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Tipo do documento: Tese
Título: BUROCRATIZAÇÃO NO NEOLIBERALISMO: AMBIVALÊNCIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS A PARTIR DOS ANOS 1990
Título(s) alternativo(s): BUREAUCRATIZATION NEOLIBERALISM: ambivalence in the implementation of a brazilian educational policies from the year 1990
Autor: Locatelli, Cleomar 
Primeiro orientador: Farias, Flávio Bezerra de
Primeiro membro da banca: Nascimento, Ilma Vieira do
Segundo membro da banca: Silva, Ilse Gomes
Terceiro membro da banca: Sousa, Salviana de Maria Pastor Santos
Resumo: O presente trabalho busca analisar as transformações sofridas pelas burocracias locais no desenvolvimento das políticas de ensino, tendo em vista as orientações neoliberais adotadas pelo Estado brasileiro a partir dos anos 1990, no contexto das determinações da reestruturação produtiva e dos processos de globalização. Desenvolve um estudo da burocracia no Estado capitalista em sua dupla dimensão: aparelhos de Estado e personificações, como fenômeno contraditório e historicamente determinado. Reúne dados empíricos referentes tanto ao desenvolvimento das políticas de educação no Brasil e sua gestão pelos governos locais quanto aos sistemas municipais de ensino no Estado do Tocantins Região do Bico do Papagaio , enfocando as condições em que se situam as inovações gerenciais , orientadas pelo marco atual do sistema capitalista de produção. Conclui-se que as mudanças sofridas pelas burocracias públicas locais, no processo de implementação das políticas educacionais, considerando seus aspectos objetivos e subjetivos, temporais e espaciais, manifestam-se de forma ambivalente, não correspondendo a uma aplicação linear dos princípios neoliberais. Com isso, evidencia-se que a estrutura da máquina burocrática local está para além das políticas educacionais imediatas.
Abstract: This paper aims at analyzing the changes experienced by local bureaucracies in policy development of education policies, in view of the neoliberal guidelines adopted by the Brazilian State from the 1990s, in the context of the determinations of the productive restructuration and of the globalization processes. It conducts a study on bureaucracy in the capitalist State, in its double dimension: State devices and personifications, as a contradictory and historically determined phenomenon. It gathers empirical data concerning both the development of education policies in Brazil, as well as its management by local governments, and the municipal education systems in Tocantins state Region of the Bico do Papagaio , focusing the conditions under which the managerial innovations are situated, oriented in the current frame of the capitalist system of production. It concludes that the changes experienced by local public bureaucracies in the process of implementation of educational policies, considering objective and subjective aspects, as well as time and space, express in an ambiguous way, not corresponding to an automatic application of neoliberal principles. Thus, it shows that the structure of the bureaucratic machine is in beyond the immediate education policies.
Palavras-chave: Estado
Burocracia
Educação
Neoliberalismo
State
Bureaucracy
Education
Neoliberalism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Políticas Públicas
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: LOCATELLI, Cleomar. BUREAUCRATIZATION NEOLIBERALISM: ambivalence in the implementation of a brazilian educational policies from the year 1990. 2009. 349 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2:8080/tede/handle/tede/761
Data de defesa: 17-Nov-2009
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

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