???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2869
Tipo do documento: Dissertação
Título: RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS: intervenções educacionais para mediar o ensino da Geografia para estudantes cegos.
Título(s) alternativo(s): Tactile teaching resources: educational interventions to mediate teaching geography for blind students.
Autor: SILVA, Rodrigo Aires 
Primeiro orientador: ZAQUEU , Lívia da Conceição Costa
Primeiro membro da banca: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Segundo membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Terceiro membro da banca: VENTORINI, Silvia Elena
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo construir e aplicar recursos didáticos táteis em intervenções nas aulas de Geografia para estudantes cegos que cursam o 6º ano do Ensino Fundamental, e, após o uso dos recursos, elaborar um caderno com orientações metodológicas que pudesse auxiliar ao professor desse componente curricular em sua atividade docente a qual visasse à concretização de uma prática inclusiva. Para tanto, a pesquisa foi do tipo intervenção pedagógica e teve como sujeitos 4 estudantes cegos e a professora que lecionava Geografia na Escola de Cegos do Maranhão – ESCEMA. A professora e os estudantes cegos responderam respectivamente a dois questionários e a duas entrevistas semiestruturadas. Esses dois tipos de instrumentos foram utilizados antes e após o uso dos recursos didáticos táteis. Os dados obtidos através desses instrumentos foram transcritos e apresentados em quadros de respostas. Os recursos didáticos táteis foram confeccionados com materiais de baixo custo e abordavam o conteúdo “Orientação e Localização no espaço geográfico”. Foram construídos três tipos de recursos didáticos que englobavam essa temática, a saber: Rosa dos Ventos tátil; maquete baixa da sala de aula e um mapa tátil do território brasileiro na América do Sul. Após cada intervenção pedagógica tanto os estudantes cegos quanto a professora deixavam as suas considerações acerca da atividade executada. Os resultados nos revelaram que a intervenção pedagógica com uso de recursos didáticos táteis foi satisfatória tanto para a aprendizagem dos estudantes cegos quanto para o ensino da Geografia no contexto da educação inclusiva. Ficou evidente que o uso dos recursos didáticos táteis contribuiu para ampliar as estratégias de ensino e consequentemente dos conhecimentos geográficos pelos estudantes cegos.
Abstract: The present research had as objective to construct and apply tactical didactic resources in interventions in the classes of Geography for blind students who attend the 6th year of Elementary Education and after the use of the resources, to elaborate a notebook with methodological orientations that could help the teacher of this curricular component in his teaching activity aimed at the implementation of an inclusive practice. For this, the research was of the pedagogical intervention type and had as subjects 4 blind students and the teacher who taught Geography at the School of Cegos do Maranhão - ESCEMA. The teacher and the blind students answered two questionnaires and two semi-structured interviews, respectively. These two types of instruments were used before and after the use of tactile didactic resources. The data obtained through these instruments were transcribed and presented in response tables. The tactile didactic resources were made with low cost materials and addressed the content "Orientation and Location in the geographic space". Three types of didactic resources were built that encompassed this theme, namely: tactile wind rose; and a tactile map of the Brazilian territory in South America. After each pedagogical intervention, both the blind students and the teacher left their considerations about the activity performed. The results showed that the pedagogical intervention with the use of tactile didactic resources was satisfactory both for the learning of blind students and for the teaching of Geography in the context of inclusive education. It became clear that the use of tactile didactic resources contributed to the expansion of teaching strategies and consequently of the geographical knowledge of blind students.
Palavras-chave: Geografia;
Estudante cego;
Recursos Didáticos Táteis;
Intervenção;
Ensino
Geography;
Blind student;
Tactile Teaching Resources;
Intervention;
Teaching
Área(s) do CNPq: Educação Especial.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SILVA, Rodrigo Aires. Recursos didáticos táteis: intervenções educacionais para mediar o ensino da Geografia para estudantes cegos.. 2019. 119 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2869
Data de defesa: 27-Jun-2019
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo Aires Silva Dissertação Final.pdfDissertação de Mestrado.6,58 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.