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dc.creatorMELO, Carlos Alberto Barreto Campelo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649591008401012por
dc.contributor.advisor1FARIAS, Flávio Bezerra de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5147139035222233por
dc.contributor.referee1FARIAS, Flavio Bezerra de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5147139035222233por
dc.contributor.referee2SERRA JÚNIOR, Gentil Cutrim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5310986073100580por
dc.contributor.referee3TEIXEIRA, Juliana Carvalho Miranda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2403666977129488por
dc.contributor.referee4ARAUJO, Maria do Socorro Sousa de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4538063821382720por
dc.contributor.referee5SOUSA, Salviana de Maria Pastor Santos-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8050800993055954por
dc.date.accessioned2022-07-07T17:19:19Z-
dc.date.issued2022-06-10-
dc.identifier.citationMELO, Carlos Alberto Barreto Campelo de. A Política cultural entre o Estado e o Mercado: a experiência brasileira de 2003 a 2006. 2022. 200 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3827-
dc.description.resumoNo transcorrer do século XX, em meio à reestruturação de regimes capitalistas, ocorreram mudanças mais amplas nas políticas culturais em que Estado deixa de ser protagonista no provimento cultural enquanto que o mercado se torna hegemônico, nesse fomento. Desenvolve- se processo em que cada vez mais se incorporam lógicas mercantis, o que se torna evidente ao analisarmos as duas formas de Estado: o do Welfare State e do neoliberalismo. Esse trabalho tem como objeto de estudo a política cultural na relação entre Estado e mercado procurando fazer reflexões sobre como ela passa a ser afetada, analisando a experiência brasileira no período de 2003 a 2006. Em uma etapa, o fenômeno da interação do mercado com ao qual os teóricos da Escola de Frankfurt, associando-o a uma produção empresarial, denomina-o de “indústria cultural”. No segundo momento, ocorre a exacerbação da inserção do mercado na produção cultural, mediante as leis estatais que estimulam a dinâmica do mercado. Esse cenário vem se reproduzindo no Brasil com novos padrões de intervenção pública. O principal instrumento de provimento de cultura no país é o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que aqui é analisado à luz dessas transformações mais amplas. Propõe-se uma abordagem para a análise da política cultural a partir da distinção entre modelos demand driven e supply driven de provimento cultural em que o primeiro corresponde ao formato assumido sob o neoliberalismo. A tese mostra que, na sua estrutura, este programa, efetivamente, favorece as empresas privadas, recaindo, inevitavelmente, naqueles projetos que proporcionem visibilidade à marca mercantil. Buscou-se analisar o Pronac, recorrendo-se a uma pesquisa empírica e bibliográfica sobre os projetos culturais, contemplados no primeiro governo Luís Inácio da Silva, cujos reflexos do neoliberalismo, em uma gestão que se propunha pautar a prioridade social, com proposta para uma cultura mais antropológica, sugerem ceder aos ditames do mercado, reproduzindo distorções inerentes à lógica dinâmica do capital, motivadas ao interesse econômico.por
dc.description.abstractThroughout the Twentieth century structural changes in the capitalism system led the state to lose importance in the provision of cultural services in favor of the market mechanisms, which have become hegemonic. A process was set in motion that led to the incorporation of markets to cultural provision, which is clearly observed by contrasting welfare states and neoliberal regimes. This thesis focuses on cultural policy as it reflects the interplay of state and markets forces, and considers the Brazilian experience. In its initial stages, there occurred a n interaction of markets and cultural production, which to led to the emergence of what the Frankfurt School’ theorists called the cultural industry. Subsequently, this was greatly expanded. The same phenomenon can be observed in Brazil, which is reflected in new patterns of state intervention in the sphere of cultural policy, including the National Program of Support to Culture (Pronac). The thesis proposes a new concept to discuss these transformations, namely, which is based on the distinction between supply driven and demand driven programs. Neoliberal cultural policies adopt the former format – demand-driven. The thesis shows that private corporations and the main beneficiaries of the new cultural policies, because a com modification logic underlies their operation. The thesis considers the case of PRONAC under the Lula government as a prominent example of such neoliberal policies and shows on the basis of extensive research and primary data sources that the net result contrasts with the so-called administration’s social priorities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-07-07T17:19:19Z No. of bitstreams: 1 CARLOSALBERTOBARRETOCAMPELODEMELO.pdf: 2486807 bytes, checksum: c3ed1721a2b8c3f220fcc0b6a4c68e63 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-07T17:19:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLOSALBERTOBARRETOCAMPELODEMELO.pdf: 2486807 bytes, checksum: c3ed1721a2b8c3f220fcc0b6a4c68e63 (MD5) Previous issue date: 2022-06-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura;por
dc.subjectNeoliberalismo;por
dc.subjectEstado;por
dc.subjectPolíticas públicas;por
dc.subjectCapitalismo tardio.por
dc.subjectCulture;por
dc.subjectNeoliberalism;por
dc.subjectPublic policy;por
dc.subjectLate capitalismo.por
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.titleA Política cultural entre o Estado e o Mercado: a experiência brasileira de 2003 a 2006por
dc.title.alternativeCultural Policy between the State and the Market: the Brazilian experience from 2003 to 2006eng
dc.typeTesepor
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