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Tipo do documento: Dissertação
Título: VIOLÊNCIA NA ESCOLA: das ofensas ao delito penal Uma análise na cidade de São Luís
Título(s) alternativo(s): VIOLENCE IN THE SCHOOL: the offences to the criminal offense an analysis in the city of São Luís
Autor: Lacerda, Maria Izabel Costa
Primeiro orientador: ROCHA, Lourdes de Maria Leitão Nunes
Resumo: Esta pesquisa investiga com se configura a violência no âmbito das escolas públicas e privadas em São Luís, a partir das percepções dos alunos, professores, diretores e técnicos administrativos. Metodologicamente, foram utilizadas as abordagens quantitativa e qualitativa, por meio de questionários aplicados aos alunos matriculados no segundo ciclo do ensino fundamental e ensino médio, nos turno matutino e vespertino das escolas localizadas em bairros considerados como violentos e não violentos e de grupos focais, realizados com lideranças estudantis das mesmas escolas. A complexidade do conceito de violência é evidenciada, com base na literatura sobre o tema, que identifica múltiplas compreensões e tendências explicativas. São discutidas as concepções dos sujeitos pesquisados acerca da violência na escola e suas características, destacando os pontos de encontro e desencontro entre enfoques teóricos e essa visão e, ainda, as percepções desses sujeitos sobre as causas da violência no ambiente escolar. Ao final, são caracterizadas as práticas de violência no cotidiano da escola, no que diz respeito a homicídios, lesões corporais, brigas, constrangimento ilegal, ameaças, violência sexual (estupro, tentativa de estupro e assédio sexual), uso de armas, furtos e gangues, identificando autores e vítimas dessas ocorrências.
Abstract: This research investigates as if it configures the violence in the ambit of the public schools and private in São Luís, from the students' perceptions, teachers, directors and administrative technicians. Methodology , they were used the quantitative and qualitative approaches, by means of questionnaires applied to the students enrolled in the second cycle of the fundamental teaching and average teaching, in the morning and evening turn of schools located in considered districts as violent and no violent and of focal groups, accomplished with student leaderships of the same schools. The complexity of the violence concept is evidenced, with base in the literature on the theme , which identifies multiple comprehensions and explanatory tendencies. The argued and conceptions are argued of the subjects searched concerning the violence at school and her characteristics, highlighting the points from encounter and disagreement between theoretical focuses and this vision and, yet, the perceptions of these subject about the causes of the violence in the school environment. To the final, are characterized the violence practices in the quotidian of school, in that tell respect to homicides, corporeal lesions, fights, illegal constraint, threats, sexual violence (rape, attempt rape and sexual blockade), weapon use, thefts and gangs, identifying authors and victims of these occurrences.
Palavras-chave: Violência na escola
Direitos Humanos
Políticas Públicas
Violence in the school
Human rights
Public politics
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Políticas Públicas
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: LACERDA, Maria Izabel Costa. VIOLENCE IN THE SCHOOL: the offences to the criminal offense an analysis in the city of São Luís. 2007. 92 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/878
Data de defesa: 4-Apr-2007
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