???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3526
Tipo do documento: Dissertação
Título: O enfoque CTS em jogos digitais desenvolvidos para o ensino de química sobre uma perspectiva sociocultural
Título(s) alternativo(s): The CTS approach in digital games developed for the teaching of chemistry chemistry from a sociocultural perspective
Autor: LEMOS, Junivaldo Mendonça 
Primeiro orientador: COSTA, Hawbertt Rocha
Primeiro membro da banca: COSTA, Hawbertt Rocha
Segundo membro da banca: LEITE, Bruno Silva
Terceiro membro da banca: LIMA, Maria Consuelo Alves
Resumo: Partindo da hipótese que as questões do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) relacionadas aos jogos digitais podem contribuir com reflexões pedagógicas para uma formação cidadã. E, também, diante da facilidade de acesso as novas tecnologias de desenvolvimento de games, é que a presente pesquisa buscou analisar trabalhos sobre o uso de jogos digitais como ferramentas mediacionais para o ensino da disciplina de Química em uma perspectiva sociocultural. Neste contexto, o objetivo central da pesquisa foi caracterizar o enfoque CTS em Jogos Digitais desenvolvidos para o ensino de Química, buscando relações que possam equilibrar o design de games e design instrucional que contribuam para novos desenvolvimentos. Este trabalho se caracteriza como do tipo qualitativo, exploratório e de natureza bibliográfica, sendo pautado na Revisão Sistemática da Literatura em conjunto com a Análise Temática, cujo protocolo buscou responder as questões de pesquisa por meio da análise de fontes primárias selecionados nas Bases de dados Google Scholar, SciELO, Web of Science e Scopus, publicados no período de 2015 a 2020. Foram retornados das buscas 296 estudos primários, com aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 21 estudos formaram o corpus de pesquisa. Os resultados apontam lacunas de pesquisa na temática das relações CTS com os jogos digitais para o ensino de química. Os jogos digitais apresentam-se como motivadores e aumentam o interesse dos jogadores em aprender. Os conteúdos de química em uma abordagem CTS se tornam mais significativos e exigem dos estudantes postura crítica e tomada de decisão em situações problemas do jogo análogas ao mundo real.
Abstract: Based on the hypothesis that STS (Science, Technology and Society) issues related to digital games can contribute with pedagogical reflections for a citizen formation. And, also, given the ease of access to new game development technologies, this research sought to analyze works on the use of digital games as mediational tools for teaching Chemistry from a sociocultural perspective. In this context, the main objective of the research was to characterize the STS approach in Digital Games developed for the teaching of Chemistry, looking for relationships that can balance game design and instructional design that contribute to new developments. This work is characterized as qualitative, exploratory and bibliographical in nature, based on the Systematic Literature Review together with the Thematic Analysis, whose protocol sought to answer the research questions through the analysis of primary sources selected in Google Databases Scholar, SciELO, Web of Science and Scopus, published from 2015 to 2020. 296 primary studies were returned from the searches, with application of the inclusion and exclusion criteria, 21 studies formed the research corpus. The results point to research gaps in the theme of STS relationships with digital games for teaching chemistry. Digital games present themselves as motivators and increase players' interest in learning. Chemistry contents in a STS approach become more significant and demand from students critical posture and decision-making in game-problem situations analogous to the real world.
Palavras-chave: ensino de química;
relações CTS;
perspectiva sociocultural;
jogos digitais;
design de games;
design instrucional.
chemistry teaching;
STS relations;
sociocultural perspective;
digital games;
game design;
Instructional Design.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Métodos e Técnicas de Ensino
Química
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: LEMOS, Junivaldo Mendonça. O enfoque CTS em jogos digitais desenvolvidos para o ensino de química sobre uma perspectiva sociocultural. 2022. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3526
Data de defesa: 31-Jan-2022
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JunivaldoMendonçaLemos.pdfDissertação de Mestrado2,74 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.