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Tipo do documento: Dissertação
Título: Textos de divulgação Científica como recurso didático para a Educação Ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Texts of scientific dissemination as a didactic resource for Environmental Education in the early years of elementary school
Autor: ALMEIDA, Laiane Morais de 
Primeiro orientador: SOUSA, Carlos Erick Brito de
Primeiro membro da banca: SOUSA, Carlos Erick Brito de
Segundo membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Terceiro membro da banca: FARIAS, Luciana de Nazaré
Resumo: Ao longo dos anos a Divulgação Científica e Educação Ambiental vêm sendo alvo de muitas discussões e pesquisas no mundo todo, evidenciando a preocupação com a forma como as informações cientificas e ambientais estão sendo divulgadas ao público geral, bem como os materiais que estão sendo utilizados para essa divulgação. Nesse sentido, estes estudos apontam o Texto de Divulgação Científica como potencial recurso didático para auxiliar no processo de difusão desses conhecimentos por tratar de temáticas atuais de forma clara e objetiva. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar textos de divulgação científica (TDC) da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) como recurso didático para abordagem de temáticas referentes a Educação Ambiental (EA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de tipologia documental, na qual realizamos um estudo a partir do referencial da análise de conteúdo de Bardin (2016). A análise foi realizada em trinta e quatro revistas que correspondem as edições de Junho de 2018 à Junho de 2021, totalizando oitenta e um textos que compõem o nosso corpus de análise. Seguindo este referencial utilizou-se as categorias propostas por Caretti e Zuin (2010) para análise dos textos, que são: Como entende o ser humano em relação à natureza; Considerações acerca das diversidades sociais, culturais e naturais; Abordagem dos conflitos referentes à temática ambiental; Abordagem da experiência estética com a natureza; Responsabilização pelas causas dos problemas ambientais; Proposta de atuação individual ou coletiva. Em nossas análises constatamos que a divulgação científica das questões ambientais na revista partem de uma concepção conservacionista do meio ambiente, priorizando os aspectos físicos e biológicos da crise ambiental e que preocupando-se demasiadamente com a resolução de problemas ambientais, deixando de apresentar reflexões significativas sobre as relações sociais e políticas que são intrínsecas a questão ambiental, resultando numa leitura simples, superficial e despolitizada do meio ambiente aos seus leitores. A respeito da utilização e contribuição do material nos anos iniciais do Ensino Fundamental, acreditamos que a forma como os problemas ambientais são discutidos na revista, poderão fortalecer apenas um entendimento equivocado do que é o fazer ambiental, provocando um afastamento e desajuste entre o que é real e o que não é, entre uma prática ambiental crítica e uma prática ambiental romantizada e culpabilista. Dessa forma, demandando dos docentes um comprometimento em potencializar as informações divulgadas pra que não haja um entendimento crítico da prática ambiental.
Abstract: Over the years, Scientific Dissemination and Environmental Education have been the subject of many discussions and research around the world, highlighting the concern with how scientific and environmental information is being disseminated to the general public, as well as the materials that are being used to this disclosure. In this sense, these studies point to the Scientific Dissemination Text as a potential didactic resource to assist in the process of disseminating this knowledge by dealing with current themes in a clear and objective way. In this sense, the present research has as general objective to analyze texts of scientific divulgation (TDC) of the magazine Ciência Hoje das Crianças (CHC) as a didactic resource to approach themes related to Environmental Education (EE) in the early years of Elementary School. This is a research with a qualitative approach and document typology, in which we carried out a study based on Bardin's (2016) content analysis framework. The analysis was carried out in thirty-four magazines that correspond to the June 2018 to June 2021 editions, totaling eighty- one texts that make up our corpus of analysis. Following this framework, the categories proposed by Caretti and Zuin (2010) were used to analyze the texts, which are: How do you understand the human being in relation to nature; Considerations about social, cultural and natural diversities; Approach to conflicts related to environmental issues; Approach to the aesthetic experience with nature; Accountability for the causes of environmental problems; Proposal for individual or collective action. In our analysis, we found that the scientific dissemination of environmental issues in the magazine starts from a conservationist conception of the environment, prioritizing the physical and biological aspects of the environmental crisis and that being overly concerned with the resolution of environmental problems, failing to present significant reflections on the social and political relationships that are intrinsic to the environmental issue, resulting in a simple, superficial and depoliticized reading of the environment to its readers. Regarding the use and contribution of the material in the early years of Elementary School, we believe that the way in which environmental problems are discussed in the magazine may only strengthen a mistaken understanding of what environmental doing is, causing a distance and mismatch between what is real and what is not, between a critical environmental practice and a romanticized and blameworthy environmental practice. Thus, requiring teachers to commit to enhancing the information disclosed so that there is no critical understanding of environmental practice.
Palavras-chave: divulgação científica;
Educação Ambiental;
Revista Ciência Hoje das Crianças;
ensino de ciências;
Anos Iniciais.
scientific dissemination
Environmental Education
Ciência Hoje das Crianças Magazine
Science Teaching;
Early Years.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: ALMEIDA, Laiane Morais de. Textos de divulgação Científica como recurso didático para a Educação Ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 108 f. Dissertação (Programa De Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4236
Data de defesa: 20-Sep-2022
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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