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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL NA ESCOLA PÚBLICA: condicionantes históricos, limites e desafios atuais.
Título(s) alternativo(s): INTEGRAL (IN TIME) EDUCATION IN THE PUBLIC SCHOOL: historical conditions, limits and current challenges.
Autor: FURTADO, Ducenilde da Costa 
Primeiro orientador: LIMA, Francisca das Chagas Silva
Primeiro membro da banca: LIMA, Francisca das Chagas Silva
Segundo membro da banca: LIMA, Lucinete Marques
Terceiro membro da banca: MOURA, Maria da Glória de Carvalho
Resumo: “Educação (em tempo) integral na escola pública: condicionantes históricos, limites e desafios atuais” objetiva analisar os condicionantes históricos, limites e desafios atuais que permeiam o processo inicial de implementação da proposta de educação em tempo integral em uma escola pública municipal de ensino fundamental de São Luís-MA, realizado no período de 2013 a 2015. A pesquisa fundamenta-se no referencial do materialismo histórico-dialético para compreensão das relações das categorias Política, educação integral e escola pública, determinadas pelo contexto socioeconômico da sociedade capitalista, mas com possibilidade de reinterpretação e intervenção dos sujeitos sociais que a vivenciam. Para efetivação utilizou-se como procedimentos: a pesquisa bibliográfica a partir de Cabral Neto (2009); Saviani (2007, 2010, 2014); Duarte (2003); Tonet, (2005); Silva e Silva (2012, 2013 e 2014); Algebaile (2009); Pinheiro (2009); Cavaliere (2010 e 2014); Coelho (2002 e 2009); Gallo (2002), Maurício (2013), entre outros, na intenção de possibilitar a melhor compreensão do objeto de pesquisa; a análise documental sobre a legislação brasileira e o processo de implementação na escola pública a fim de complementar as informações sobre a política nacional e proposta local implementada; e pesquisa de campo em uma escola pública, realizada através de entrevistas semiestruturadas com profissionais do magistério (professores, coordenadores e gestores) e observação in lócus. A estrutura do trabalho contemplou fundamentos da concepção de educação integral desenvolvidos no Brasil, que influenciou o atual debate educacional; a política de educação (em tempo) integral regulamentada a partir dos anos de 1990; e a implementação da proposta de educação em tempo integral implementada na Rede pública municipal de ensino de São Luís-MA, a partir de uma experiência de “escola em tempo integral”. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as concepções de educação integral desenvolvidas são determinadas pela relação educação e sociedade, pelo contexto socioeconômico e desafios de classe; que a política educacional brasileira implementou uma proposta de educação (em tempo) integral de concepção “ressignificada”, neoliberal, que articula conceitos gerencialistas ao fomento da proteção e vunerabilidade social para o equilíbrio socioeconômico e qualidade educacional desafiando a escola pública a implementar esses diversos propósitos. A escola UEB Esperança (nome fictício) evidenciou a divergência entre as orientações da política implementada e as condições ofertadas pela administração municipal/nacional, provocadas pelas políticas de governo e/ou descontinuidade da política brasileira. Constatou-se que a concepção educacional dos profissionais do magistério encontra-se impregnada por conceitos da política educacional de cunho assistencialista inter-relacionada à ampliação de conhecimentos de perspectiva integral condicionada e ao alcance de metas avaliativas, conjugada com a superação das condições restritas da escola pública através de estratégia privatizante e condicionada por imposições neoliberais, omissão estatal e déficits de aprendizagens dos filhos de trabalhadores ou desempregados, os quais se refletem na organização do trabalho pedagógico limitando o trabalho dos profissionais no alcance da propalada qualidade da educação.
Abstract: "Integral (in time) education in the public school: historical conditions, limits and current challenges" objetive analyze the historical conditions, limits and current challenges that permeate the initial implementing process of the proposal of full-time education in a municipal public school of education The research is based on the reference of historical-dialectical materialism to understand the relations of the categories Politics, integral education and public school, determined by the socioeconomic context of capitalist society, but With the possibility of reinterpretation and intervention of the social subjects who experience it. For effectiveness, the following procedures were used: a bibliographic research based on Cabral Neto (2009); Saviani (2007, 2010, 2014); Duarte (2003); Tonet, (2005); Silva e Silva (2012, 2013 and 2014); Algebaile (2009); Pinheiro (2009); Cavaliere (2010 and 2014); Coelho (2002 and 2009); Gallo (2002), Mauricio (2013), among others, in order to enable a better understanding of the research object; The documentary analysis on the Brazil legislation and the implementation process in the public school in order to complement the information on the national politics and local proposal implemented; And field research in a public school, conducted through semi-structured interviews with teaching professionals (teachers, coordinators and managers) and observation in loco. The structure of the work contemplated foundations of the conception of integral education developed in Brazil, that influenced the current educational debate; The education politics (in full time) regulated from the years of 1990; and the implementation of the full-time education proposal implemented in the Municipal Public Network of São Luís-MA, based on a "full-time school" experience. The results of the research evidenced that the conceptions of integral education developed are determined by the relationship education and society, by the socioeconomic context and class challenges; That the brazilian educational politics implemented a comprehensive (in time) education proposal of a "reignified" neoliberal concept that articulates managerialist concepts to the promotion of social protection and vunerability for socioeconomic balance and educational quality, challenging the public school to implement these various purposes . The schools UEB Esperança (name fictitious) evidenced the divergence between the politics guidelines implemented and the conditions offered by the municipal/national administration, provoked by the government politics and/or discontinuity of the brazilian politics. It was verified that the educational conception of the teaching profession is impregnated by concepts of the educational politics of an assistentialist nature interrelated to the expansion of knowledge of conditioned integral perspective and to the achievement of evaluative goals, combined with the overcoming of the restricted conditions of the school public through a privatizing strategy and conditioned by neoliberal impositions, state omission and learning deficits of the children of workers or unemployed, which are reflected in the organization of the pedagogical work limiting the work of the professionals in the attainment of the promoted quality of education.
Palavras-chave: Educação (em tempo) integral; Política educacional; Escola pública
Education (in time) integral; Educational politics; Public school
Área(s) do CNPq: Sociologia da Educação.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: Furtado, Ducenilde da Costa. EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL NA ESCOLA PÚBLICA: condicionantes históricos, limites e desafios atuais. 2016. 161 folhas. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2208
Data de defesa: 10-Nov-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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