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Tipo do documento: Tese
Título: AS REPERCUSSÕES DO ENEM NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MARANHÃO: o caso do CINTRA.
Título(s) alternativo(s): THE REPERCUSSIONS OF ENEM ON THE HIGH SCHOOL CURRICULUM OF STATE SCHOOLS IN MARANHÃO: The case of the CINTRA.
Autor: MARTINS, Dayse Marinho 
Primeiro orientador: SILVA, Maria Ozanira da Silva e
Primeiro membro da banca: SILVA, Maria Ozanira da Silva e
Segundo membro da banca: CARVALHO, Denise Bomtempo Birche de
Terceiro membro da banca: PEREIRA, Maria Eunice Ferreira Damasceno
Quarto membro da banca: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Quinto membro da banca: MACIEL, Lindalva Martins Maia
Resumo: Estudo sobre as repercussões do ENEM no currículo do Ensino Médio das escolas estaduais em São Luís – MA, tendo como amostra intencional de pesquisa, o Centro Integrado do Rio Anil (CINTRA). Para tanto, objetivou analisar repercussões da lógica do ENEM sobre a organização do currículo escolar em aspectos, tais como: calendário, rotina escolar, seleção de conteúdos, metodologia de ensino e avaliação da aprendizagem. O estudo se fundamentou no Materialismo Histórico-Dialético pelo conceito de ideologia, segundo Marx, de currículo conforme Sacristán e Goodson e tradição inventada por Hobsbawn e Ranger. A pesquisa é qualitativa, norteada pelo método crítico-dialético, englobando pesquisa bibliográfica sobre literatura especializada em Ensino Médio, currículo e ENEM, bem como, pesquisa documental com Leis de diretrizes e bases da educação brasileira, regulamentos e decretos obtidos na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e no aplicativo Planalto Legis da Casa Civil da Presidência da República; além das matrizes de referência do ENEM e diretrizes curriculares da rede estadual do Maranhão. Na contextualização da análise foi realizada pesquisa de campo no CINTRA, envolvendo entrevistas com gestores, coordenadores, professores e grupo focal com discentes dos turnos matutino e noturno, além de observação científica e análise da organização curricular, por meio de documentos como projeto político-pedagógico e planos docentes. A pesquisa enfocou a problematização do currículo a partir do ENEM na rede estadual de ensino do Maranhão, corroborando a percepção do currículo como campo de forças políticas, evidenciando as contradições que permeiam a oferta de Ensino Médio na dualidade estrutural da sociedade brasileira. O estudo evidenciou no CINTRA, repercussões da lógica do ENEM quanto à organização do currículo, revelando a necessidade de redefinir tal abordagem para além de ações focadas na preparação do aluno para o exame, fomentando a interdisciplinaridade e a problematização. Ainda, permitiu perceber o avanço do conservadorismo em relação ao ENEM e a necessária resistência dos educadores a medidas que possam desfigurar abordagens potenciais à construção de uma educação crítica.
Abstract: Study on the repercussions of the ENEM in the curriculum of the High School of the state schools in São Luís - MA, having as an intentional sample of research, the Integrated Center of Rio Anil (CINTRA). The purpose of this study was to analyze the repercussions of the ENEM logic on the organization of the school curriculum in aspects such as: calendar, school routine, content selection, teaching methodology and learning evaluation. The study was based on the Historical-Dialectical Materialism by the concept of ideology according to Marx, of a curriculum according to Sacristán and Goodson and tradition invented by Hobsbawn and Ranger. The research is qualitative, guided by the critical-dialectic method, encompassing bibliographic research on specialized literature in High School, curriculum and ENEM as well as documentary research with Brazilian Education Laws and bases, regulations and decrees obtained in the Digital Library of the National Library and in the application Planalto Legis of the Civil House of the Presidency of the Republic, in addition to the reference matrix of the ENEM and curricular guidelines of the state network of Maranhão. In the contextualization of the analysis, a field research was carried out at the CINTRA, involving interviews with managers, coordinators, teachers and focal groups with students of the morning and night shifts, as well as scientific observation and analysis of the curricular organization through documents such as political-pedagogical project and teaching plans. The research focused on the problematization of the curriculum from the ENEM in the state education network of Maranhão, corroborating the perception of the curriculum as a field of political forces, evidencing the contradictions that permeate the offer of High School in the structural duality of Brazilian society. The study showed in CINTRA, repercussions of the ENEM's logic regarding the organization of the curriculum, revealing the need to redefine such an approach in addition to actions focused on student preparation for the exam, fostering interdisciplinarity and problematization. In addition, it made it possible to perceive the progress of conservatism in relation to the ENEM and the necessary resistance of the educators to measures that could disfigure potential approaches to the construction of a critical education.
Palavras-chave: Ensino Médio; Currículo; ENEM
High school; Curriculum; ENEM
Área(s) do CNPq: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: MARTINS, Dayse Marinho. As repercussões do enem no currículo do ensino médio das escolas estaduais no maranhão: o caso do CINTRA.. 2019. 190 folhas. Tese(Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2722
Data de defesa: 19-Mar-2019
Appears in Collections:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

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