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Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepções de professores de ciências sobre o lúdico na prática docente
Título(s) alternativo(s): Conceptions of science teachers about playful in teaching practice
Autor: LIMA, Franciane Silva 
Primeiro orientador: CANTANHEDE, Andréa Martins
Primeiro membro da banca: CANTANHEDE, Andréa Martins
Segundo membro da banca: SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos
Terceiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Resumo: No ensino de Ciências percebe-se as dificuldades dos estudantes em compreender e associar os conteúdos científicos à realidade cotidiana. Surge então, a necessidade de inserir estratégias diversificadas de ensino na prática docente. Deste modo, o lúdico tem um papel relevante no processo de ensino e aprendizagem, e contribui no desenvolvimento holístico do educando por destacar as características singulares dos alunos em uma atividade lúdica. O trabalho teve o objetivo de investigar as concepções dos professores que lecionam Ciências acerca do lúdico e seu uso na prática docente em escolas de nível fundamental maior, no município de Chapadinha-MA. A pesquisa é de cunho quali-quantitativa e foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com os professores de seis escolas para obter informações sobre suas concepções acerca do lúdico e seu uso como metodologia de ensino. A análise das entrevistas foi realizada qualitativamente, por meio da análise de conteúdo; e quantitativamente por meio da análise de correspondência; e, análise de conteúdo utilizando o software Iramuteq, de forma quali-quantitativa. Foram construídas as categorias: Concepção de professores sobre o lúdico; O lúdico na formação dos professores de Ciências; A presença do lúdico no Projeto Pedagógico das escolas e a presença do lúdico no planejamento do professor. Os professores têm uma concepção de lúdico que não se resume a jogos, brinquedos e brincadeiras e acreditam ser uma metodologia indispensável a sua prática, apesar de alguns não utilizarem. Apenas sete professores utilizam o lúdico em suas aulas, os demais justificam as dificuldades como falta de materiais pedagógicos e laboratórios de Ciências, indisciplina dos alunos, sala superlotadas, ausência de formação específica na área e de formação continuada. Os resultados da análise de correspondência sugerem que os professores que afirmaram utilizarem o lúdico na sua prática docente, no geral, trabalham 40 horas, possuem formação especifica na área e apontam a presença do lúdico na sua formação inicial e continuada, esses fatores contribuíram significativamente na presença do lúdico na ação pedagógica desses professores de Chapadinha-MA. A partir desta pesquisa, conseguimos identificar que, todos os professores reconhecem a importância do lúdico na prática docente, entretanto não utilizam por apresentarem uma concepção epistemológica com base no empirismo ou pela ausência do lúdico na formação ou de materiais didáticos-pedagógicos na escola. A docência implica uma (re) construção, uma prática reflexiva, em que o professor não é o alvo, mas um elemento para uma reconstrução. Nesse sentido, o processo formativo dos professores é um desafio e as práticas curriculares cotidianas precisam ser construídas e (re) construídas a partir das compreensões e finalidades atribuídas a ludicidade.
Abstract: In science teaching, students' difficulties in understanding and associating scientific content with daily reality are perceived. The need to introduce diversified teaching strategies into teaching practice arises. In this way, the playful has a relevant role in the teaching and learning process, and contributes to the holistic development of the learner by highlighting the unique characteristics of the students in a playful activity. The purpose of this study was to investigate the conceptions of the teachers who teach Science about play and its use in teaching practice in schools of higher level in the municipality of Chapadinha-MA. The research is qualitative-quantitative and semi-structured interviews were applied with teachers from six schools to obtain information about their conceptions about play and their use as teaching methodology. The analysis of the interviews was performed qualitatively, through content analysis; and quantitatively through correspondence analysis; and, content analysis using the Iramuteq software, in a qualitative-quantitative way. The following categories were constructed: Conception of teachers about the playful; The ludic in the training of science teachers; The presence of the playful in the Pedagogical Project of the schools and the presence of the ludic in the teacher's planning. Teachers have a conception of play that is not limited to games, toys and games and believe to be a methodology indispensable to their practice, although some do not use. Only seven teachers use the playful in their classes, the others justify the difficulties such as lack of pedagogical materials and science labs, indiscipline of the students, overcrowded room, absence of specific training in the area and continuing education. The results of the correspondence analysis suggest that teachers who stated that they use play in their teaching practice, generally work 40 hours, have specific training in the area and point out the presence of play in their initial and continued formation, these factors contributed significantly in presence of the ludic in the pedagogical action of these teachers of Chapadinha-MA. From this research, we can identify that all teachers recognize the importance of playful in teaching practice, however do not use for presenting an epistemological conception based on empiricism or the absence of ludic in training or didactic-pedagogical materials in school. Teaching implies a (re) construction, a reflexive practice, in which the teacher is not the target, but an element for a reconstruction. In this sense, the training process of teachers is a challenge and daily curricular practices need to be constructed and (re) constructed from the understandings and purposes attributed to playfulness
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Prática docente
Lúdico
Metodologia de Ensino
Science Teaching
Teaching practice
Ludic
Teaching Methodology
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE AGRONOMIA/CCAA
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: LIMA, Franciane Silva. Concepções de professores de ciências sobre o lúdico na prática docente. 2018. 23f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2198
Data de defesa: 31-Jan-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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