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Tipo do documento: Tese
Título: AS INTERFACES DE UM BAILADO, O GUARNICÊ TRILHADO: O BUMBA-MEU-BOI COMO CONSTITUIÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL, NOS ANOS 90, NO MARANHÃO.
Título(s) alternativo(s): L'INTERFACES D'UN BALLET, LE GUARNICMD GARNISHED : LE BUMBA-MY-BOI COMME CONSTITUTION D’UNE IDENTITÉ CULTURELLE, DANS LES ANNÉES 90, AU MARANHÃO.
THE INTERFACES OF A BALLET, THE TREADED GUARNICE: THE BUMBA-MEU-BOI AS A CONSTITUTION OF A CULTURAL IDENTITY, IN THE YEARS 90, IN THE MARANHÃO.
Autor: ROCHA, Luana Tereza de Barros Vieira 
Primeiro orientador: SILVA, Ilse Gomes
Primeiro membro da banca: SILVA, Ilse Gomes
Segundo membro da banca: SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da
Terceiro membro da banca: JOHNSON, Guillermo Alfredo
Quarto membro da banca: LIMA, Cristiana Costa
Quinto membro da banca: SILVA, Gisélia Castro
Resumo: O objetivo desse trabalho foi apresentar a análise dos elementos constitutivos e contraditórios da Cultura Popular no Maranhão, expressos nos grupos de Bumba-boi em sua relação com o governo do estado e com as exigências da indústria cultural, nos anos de 1990. Considero que as manifestações culturais têm em sua dinamicidade elementos das relações socioeconômicas e ideológicas vivenciadas pelos sujeitos historicamente determinados pelas relações de classe e pelas condições de dominação, humilhação e exploração da sociedade capitalista que tudo transforma em mercadoria. As manifestações culturais, em especial o Bumba-boi, revelam o modo de vida da classe popular em todas as contradições existentes e permitem uma leitura das formas de resistência e apropriação da ideologia da classe dominante. Compreendem o modo como os sujeitos históricos interpretam, nomeiam, vivenciam e transformam o mundo. Em termos metodológicos o estudo adotou os procedimentos da pesquisa qualitativa tendo como campo empírico os sujeitos, homens e mulheres, de 10 grupos de Bumba-meu-boi, localizados em São Luís, capital do Maranhão, nos sotaques de costa de mão, zabumba, matraca e orquestra, classificados em grupos de acordo com os critérios definidos pela Secretaria do Estado da Cultura nos anos de 1990. No campo teórico, foram eleitas as categorias Cultura, Cultura Popular, Ideologia e Hegemonia como principais referências para tecer as análises sobre a contextualização e caracterização dos grupos de bumba-meu-boi, suas origens e formas de resistência/adaptação ao longo dos anos, em sua relação com o poder político e econômico no Maranhão. Esse estudo nos permitiu perceber que o Bumba-meu-boi é representativo da relação imaginária dos homens e mulheres com o seu cotidiano de exploração, humilhação e dominação. O Bumba-boi constitui por meio de um processo de resistência/sujeição/assimilação à identidade cultural do maranhense. Entre o sagrado e o profano esses sujeitos constroem a cultura popular do Maranhão.
Abstract: L’objectif de ce travail a été de présenter l’analyse des éléments constitutifs et contradictoires de la Culture Populaire au Maranhão exprimés dans les groupes de Bumba-boi dans sa relation avec le gouvernement de l’état et avec les exigences de l’industrie culturelle dans les anées 90. Je considere que les manifestations culturelles ont dans sa dinamicité des éléments des relations socioéconomiques et idéologiques expérimentés par les sujets historiquement determinés par les relations de classe et par les conditions de domination, humiliation et exploitation de la socité capitaliste qui transforme tout en merchandise. Les manifestations culturelles spécialement le Bumba-boi révèlent le mode de vie de la classe populaire dans toutes ses contradictions existentes et permettent une lecture des formes de résistence et appropiation de l’ideologie de classe dominante. On comprend le mode comme les sujets historiques interprétent , comme ils nomment, comme ils expérimentent et comme ils transforment le monde. En termes métodologiques l’étude a adopté les procedures de la recherce qualitative ayant comme champs empirique les sujets , des hommes et des femmes de 10 grupes de Bumba-meu-boi localisés à São Luis , la capitale du Maranhão dans les accents de “costa de mão”, “zabumba”, “matraca” et orchestre classifiés dans des groups selon l’accord des critères définis par le Secretariat de l’État de la Culture dans les anées 90. Dans le champs théorique on été élus les catégories Culture, Culture Populaire, Ideologia et Hégémonie comme les principales références pour tisser les analyses sur la contextualisation et caractérisation des groupes de Bumba-meu-boi, ses origines et formes de resistence/adaptation au long des anées dans sa relation avec le pouvoir politique et économique du Maranhão. Ce étude nos a permis d’apercevoir que le Bumba-meu-boi est répresentatif de la rélation imaginaire des hommes et des femmes avec leur quotidien d’exploitation , humiliation et de domination. Le Bumba-boi constitue à travers le procès de resistence/sujétion/assimilation à l’identité culturelle du “maranhense”. Entre le sacré et le profane ces sujets construisent la culture populaire du Maranhão.
The objective of this work was to present the analysis of the constitutive and contradictory elements of the Popular Culture in Maranhão, expressed in the Bumba-boi groups in their relationship with the state government and with the demands of the cultural industry, in the 1990s. cultural manifestations have in their dynamicity elements of socioeconomic and ideological relations experienced by the subjects historically determined by class relations and by the conditions of domination, humiliation and exploitation of capitalist society that turns everything into a commodity. Cultural manifestations, especially the Bumba-boi, reveal the way of life of the popular class in all existing contradictions and allow a reading of the forms of resistance and appropriation of the ideology of the ruling class. They understand how historical subjects interpret, name, experience, and transform the world. In methodological terms, the study adopted the qualitative research procedures having as empirical field the subjects, men and women, of 10 groups of Bumba-meu-boi, located in São Luís, capital of Maranhão, in the hand accents, zabumba, ratchet and orchestra, classified into groups according to the criteria defined by the State Secretariat of Culture in the 1990s. In the theoretical field, the categories Culture, Popular Culture, Ideology and Hegemony were chosen as the main references for weaving the analyzes on contextualization and characterization of the bumba-meu-boi groups, their origins and forms of resistance / adaptation over the years, in their relation with the political and economic power in Maranhão. This study allowed us to perceive that Bumba-meu-boi is representative of the imaginary relation of men and women with their daily exploration, humiliation and domination. The Bumba-boi constitutes through a process of resistance / subjection / assimilation to the cultural identity of Maranhão. Between the sacred and the profane these subjects build the popular culture of Maranhão.
Palavras-chave: Bumba-meu-boi; Cultura; Culturas Populares; Hegemonia; Ideologia
Bumba-meu-boi; Culture; Les Cultures Populaires; Hégémonie; Idéologie
Bumba-meu-boi; Culture; Popular Cultures; Hegemony; Ideology
Área(s) do CNPq: Antropologia Urbana.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: ROCHA, Luana Tereza de Barros Vieira. As interfaces de um bailado, o guarnicê trilhado: o Bumba-Meu-Boi como constituição de uma identidade cultural, nos anos 90, no Maranhão.. 2019. 161 folhas. Tese (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2752
Data de defesa: 28-Mar-2019
Appears in Collections:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

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