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Tipo do documento: Dissertação
Título: A energia nuclear em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade como possibilidade de engajamento científico-social
Título(s) alternativo(s): Nuclear energy in a Science, Technology and Society approach as possibility of scientific-social engagement
Autor: FERREIRA, Francisca das Chagas da Silva 
Primeiro orientador: LIMA, Maria Consuelo Alves
Primeiro coorientador: MARQUES, Carlos Alberto
Primeiro membro da banca: LIMA, Maria Consuelo Alves
Segundo membro da banca: ANTUNES, Ettore Paredes
Terceiro membro da banca: COSTA, Hawbertt Rocha
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar percepções do uso da Ciência e da Tecnologia nos discursos produzidos por alunos no contexto escolar do Ensino Médio, em discussões sobre a energia nuclear. Parte-se da ideia de que a energia nuclear é um assunto pouco discutido em sala de aula, embora preconizada como importante nos documentos oficiais da Educação Básica na área das Ciências da Natureza. Aspectos inerentes às decisões sobre a produção de energia nuclear quase sempre envolvem polêmicas e contradições que, em discursos no contexto escolar, podem promover um conhecimento que favorece as condições para a tomada de decisões. Esta pesquisa foi norteada pelos questionamentos: que discussões podem emergir do contexto escolar sobre implicações do uso da ciência e da tecnologia na sociedade ao se estudar a energia nuclear? Como contribuir para ações de abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), com a temática energia nuclear, e promover o engajamento de alunos da Educação Básica em questões científicas e sociais? Nessa perspectiva, elaborou-se uma unidade de ensino com a temática energia nuclear, fundamentada nos propósitos educacionais da perspectiva CTS, de forma a evidenciar mecanismos ampliados de participação e possibilitar o engajamento dos estudantes em processos decisórios sobre a Ciência e a Tecnologia. As atividades da unidade de ensino foram aplicadas em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública no estado do Maranhão, mediadas pela pesquisadora-professora deste estudo. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário e a proposição de uma redação em forma de um resumo simples, ambos desenvolvidos em sala de aula. O percurso metodológico do estudo seguiu os preceitos da abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo. Os discursos dos estudantes foram analisados com o apoio teórico e metodológico da Análise de Discurso de origem francesa, proposta por Eni Orlandi no Brasil. Os resultados revelam que as percepções iniciais dos alunos sobre energia nuclear se direcionaram ao contexto histórico dos acidentes nucleares, com uma visão voltada a questões de neutralidade da Ciência, pautada na racionalidade científica. No entanto, nas atividades finais, observou-se discursos de estudantes que buscavam a participação social, com questionamentos sobre os impactos desencadeados pela Ciência e pela Tecnologia na sociedade. A participação dos estudantes no trabalho com essas questões na Educação Básica pode contribuir para a formação no processo emancipatório dos sujeitos.
Abstract: Nuclear energy is a subject little discussed in the classroom, although it is recommended as an important subject in official documents for basic education in the area of natural sciences. Aspects inherent to decisions about the production of nuclear energy almost always involve controversies and contradictions, which, in speeches in the school context, can promote knowledge that favors the conditions for decision-making. This research was guided by the questions: What discussions can emerge from the school context, about the implications of the use of science and technology in society, when studying nuclear energy? How to contribute to Science Technology and Society (CTS) approach actions, with the theme of nuclear energy, and promote the engagement of Basic Education students in scientific and social issues? The study aimed to analyze the perceptions of the use of science and technology in the speeches produced by students in the high school context. From this perspective, a teaching unit was created with the theme Nuclear Energy, based on the educational purposes of the STS approach, in order to highlight expanded participation mechanisms and enable students to engage in decision-making processes about science and technology. The activities of the teaching unit were applied in two classes in the 3rd year of high school, at a public school in the State of Maranhão, mediated by the researcher/teacher. The data collection instruments were a questionnaire and the proposal of an essay in the form of a simple summary, both developed in the classroom. The methodological path of the study followed the precepts of a qualitative, exploratory and descriptive approach. The students' speeches were analyzed with the theoretical and methodological support of Discourse Analysis of French origin, proposed by Eni Orlandi in Brazil. The results reveal that the students' initial perceptions about nuclear energy were directed to the historical context of nuclear accidents, with a vision focused on issues of science neutrality, based on scientific rationality. However, in the final activities, speeches from students who sought social participation were observed, with questions about the impacts triggered by science and technology on society. The participation of students in science and technology issues in Basic Education can contribute to the formation of the subjects' emancipatory process.
Palavras-chave: Radioatividade;
CTS;
Análise de Discurso;
Unidade de ensino
Radioactivity;
STS;
Discourse Analysis;
Teaching unit
Área(s) do CNPq: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: FERREIRA, Francisca das Chagas da Silva. A energia nuclear em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade como possibilidade de engajamento científico-social. 2023. 101 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5258
Data de defesa: 22-Nov-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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