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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: o que pensam e o que dizem os professores.
Título(s) alternativo(s): ENVIRONMENTAL EDUCATION IN HIGH SCHOOL: what think and what teachers say.
Autor: Rodrigues, Hadryan Lima 
Primeiro orientador: Bonfim, Maria Núbia Barbosa
Primeiro membro da banca: Moraes, Lélia Cristina Silveira de
Resumo: Este estudo decorre da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Maranhão, e tem por objetivo analisar as principais representações sociais de professores do Ensino Médio sobre Educação Ambiental. A partir de Reigota (2010), leva em consideração a transversalidade da Educação Ambiental no desenvolvimento curricular, conforme recomendação prevista em lei. Elege como campo de investigação um Centro de Ensino Médio da rede pública, sendo que o universo amostral é constituído pelos professores do referido Centro. Apoia-se na Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Moscovici em 1961, por entender haver muitos pontos de convergência entre os princípios teóricos dessa teoria e o objeto de estudo. A pesquisa orienta-se nas questões: O que pensam e o que dizem os professores sobre Educação Ambiental? Como os professores são influenciados pelas representações sociais que possuem sobre Educação Ambiental? Como procedimento metodológico, recorre à abordagem qualitativa, além de pesquisa bibliográfica e documental. Utiliza a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977) para a análise das entrevistas e questionários de perfil aplicados junto aos professores. A pesquisa propicia perceber algumas representações dos professores em análise, destacando-se, entre elas, o modo de situarem a Educação Ambiental no contexto curricular desenvolvido no cotidiano da sala de aula e como dizem conceber a interdisciplinaridade apontada nos PCNs. Constata, ainda, que a maioria dos professores parece não consubstanciar em prática educativa o entendimento que possuem, ou dizem possuir sobre Educação Ambiental.
Abstract: This study results from research carried out in the Master Degree of Education, of Maranhão Federal University and aims to analyze the main social representations of high school teachers on environmental education. From Reigota (2010), takes into the transversality of Environmental Education in curriculum development as recommended provided by law. Chooses as a research center of the public school, and the sampling universe is composed of teachers. It is based on the representations theory, started by Moscovici in 1961, to understand that there are many points of convergence between the principles theoretical of this theory and the study from this center. Research on the questions: What do you think and what do teachers say about Environmental Education? How are teachers are influenced by social representations they hold for Environmental Education? As a methodological procedure, uses the qualitative approach, as well as bibliographic and documental research. Using of the technique of content analysis proposed by Bardin (1977) for the analysis of interviews and profile questionnaires applied to teachers. The research provides some representations of teachers in analysis, standing out among them, how to situate environmental education developed in the context of everyday classes and as they say in designing interdisciplinary with PCNs. Notes also that most teachers do not seem to substantiate the understanding of educational practice that have, or have said on Environmental Education.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Representações Sociais
Ensino Médio
Professores
Environmental Education
Social Representations
High School
Teachers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: MESTRADO EM EDUCAÇÃO
Citação: RODRIGUES, Hadryan Lima. ENVIRONMENTAL EDUCATION IN HIGH SCHOOL: what think and what teachers say.. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2:8080/tede/handle/tede/237
Data de defesa: 27-Ago-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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