???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2788
Tipo do documento: Dissertação
Título: PATRIMÔNIO CULTURAL E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA: uma revisão sistemática.
Título(s) alternativo(s): CULTURAL HERITAGE AND PATRIMONIAL EDUCATION IN SERRA DA CAPIVARA NATIONAL PARK: A systematic review.
Autor: LOUZEIRO, Flavia Oliveira da Silva 
Primeiro orientador: CUTRIM, Kláutenys Dellene Guedes
Primeiro membro da banca: CUTRIM, Kláutenys Dellene Guedes
Segundo membro da banca: FEITOSA, Antônio Cordeiro
Terceiro membro da banca: SOUZA, Vilma de Fátima Diniz de
Resumo: O presente trabalho nasce da necessidade de descobrir as ações de educação patrimonial que foram desenvolvidas no âmbito do Parque Nacional Serra da Capivara (PNSC). Considera-se o patrimônio cultural que o referencia e que levanta questionamentos sobre o tipo de patrimônio cultural que se fala e como essa educação patrimonial se efetivou. A motivação, justificativa principal para este estudo, corresponde ao fato de que é percebida pela pesquisadora inconsistências nos discursos do cotidiano das comunidades do entorno do PNSC, por vezes criticando a criação do mesmo e, por outras, agradecendo a promoção de aprendizado e desenvolvimento. Para tanto, o objetivo a ser alcançado é descobrir o roteiro educativo, relacionado ao patrimônio, que fora investido nessas comunidades. A questão faz referência à não disponibilização, de forma facilitada e pública, dos projetos que foram desenvolvidos com as comunidades. Com efeito, utilizou-se a metodologia da Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que confere ao estudo análises subjetivas do todo e mais aprofundada do grupo de documentos selecionados através dos repositórios propostos. Busca-se identificar a educação patrimonial como propulsora para a proteção e preservação do patrimônio cultural encontrado no Parque Nacional Serra da Capivara.
Abstract: This study emerged from the need for discovering actions of heritage education that have been already developed in the Serra da Capivara National Park (PNSC). It refers to the PNSC cultural heritage and how its education program is carried out. The need for conducting this study emerges from the fact the researcher perceived daily an inconsistency among the discourses of the communities surrounding the PNSC, that sometimes criticizes it, while other times are thankful for what had been taught. In this sense, the study brings to light the issue of ‘What is taught?’ referring to how most of the projects carried out with communities are not available and from easy-access to public knowledge. Methodology is based on a Systematic Literature Review which gives an overview of the subject and an in-depth analysis on the group of documents retrieved from some selected academic repositories. Finally, it aims at identifying the heritage education as an enhancer for the protection and preservation of the cultural heritage in the Serra da Capivara National Park.
Palavras-chave: Educação Patrimonial;
Patrimônio Cultural;
Patrimônio Cultural Arqueológico;
Parque Nacional Serra da Capivara
Heritage Education;
Cultural Heritage;
Archaeological Cultural Heritage;
Serra da Capivara National Park
Área(s) do CNPq: Aspectos Sociais do Planejamento Urbano e Regional.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: LOUZEIRO, Flavia Oliveira da Silva. Patrimônio cultural e a educação patrimonial no Parque Nacional Serra da Capivara: uma revisão sistemática.. 2019. 103 folhas. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2788
Data de defesa: 31-Jul-2019
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLAVIA OLIVEIRA DA SILVA LOUZEIRO.pdfDissertação de Mestrado.1,99 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.