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Tipo do documento: Dissertação
Título: ROMPENDO O SILÊNCIO: a fragmentação identitária do negro americano retratada nas obras O olho mais azul e A cor púrpura.
Título(s) alternativo(s): BREAKING SILENCE: the identity fragmentation of the american negro portrayed in the works The most blue eye and the blue color.
Autor: MENDES, Danielle Gomes 
Primeiro orientador: SANTOS, Naiara Sales Araújo
Primeiro membro da banca: SANTOS, Naiara Sales Araújo
Segundo membro da banca: FEITOSA, Márcia Manir Miguel
Terceiro membro da banca: SANTOS, Silvana Pantoja dos
Resumo: O seguinte trabalho trata de uma análise acerca da fragmentação identitária do negro americano abordada em duas importantes obras afro-americanas, quais sejam, O olho mais azul, da autora Toni Morrison, e A cor púrpura, de Alice Walker. Esta análise se preocupará em mostrar como as ideologias segregacionistas herdadas do pensamento colonialista e imperialista foram responsáveis pelos conflitos identitários enfrentados pelos negros, em especial, o afroamericano, e como as sequelas deixadas pelos sucessivos eventos traumáticos que marcaram a história dos afrodescendentes interferem diretamente na forma como esses se relacionam com o meio em que vivem e interpessoalmente. Desse modo, essa pesquisa se fundamenta nos pressupostos da crítica literária pós-colonial e nos estudos acerca da Identidade, especificamente, no que concerne à identidade diaspórica, sobretudo, nas considerações de autores como, Frantz Fanon, Edward Said, Homi Bhabha, Bell Hooks, Kabengele Munanga, entre outros. A princípio será feito um breve percurso histórico e literário sobre o período póscolonial, iniciando em uma abordagem acerca da ação colonizadora dos europeus que levaram a Europa a se tornar uma grande potência. Em seguida será tratado sobre a colonização no território norte-americano. O último tópico desse momento abordará acerca das ideologias segregacionistas europeias, e a nova literatura oriunda de povos ex-colonizados que surgiu durante esse período. O capítulo seguinte explanará sobre a fragmentação identitária do negro americano e seus conflitos com a pátria, com as origens, assim como os conflitos relacionados às questões étnicas e as suas relações afetivas. Depois, será traçado um panorama acerca da literatura afro-americana, ressaltando também os movimentos sociais em prol da valorização da cultura negra. Por fim, será apresentada a análise das obras, que busca mostrar o contexto de descaso e preconceito que os negros americanos enfrentaram e como as vivências nesse cenário opressor foram responsáveis por seus conflitos identitários. A partir da análise, é possível perceber que o contexto de opressão vivenciado pelo negro influenciou na forma que ele se percebe no mundo, onde a supremacia branca impera, bem como interferiu em seu sentimento de pertença em relação a pátria e em sua capacidade de amar e como a literatura afro-americana é marcada por esses ressentimentos.
Abstract: The present study deals with an analysis of the identity fragmentation of American Negros discussed in two important African-American works, namely, The Bluest Eye, by Toni Morrison, and The Color Purple, by Alice Walker. This analysis intend to demonstrate how segregationist ideologies, inherited from colonialism and imperialism were responsible for the identity conflicts faced by black people, especially African-Americans, and how the sequels left by successive traumatic events that marked the history of Afrodescendants interferes directly on how they relate interpersonally and with the environment in which they live. Therefore, this research is based on the assumptions of postcolonial literary criticism and on studies about Identity, specifically regarding diasporic identity, especially, under the consideration of authors such as Frantz Fanon, Edward Said, Homi Bhabha, Bell Hooks, Kabengele Munanga, among others. Initially, a brief historical and literary contextualization regarding the postcolonial period will be presented, starting with the colonizing action of Europeans that led Europe to become a great power. Then the colonization of the North American territory will be discussed. The last topic of this moment will address European segregationist ideologies, and the new literature from ex-colonized peoples that emerged during this period. The following chapter will explain the identity fragmentation of the Black- American and its conflicts with the homeland, the origins, as well as the conflicts related to ethnic issues and their affective relations. Then, an overview on African-American literature will be drawn, highlighting the social movements in favor of the valorization of the black culture. Finally, will be presented an analysis of the literary works, which intend to show the neglectfulness and prejudice context that Black-Americans faced and how the experiences in this oppressive scenario were responsible for their identity conflicts. From the analysis, it is possible to perceive that the oppression context experienced by the black community influenced the way it perceives itself in the world, where the white supremacy reigns, interfered in its sense of belonging in respect to the homeland, as well as its capacity to love, and in how African- American literature is marked by such resentments.
Palavras-chave: Pós-colonialismo; Identidade; O olho mais azul; A cor púrpura
Postcolonialism; Identity; The Bluest eye; The Color Purple
Área(s) do CNPq: Teoria e Análise Lingüística.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCH
Citação: MENDES, Danielle Gomes. Rompendo o silêncio: a fragmentação identitária do negro americano retratada nas obras O olho mais azul e A cor púrpura.. 2018.90 folhas. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2281
Data de defesa: 25-Apr-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

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