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Tipo do documento: Dissertação
Título: O CURSO DE PEDAGOGIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO DE SÃO LUÍS: a formação multicultural em foco
Título(s) alternativo(s): THE COURSE OF PEDAGOGY IN AN INSTITUTION OF PUBLIC TEACHING OF SAO LUIS: the multicultural education in focus
Autor: Vilhena, Raul Germano de Sousa 
Primeiro orientador: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Primeiro membro da banca: Melo, Maria Alice
Resumo: Constitui-se objeto de estudo desta pesquisa a formação no curso de Pedagogia do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), visando à análise dessa formação na perspectiva de capturar a dimensão multicultural em seu currículo. Consideram-se os limites e os potenciais multiculturais da proposta curricular para a formação do pedagogo e a percepção dos sujeitos da pesquisa sobre a perspectiva multicultural no curso. Busca-se identificar no Projeto Político-Pedagógico os fundamentes teórico-metodológicos que orientam a construção de práticas pedagógicas atentas às diferenças e superação de atitudes discriminatórias. Trata-se de uma investigação qualitativa com a utilização de revisão bibliográfica, técnicas de análise documental e entrevista semiestruturada, apresentando questões específicas para cada categoria de análise. O trabalho realizou-se no âmbito do CECEN, com entrevistas envolvendo oito professores, o coordenador e oito alunas regularmente matriculadas no último período do curso. A pesquisa fundamentou-se nos estudos de vários autores, dentre os quais se destacam: Moreira (2001, 2005, 2008); Giroux (1986, 1993, 1997); Hall (2003); McLaren (1997, 1999); Gimeno Sacristán (1995); Silva (2010); Lopes (2008); Lopes e Macedo (2002, 2011); Freire (1977, 2000, 2009). Confirma-se, com os resultados, que a formação no curso de Pedagogia procura desenvolver habilidades compatíveis com os interesses e necessidades sociais, entrelaçando aperfeiçoamento individual com aspectos desejáveis de cidadania plena. Constata-se a existência de críticas à efetivação da proposta curricular, especialmente no tocante à dinâmica interdisciplinar, apreendida como resultante da iniciativa pontual de alguns professores. Observa-se nos dispositivos legais vigentes a imposição de limites quanto à elaboração/adequação de novos projetos pedagógicos e, na organização curricular por disciplinas, as restrições ao debate de temas como o multiculturalismo. Identifica-se o potencial da proposta na flexibilização curricular e na autonomia conferida aos professores para atuarem em prol do desenvolvimento multidimensional do educando num contexto excludente, mas passível de transformações. Verifica-se que a construção de práticas pedagógicas que contemplem a diferença é um dos elementos da proposta. Embora não esteja prescrito no currículo, a pesquisa revelou que o curso viabiliza a abordagem multicultural, porém de forma ainda individualizada.
Abstract: The object of this paper is the graduation on Pedagogy at the Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), aiming to analyse this training in order to capture the multicultural dimension in the curriculum. It is considered the limits and potential of the multicultural curriculum for the pedagogue training and the perception of the subjects about the multicultural perspective on the course. It is imperative to identify in the Political-Pedagogical Project the theoretical and methodological fundaments that guide the construction of pedagogical practices attentive to differences and overcoming discriminatory attitudes. This is a qualitative research using literature review, document analysis techniques and semi-structured interview, with questions specific to each category of analysis. The work was performed under CECEN, involving interviews with eight teachers, the coordinator and eight students regularly enrolled in the final semester. The research was based on studies of several authors, among which we highlight: Moreira (2001, 2005, 2008); Giroux (1986, 1993, 1997); Hall (2003); McLaren (1997, 1999); Gimeno Sacristan (1995); Silva (2010); Lopes (2008); Lopes and Macedo (2002, 2011); Freire (1977, 2000, 2009). It is confirmed, with the results, that training in pedagogy course seeks to develop skills compatible with the interests and social needs, intertwining individual improvement with desirable aspects of citizenship. It was found that there is criticism to the effectiveness of the curriculum, particularly regarding dynamic interdisciplinary, seized as a result of the timely initiative of some teachers. It is observed in the existing legal provisions imposing limits on the development / adaptation of new educational projects and curricular organization by disciplines, restrictions on debate topics such as multiculturalism. The potential of the proposed is identified in the curricular flexibility and the autonomy given to teachers to work towards the multidimensional development of the student in a exclusionary context, but subject to change. The construction of pedagogical practices that address the difference is one of the elements of the proposal. Although not stated in the curriculum, the survey revealed that the course enables the multicultural approach, however in an individualized form.
Palavras-chave: Pedagogia
Currículo
Multiculturalismo
Formação de professores
Pedagogy
Curriculum
Multiculturalism
Teacher education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: VILHENA, Raul Germano de Sousa. THE COURSE OF PEDAGOGY IN AN INSTITUTION OF PUBLIC TEACHING OF SAO LUIS: the multicultural education in focus. 2013. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/239
Data de defesa: 25-Feb-2013
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