???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/193
Tipo do documento: Dissertação
Título: CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO: cidadania e identidade na educação básica
Título(s) alternativo(s): POPULAR CULTURE AND EDUCATION: citizenship and identity in basic education
Autor: Santos, Robson Ruiter Mendonça 
Primeiro orientador: GONÇALVES, Maria de Fátima da Costa
Primeiro membro da banca: Barros, João de Deus Vieira
Resumo: A pesquisa tem como objeto analisar as possibilidades da cultura popular em integração à educação básica, na perspectiva de edificação da identidade e da cidadania. Utiliza a análise qualitativa do objeto empregando para tanto a técnica dos grupos focais aplicados neste caso com os alunos de uma Unidade de Educação Básica da rede municipal de educação São Luís, localizada em uma comunidade destacadamente marcada pela cultura popular maranhense. Debate o conceito de cultura e cultura popular e como conseqüência a posição da cultura popular no contexto neoliberal e no cenário maranhense onde se encontra em estreita ligação com a política do estado. No mesmo sentido debate os conceitos de identidade e de cidadania como instrumento para a proposição da pesquisa em cultura popular associada à educação básica assinalando as relações entre o sujeito e o objeto. A metodologia utilizada possibilitou a compreensão das noções de campo, espaço e tempo aqui utilizadas no histórico de formação do bairro e sua tradição com a cultura popular para então confrontar cultura dominante, cultura popular e propor o seu emprego na educação. Em seu espaço originário, esta análise apresenta o debate da questão da identidade e do lugar a partir da cultura popular na comunidade da ascensão, da mesma forma se faz com a questão da cidadania chegando às percepções dos gestores, dos profissionais de educação e dos alunos frente ao objeto, completando com a experiência de integração da cultura popular à educação básica em um museu da cidade através do Projeto Sabença.
Abstract: The research aims the analysis of the possibilites of popular culture in integration to basic education, in the perspective of edification of identity and citizenship. It uses the qualitative analysis of the object employing the fo l roups‟ techniques, applied, in this case, with students of a basic education Unity from the municipal network of São Luís, located in a community prominently m rk by th M r nh o‟s popul r culture. Discusses the concept of culture and popular culture e as consequence, the pos t on of popular culture n n ol b r l ont xt n n th M r nh o‟s s n r o, wh r t n b foun str t on t on w th th st t ‟s pol t s In th s m r t on, it discusses the concepts of identity and citizenship as instrument to the resear h‟s clause in popular culture associated to basic education ticking the relations between the subject and the object. The methodology that was used enabled the comprehension of notions of fields, space and time, that are used here in the history of formation of the neighborhood e its tradition then to confront the dominant culture, popular culture and propose its use in education. In its original place, this analysis pr s nts th b t of th qu st on of nt ty n of sp from popul r ultur ‟s rise in communitiy, in the same way it does with the citzepship question, coming to th m n rs, u t on prof ss on ls n stu nts‟ p r pt ons n front of th object, completing with the experience of integration of popular culture at a museum through Projeto Sabença.
Palavras-chave: Cidadania
Cultura Popular
Educação Básica
Identidade
Citizenship
Popular Culture
Basic Education
Identity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SANTOS, Robson Ruiter Mendonça. POPULAR CULTURE AND EDUCATION: citizenship and identity in basic education. 2011. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/193
Data de defesa: 22-Jun-2011
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File SizeFormat 
ROBSON RUITER MENDONCA SANTOS.pdf1,41 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.