???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2981
Tipo do documento: Dissertação
Título: MARCAS: avaliação da gestão do Design em microempresas.
Título(s) alternativo(s): BRANDS: evaluation of design management in microenterprises.
Autor: LAVAREDA, Marina Silva Soares 
Primeiro orientador: ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira
Primeiro membro da banca: ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira
Segundo membro da banca: SANTOS, Wener Miranda Teixeira dos
Terceiro membro da banca: NORONHA, Raquel Gomes
Quarto membro da banca: MELO JÚNIOR, José Samuel de Miranda
Resumo: Este estudo buscou analisar como é praticada a gestão do design gráfico relacionado à marca e aplicação desta na identidade visual de microempresas, dada à importância deste grupo e sua representatividade no vasto campo das empresas formalmente constituídas. O proprietário deste perfil de empresa, possui peculiaridades que os definem como aquele empreendedor que coloca todas as suas economias em um empreendimento que lhe exige dedicação integral. Para estes empresários, resolver problemas e atender clientes e fornecedores é a rotina diária, deixando em segundo plano, ações de planejamento, pensamento estratégico, inovação, gestão da marca institucional e de sua representatividade no mercado a qual está inserida. Por meio de estudo de caso, fora pesquisada uma empresa na cidade de São Luís que promove soluções em design, além de duas microempresas que buscaram apoio no SEBRAE no Maranhão para desenvolvimento de uma marca institucional. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com análise comparativa por procedimentos qualitativos. Observou-se a real necessidade de aprimoramento da gestão do design neste perfil de empresas e o olhar dos profissionais de design para que seus clientes alcancem os resultados almejados quando buscam por projetos profissionais no que compete à imagem de suas empresas.
Abstract: This study sought to analyze how the graphic design associated to the brand and the uses of the visual identity of microenterprises is done, given the importance of this group and its representativeness in the field of formally constituted companies. Port of company profile, has peculiarities that define as that entrepreneur who present all their savings in an enterprise that is the integral dedication. For these businesses, solving problems and customers and suppliers is a daily routine, leaving in the background, actions of planning, strategic thinking, innovation, management of the institutional brand and its representativeness in the market. Through a case study, a forum researched a survey on companies in the city of São Luis that promote design solutions, as well as two microenterprises seeking support at SEBRAE in Maranhão to develop an institutional brand. It is an exploratory research, with comparative analysis by qualitative procedures. Observe if a project of development of business projects is present in the profile of the companies and the aspect of the professionals of design is not compatible with the image of its companies.
Palavras-chave: Imagem Corporativa;
Design Gráfico;
Identidade Visual;
Branding;
Gestão da Marca
Corporate Image;
Graphic design;
Visual identity;
Branding;
Brand Management
Área(s) do CNPq: Programação Visual
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: LAVAREDA, Marina Silva Soares. MARCAS: Avaliação da Gestão do Design em Microempresas. 2019. 124 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2981
Data de defesa: 20-May-2019
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marina S.S.Lavareda.pdfDissertação de Mestrado36,22 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.