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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/233
Tipo do documento: Dissertação
Título: POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO ESCOLAR
Título(s) alternativo(s): TEACHER EDUCATION POLICY AND SCHOOL INCLUSION
Autor: Silva, Paulo Roberto de Jesus 
Primeiro orientador: CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de
Primeiro membro da banca: Moraes, Lélia Cristina Silveira de
Resumo: Política de Formação Continuada da SEMED/São Luís e suas convergências/divergências com a Inclusão Escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação Tem-se como objetivo geral analisar criticamente relações entre a política materializada de Formação Continuada com a Inclusão Escolar dos alunos público-alvo da educação especial nas classes comuns da Rede Pública Municipal de Educação de São Luís. Especificamente finaliza-se refletir sobre Inclusão Escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial e suas relações com a Formação de educadores; investigar a política de Formação Continuada da SEMED a partir das necessidades emergidas pela Inclusão Escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial nas classes comuns do ensino regular; problematizar a política de Formação Continuada e a Inclusão Escolar na Rede Pública Municipal de Educação de São Luís a partir das opiniões dos sujeitos informantes. Procede-se a revisão de literatura com aporte teórico metodológico num referencial crítico. Na trajetória metodológica utiliza-se análise documental e aplicação de entrevista semiestruturada junto a 22 (vinte e dois) gestores pedagógicos (diretores escolares e coordenadores pedagógicos) de 8 (oito) unidades de educação básica da rede pesquisada. Dentre os resultados constata-se que a Formação Continuada da rede municipal de São Luís no que diz respeito à Inclusão Escolar, contraditoriamente, aponta tanto para sua contribuição na emancipação docente, bem como para falta de confiança dos profissionais da educação diante das tensões e desafios emanados do processo de inclusão escolar. Materializa-se, em alguns aspectos, como primórdios de uma Formação humana, mas ainda poderá servir à legitimação da barbarização nas escolas. Revela indícios de autonomia e de heteronomia, Formação e de formatação. Conclui-se que a possibilidade de autorreflexão dos profissionais das escolas contribuirá para elevação do nível de consciência sobre a realidade sócio-histórica, condição, não suficiente, mas indispensável à superação da manifestação do preconceito, da barbárie. O momento é revolucionário, pois a partir do avanço das discussões e nascimento de experiências de Inclusão Escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial reavivam tensões e desafios postos sobre as políticas públicas, em especial de Educação para enfrentar as raízes históricas que negam a possibilidade de desabrochamento da humanidade nos educadores e educandos.
Abstract: Policy of Continuing Education SEMED / St. Louis and their convergence / divergence with the School Inclusion of students with disabilities, global developmental disorders and high ability / giftedness has been aimed at analyzing critically the relationship between politics materialized Training Continuing with School Inclusion audience of students of special education in regular classes of the municipal Education of São Luís Specifically ends up reflecting on School Inclusion audience of students in Special Education and their relationships with the training of educators; investigate Continuing Education's policy SEMED emerged from the needs of the students by School Inclusion audience in Special Education classes of regular schools; discuss the policy of Continuing Education and School Inclusion in the municipal Education from St. Louis opinions of the individuals informants. The procedure is the literature review with theoretical methodological a critical benchmark. The methodological trajectory uses documentary analysis and application of semi-structured interviews with the 22 (twenty-two) educational administrators (principals and coordinators) to eight (8) units of basic education network searched. Among the results it appears that the Continuing Education of São Luís municipal regarding the School Inclusion, paradoxically, both pointing to their contribution to the emancipation teacher as well as a lack of trust of education professionals at the strains and challenges emanating from the school inclusion. Materializes, in some respects, as beginnings of a human formation, but also can serve to legitimize the barbarization schools. Reveals evidence of autonomy and heteronomy, Training and formatting. We conclude that the possibility of self-reflection of school workers contribute to raising the level of awareness about the socio-historical conditions, not enough, but indispensable to overcome the manifestation of prejudice barbarism. The moment is revolutionary, because from how the discussions and birth experiences of School Inclusion audience of students in Special Education revive tensions and challenges brought about by public policies, particularly of Education to address the historical roots which deny the possibility the blossoming of humanity in teachers and students.
Palavras-chave: Política de Formação Continuada
Inclusão Escolar
Educação Especial
Politics of Continuing Education
School Inclusion
Special Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SILVA, Paulo Roberto de Jesus. TEACHER EDUCATION POLICY AND SCHOOL INCLUSION. 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2:8080/tede/handle/tede/233
Data de defesa: 27-Jun-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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