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Tipo do documento: Dissertação
Título: Boas práticas de reuso na autoria de objetos de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Good practices for reuse of learning objects
Autor: LIMA, Thacyla De Sousa 
Primeiro orientador: SOARES NETO, Carlos de Salles
Primeiro membro da banca: SOARES NETO, Carlos de Salles
Segundo membro da banca: TEIXEIRA, Mário Antonio Meireles
Terceiro membro da banca: VALE, Samyr Beliche
Quarto membro da banca: AZEVEDO, Roberto Gerson de Albuquerque
Resumo: Objetos de Aprendizagem (OAs) são recursos digitais reusáveis marcados com metadados que podem ser usados para apoiar a educação. O reúso, como forma de melhorar os recursos educacionais e facilitar e acelerar o processo de autoria, tem sido um tema importante desde os primeiros esforços de pesquisa em OAs. De fato, tem havido propostas em documentos de OAs e formatos de metadados e em ferramentas de autoria que permitem personalização e que suportam um processo de autoria para OAs. Este trabalho tem como objetivo identificar as boas práticas de reúso que melhoram a autoria de OAs e explorar essas boas práticas na evolução de uma ferramenta de autoria. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura. Como resultado da revisão foram selecionados 47 artigos que apresentam um modelo para representar OAs ou uma ferramenta de autoria. Além disso, algumas das boas práticas identificadas foram utilizadas na evolução da ferramenta de autoria Cacuriá. As funcionalidades adicionadas foram avaliadas em um experimento com 11 professores/tutores. Os resultados mostram que as boas práticas adicionadas podem facilitar a autoria de OAs. Ao fornecer uma visão geral e ainda ausente das abordagens atuais, este trabalho identifica problemas de pesquisa em aberto e caminhos a seguir visando um melhor suporte para o reúso nos processos de criação de OAs.
Abstract: Learning Objects (LOs) are reusable digital resources tagged with metadata that can be used to support education. Reusability, as a way to improve the educational resources and to ease and speed up the authoring proccess, has been an important theme since the first research efforts on LOs. Indeed, there have been proposals on both LOs document and metadata formats and on authoring tools that allow customization and that support an authoring process for LOs. Therefore, this work aims to identify good reuse practices that improve OA authoring and to explore these good practices in the evolution of an authoring tool. For this, a systematic review of the literature was carried out. As a result of the review, we selected 47 articles that present a model to represent OAs or an authoring tool. In addition, some of the good practices identified were used to improve an authoring tool. The added functionalities were evaluated in an experiment with 11 teachers/tutors. The results showed that the good practices added improved and eased the authoring of LOs. By providing an overview of and what is still missing in the current approaches, this thesis is also useful to identify open research problems and paths to follow aiming at a better support for the reuse in the LO authoring processes.
Palavras-chave: Objetos de aprendizagem
Reúso
Autoria
Ferramenta de autoria
OA
Learning objects
Reuse
Authoring
Authoring tool
LO
Área(s) do CNPq: Teoria da Computação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET
Citação: LIMA, Thacyla De Sousa. Boas práticas de reuso na autoria de objetos de aprendizagem. 2019. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2702
Data de defesa: 18-Apr-2019
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