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Tipo do documento: Tese
Título: Política pública de educação a distância no ensino superior do Brasil: uma avaliação do processo de implementação a partir da experiência da UFMA no Estado do Maranhão
Título(s) alternativo(s): THE PUBLIC POLICY OF DISTANCE EDUCATION IN HIGHER EDUCATION OF BRAZIL: an evaluation of the implementation process based on the UFMA in the State of Maranhão
Autor: BASTOS, Josie do Amaral 
Primeiro orientador: LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada
Primeiro membro da banca: LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada
Segundo membro da banca: SILVA, Ilse Gomes
Terceiro membro da banca: PEREIRA, Maria Eunice Ferreira Damasceno
Quarto membro da banca: ALBERICO, Francisco do Nascimento
Quinto membro da banca: ALENCAR, Maria da Glória Serra Pinto de
Resumo: Uma avaliação do processo de implementação da Política Pública de Educação a Distância (EAD) no ensino superior no Brasil, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), tomando como referência empírica da experiência a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos municípios de São Luís e Humberto de Campos. Adota-se o método crítico dialético para apreender a EAD como fenômeno inserido na totalidade mais ampla da sociedade capitalista contemporânea. Analisa-se o surgimento e o desenvolvimento da EAD no ensino superior e sua relação com o atual estágio de desenvolvimento do capitalismo em âmbito mundial, sob a égide da ideologia neoliberal, com destaque às suas expressões concretas na região da América Latina e, particularmente no Brasil. Discute-se o projeto dominante de educação, alinhado às demandas sociais e econômicas impostas pelo neoliberalismo e mediado pelas novas tecnologias, materializado em nível local, mais especificamente, no Núcleo de Edu-cação a Distância da Universidade Federal do Maranhão. Analisa-se a concepção e o desenvolvimento institucional da política pública da EAD no Brasil no contexto da reforma do Estado, alinhada às diretrizes e recomendações das agências internacionais, a exemplo do Banco Mundial. Avalia-se o processo de implementação da Educação a Distância (EAD), por meio da UAB, a partir da experiência concreta desenvolvida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos polos de apoio presenciais de São Luís e Humberto de Campos. Conclui-se que há um discurso baseado nos critérios de eficiência e racionalidade técnica que acompanha a política pública da EAD no país, expressando-se, em nível local, nos polos de apoio presencial de São Luís e Humberto de Campos, de forma muito distante das diretrizes previstas pela política. Ademais, a EAD no Brasil, de forma mais ampla, responde às determinações do capital mundializado e das agências internacionais de financiamento, a favor da expansão e massificação do sistema de ensino superior, sem um maior compromisso com a qualidade do ensino ofertado.
Abstract: An evaluation of the implementation process of the Public Policy of Distance Education (EAD) in higher education in Brazil, through the Open University of Brazil (UAB) system, taking as an empirical reference, the experience of the Federal University of Maranhão (UFMA), and municipalities of São Luís and Humberto de Campos in the state os Maranhão. The dialectical critical method is adopted to comprehend the Distance Education program as a phenomenon inserted in capitalist society. It analyzes the emergence and development of the Distance Edu-cation Programa in higher education system and its relation to the current stage of development of capitalism neoliberal ideology, with emphasis on its concrete expressions in the region of Latin America and, particularly in the Brazil. It discusses the dominant education project, aligned with the social and economic demands imposed by neoliberalism and mediated by new technologies, materialized at the local level, more specifically, at the Distance Education Center of the Federal University of Maranhão. The conception and institutional development of Dis-tance Education public policy in Brazil is analyzed in the context of State reform, in line with the guidelines and recommendations of the international agencies, such as the World Bank. The process of implementation of Distance Education (EAD), through the UAB, is evaluated based on the concrete experience developed by the Federal University of Maranhão (UFMA), in the physical support centers (poles) of São Luís and Humberto de Campos. It is concluded that there is a discourse based on the criteria of efficiency that accompanies the public policy of the EAD in the country, expressing itself, at local level, in the poles of São Luís and Humberto de Campos, that is very distant from the public policy guidelines. In addition, the EAD in Brazil, more broadly, responds to the determinations of the globalized capital and the international financing agencies, in favor of national expansion, without a greater commitment to the quality of the education offered.
Palavras-chave: Estado; Capital; Educação a Distância; Educação Superior; Universidade Federal do Maranhão; Núcleo de Educação a Distância (Nead).
State; Capital; Distance Education Public Policy; Higher Education; Federal Uni-versity of Maranhão; Distance Education Center (Nead).
Área(s) do CNPq: Políticas Públicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: BASTOS, Josie do Amaral. A Política pública de educação a distância no ensino superior do Brasil: uma avaliação do processo de implementação a partir da experiência da UFMA no Estado do Maranhão. 2018. 205 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2264
Data de defesa: 18-May-2018
Appears in Collections:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

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