???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2808
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação de um ambiente gamificado para o ensino de algoritmos
Título(s) alternativo(s): Evaluation of a gamified environment for the teaching algorithms
Autor: MORAES, Daniel de Sousa 
Primeiro orientador: SOARES NETO, Carlos de Salles
Primeiro membro da banca: SOARES NETO, Carlos de Salles
Segundo membro da banca: TEIXEIRA, Mário Antonio Meireles
Terceiro membro da banca: MARQUES NETO, Manoel Carvalho
Resumo: A desmotivação e falta de engajamento tem sido um dos principais fatores para a evasão e desistência em cursos do ensino superior, principalmente entre os cursos de ciências exatas. Nos cursos de Ciência da Computação o cenário não difere dos demais, colocando-o entre os com maiores índices de evasão. Com a mudança no processo ensino-aprendizagem ocasionada pela introdução das tecnologias, uma das alternativas para amenizar os problemas na motivação e engajamento dos alunos é a utilização de elementos de jogos, técnica conhecida como gamificação. Este trabalho propõe-se a apresentar uma avaliação do emprego e implementação da gamificação, elaborada considerando os perfis de jogadores de Bartle e visando promover o engajamento e motivação dos alunos, em um ambiente virtual de aprendizado, o Cosmo, voltado para o ensino de algoritmos. Através de um experimento controlado de utilização do ambiente e com um questionário de avaliação de motivação, observa-se que os elementos de gamificação selecionados e aplicados mostram resultados promissores na abrangência dos perfis e na promoção do engajamento e motivação nos participantes. Além disso, os resultados do questionário mostram boa aceitação da utilização de gamificação no ensino da disciplina de algoritmos, com mais de 90% dos alunos participantes concordando que a disciplina com gamificação é mais motivante, divertida e interessante.
Abstract: Demotivation and lack of engagement have been one of the main factors for avoidance and dropout in higher education courses, especially among the exact sciences courses. In Computer Science courses the scenario does not differ from the others, placing it among the ones with the highest evasion rates. With the change in the teaching-learning process caused by the introduction of technologies, one of the alternatives to alleviate problems in the motivation and engagement of students is the use of game elements, a technique known as gamification. This work aims to present an evaluation of the employment and implementation of gamification, elaborated considering Bartle’s player profiles and aiming to promote the students’ engagement and motivation, in a virtual learning environment, the Cosmo, focused on the teaching of algorithms. Through a controlled experiment of use of the environment and a motivation assessment questionnaire, it is observed that the selected and applied gamification elements show promising results in the comprehensiveness of the profiles and in the promotion of the participants’ engagement and motivation. In addition, the questionnaire results show good acceptance of the use of gamification in the teaching of the algoorithm discipline, with over 90% of participating students agreeing that the subject with gamification is more motivating, fun and interesting.
Palavras-chave: Gamificação
Algoritmos
Informática na educação
Gamification
Algorithms
Computer science in education
Área(s) do CNPq: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação
Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET
Citação: MORAES, Daniel de Sousa. Avaliação de um ambiente gamificado para o ensino de algoritmos. 2019. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2808
Data de defesa: 19-Jul-2019
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DanielMoraes.pdfDissertação de Mestrado3,54 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.