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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2963
Tipo do documento: Dissertação
Título: O CLUBE DA LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR: a construção de novos sentidos, em situação de leitura compartilhada, por crianças em processo de alfabetização.
Título(s) alternativo(s): THE SCHOOL LIBRARY READING CLUB: the construction of new senses, in a shared reading situation, by children in the literacy process.
Autor: PINTO, Michelle Silva 
Primeiro orientador: CORREIA, Joelma Reis
Primeiro membro da banca: CORREIA, Joelma Reis
Segundo membro da banca: ARENA, Dagoberto Buim
Terceiro membro da banca: FERNANDES, Vanja Dominices Coutinho
Resumo: Esta dissertação de mestrado teve por objetivo geral compreender os modos como as crianças em processo de alfabetização se apropriam do ato de ler, em situações de leituras mediadas por sessões discursivas de um Clube da Leitura na/pela biblioteca escolar. Teve como objetivos específicos: a) Identificar as práticas leitoras das crianças no ambiente escolar e como elas se relacionam com os escritos disponíveis na escola. b) Compreender as concepções teórico-metodológicas que orientam a ação do professor-alfabetizador no ensino do ato de ler e do uso da biblioteca escolar, como práticas culturais. c) Analisar as diferentes formas de atribuição de sentidos por parte de crianças em processo de alfabetização, a fim de entender como elas ressignificam esses sentidos, ao serem expostas a novos espaços de elaboração por meio do compartilhamento de leituras em um Clube da Leitura. d) Produzir um livro com as reflexões desenvolvidas durante o percurso de criação de um Clube de Leitura. Esta é uma pesquisa-ação, do tipo intervenção pedagógica e tem como base teórica os princípios metodológicos da filosofia da linguagem, em especial, as destacadas por Bakhtin e Volóchinov. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de São Luís-MA, por meio de “Encontros Dialogados” entre a pesquisadora e colaboradores da pesquisa - alunos/as e professoras de duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram registrados em Diário de Campo, áudios e vídeos gravados, sempre preservando os diálogos completos, para respeitar a integridade da oralidade de seus autores. Foi adotada como referência central os pressupostos teóricos dos estudos de Volóchinov (2017) e Bakhtin (2016), os quais movimentaram o pensamento da pesquisadora acerca da linguagem e suas possíveis implicações para o ensino do ato de ler como uma prática cultural. Para tanto, as leituras foram subsidiadas, com os estudos de autores contemporâneos que tratam do referido tema, tais como Arena (2003; 2008, 2011), Bajard (2002), Correia (2011), Lerner (2002), Jolibert (1994; 2006) e Mortatti (2006, 2012 e 2014) e outros, que, dentre outras atividades, ajudaram a analisar os dados. Os dados foram organizados nos seguintes núcleos temáticos: A biblioteca da escola como centro cultural onde também é possível se apropriar das linguagens e do ato cultural ler escritos e o Clube da Leitura como espaço de elaboração de novos sentidos, no encontro do leitor com o texto escrito, em situações de leituras compartilhadas com os Outros. Considera-se ser possível produzir uma estratégia metodológica para o ensino do ato de ler, utilizando a dinâmica de um Clube da Leitura, a fim de analisar os modos como as crianças em processo de alfabetização atribuem sentidos ao que leem, e, posteriormente, os compartilham em uma roda de conversa. Assim, tais sentidos são ressignificados, ao ter contato com os sentidos atribuídos pelo(s) Outro(s), derivados das circunstâncias de vida de cada leitor. O trabalho de intervenção realizado na/pela biblioteca escolar trouxe mudanças significativas no processo de desenvolvimento humano dos alunos, que saíram de gestos e operações iniciantes sobre o ato de ler, para atitudes leitoras mais elaboradas e/ou eruditas, como é o caso da prática de ler em grupo em um Clube da Leitura.
Abstract: This master's dissertation aimed to understand the ways in which children in the process of literacy appropriate the act of reading, in situations of readings mediated by discursive sessions of a Reading Club in the school library. The locus of this study comes from readings mediated by discursive sessions of a Reading Club. Its specific objectives were: a) To identify children's reading practices in the school environment and how they relate to the writings available at school. b) Understand the theoretical-methodological conceptions that guide the action of the teacher-literate in the teaching of reading and the use of the school library, as cultural practices. c) Analyze the different ways in which literate children assign meanings in order to understand how they redefine these meanings by being exposed to new spaces of elaboration through the sharing of readings in a Reading Club. d) Produce a book with the reflections developed during the course of creating a Reading Club. This is an action research, pedagogical intervention type. Its theoretical basis is the methodological principles of the philosophy of language, in particular those highlighted by Bakhtin and Volóchinov. The field research was carried out in a public school of the São Luís-MA Municipal Education Network, through “Dialogues Meetings” between the researcher and the research collaborators - students and teachers of two classes of the 3rd year of Elementary School. . Data were recorded in Field Diary, audios and recorded videos, always preserving the complete dialogues, to respect the integrity of the orality of their authors. It was adopted as a central reference the theoretical assumptions of studies by Volóchinov (2017) and Bakhtin (2016), which moved the researcher's thinking about language and its possible implications for the teaching of reading as a cultural practice. To this end, the readings were subsidized, with the studies of contemporary authors dealing with this theme, such as Arena (2003; 2008, 2011), Bajard (2002), Correia (2011), Lerner (2002), Jolibert (1994; 2006) and Mortatti (2006, 2012 and 2014) and others, who, among other activities, helped to analyze the data. The data were organized in the following thematic nuclei: The school library as a cultural center where it is also possible to appropriate languages and the cultural act to read writings and the Reading Club and the literary text as spaces for the elaboration of new meanings, in the meeting of the reader with the written text, in situations of readings shared with Others. It is considered possible to produce a methodological strategy for the teaching of reading, using the dynamics of a Reading Club, in order to analyze the ways in which children in the process of literacy attribute meanings to what they read, and subsequently share in a conversation wheel. Thus, these meanings are re-signified by having contact with the meanings attributed by the Other (s), derived from the life circumstances of each reader. The intervention work carried out at / by the school library brought significant changes in the human development process of the students, who moved from beginner gestures and operations on reading, to more elaborate and / or erudite reading attitudes, as is the case with practice. to read in a group at a Reading Club.
Palavras-chave: Clube da Leitura;
Biblioteca escolar;
Espaços de elaboração de sentidos;
Formação de Leitores
Área(s) do CNPq: Biblioteconomia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: PINTO, Michelle Silva. O clube da leitura na biblioteca escolar: a construção de novos sentidos, em situação de leitura compartilhada, por crianças em processo de alfabetização.. 2019. 314 f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2963
Data de defesa: 22-Aug-2019
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