino (1902-1932)
Apresenta-se neste trabalho a relevância que o livro e a leitura ocupavam nas escolas maranhenses na primeira década republicana a partir da imprensa de educação e ensino, especialmente nos jornais das instituições de ensino primário. O período escolhido (1902- 1932) deveu-se ao fato das novas configurações no cenário político e educacional brasileiro com a Proclamação da república que influenciou nas transformações educacionais. Neste período os jornais foram cenários para a divulgação ...
AS PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO MARANHÃO: a atuação do FEESMA.
Neste trabalho analisamos as intencionalidades políticas pedagógicas do Fórum Estadual de Economia Solidária do Maranhão – FEESMA, focalizando suas práticas e seus discursos. A emergência deste agente coletivo com visibilidade mais orgânica a partir de 2006 é constitutiva de um amplo leque de alianças que disseminou a ideia da economia solidária como um movimento de contraponto ao capitalismo e buscou legitimá-la como uma “questão” social relevante com ...
CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA: concepção e implementação no IFMA.
A presente Dissertação integra a linha de pesquisa Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Tem como objetivo geral investigar o currículo integrado preconizado pelo PROEJA, analisando a sua constituição em nível do discurso oficial e da sua implementação no âmbito do Instituto Federal Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA. Adotamos como orientaç...
Cinema engajado no Maranhão: interfaces com a educação popular
Este trabalho aborda um segmento do emergente cinema no Maranhão da década de 1970, a qual se se atribui um caráter engajado. Este segmento, se constitui de filmes com propostas de “conscientização” da plateia sobre as desigualdades sociais, tomadas pelos realizadores como consequência das transformações econômicas, sociais e políticas de então. As características dessa produção cinematográfica voltada ao espectador anônimo, o qual seria formado a partir das mensagens engajadas dos film...
Programa municipal de alimentação escolar: análise do processo de gestão e implementação em São Luís - MA
A pesquisa trata sobre o Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE), da Rede Municipal de Ensino de São Luís - MA, com destaque para as concepções de gestão e implementação e para o controle social, através do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), contempladas pelos instrumentos jurídicos normativos. Vincula-se à Linha de Pesquisa “Estado e Gestão Educacional” e ao Grupo de Pesquisa “Políticas de Educação Básica e Superior” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Univer...
O sexismo no ensino superior do Maranhão
Este estudo se insere nas relações de gênero, pois falar de gênero é falar das relações entre homens e mulheres, dos papéis sociais que lhes são reservados, ensinados e cobrados por toda a vida, desta maneira objetivou-se investigar o sexismo no ensino superior. A categoria gênero é a construção social do que é feminino ou masculino, já o sexismo é a discriminação baseada no sexo de cada pessoa. As mulheres são apresentadas como as principais vítimas do sexismo, mas a intenção aqui foi d...
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