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Tipo do documento: Dissertação
Título: O PROJOVEM E A AÇÃO COMUNITÁRIA: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DOS EGRESSOS NA COMUNIDADE
Título(s) alternativo(s): THE PROJOVEM AND COMMUNITY ACTION: AN ANALYSIS OF FORMER STUDENTS PARTICIPATION IN THE COMMUNITY
Autor: Santos, Magnúcia Bezerra Soeiro dos
Primeiro orientador: Nascimento, Ilma Vieira do
Primeiro membro da banca: Melo, Maria Alice
Resumo: Este trabalho tem como foco de investigação as repercussões da Dimensão Ação Comunitária desenvolvida no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), realizado em São Luís MA, abordando os dois primeiros anos de implantação, com a intenção de analisar a ocorrência ou não de mudanças na vida dos egressos no que se refere à participação social e a atuação destes em suas comunidades. A metodologia pauta-se numa perspectiva qualitativa e utiliza-se de aspectos que caracterizam a avaliação de uma política pública. Nesse sentido, para a composição do quadro teórico-metodológico são aprofundadas as categorias políticas públicas, juventude, ação comunitária e participação, a partir de estudos fundamentados em: Rua, 1998; Silva, 2008; Novaes, 2005; Jacobi, 1983; Dayrell, 2007; Pereira, 2001; Souza, 1987; Bordenave, 1983; Gohn, 2001; Souza, 2008 e outros. Também são utilizados procedimentos, instrumentos e técnicas de pesquisa para a coleta de dados e informações, entre os quais inclui-se a análise da documentação vigente sobre o ProJovem, entrevista com a ex-coordenadora de Ação Comunitária e assistentes sociais que atuaram como educadoras sociais e entrevista semiestruturada com os egressos. Assim, nesta investigação é possível constatar que existem diversos elementos relacionados ao próprio formato do Programa que não condicionam a concretização das metas propostas. Também a constante privação de ações realizadas pelos egressos acaba tornando distante a possibilidade de participação social de grande parte dos jovens entrevistados. Entretanto, são verificadas mudanças em relação à percepção dos egressos sobre a importância de mobilizações e reivindicações para a transformação da realidade existente nas comunidades, visto que os jovens conseguem avaliar as repercussões do ProJovem e destacar a necessidade de outros elementos que possam contribuir para a mudança social.
Abstract: This work focuses on the impact of research Dimension Community Action developed at the National Youth Inclusion (ProJovem), held in São Luís - MA, covering the first two years of implementation, with the intention to examine the occurrence of changes in the lives of graduates in relation to social participation and performance in these communities. The methodology is guided from a qualitative perspective and uses the features of the evaluation of public policy. In that sense, for the composition of the frame theoretical and methodological the categories are detailed public policy, youth, community action and participation, from studies based on: Street, 1998; Silva, 2008; Novaes, 2005; Jacobi, 1983; Dayrell, 2007; Pereira, 2001; Souza, 1987; Bordenave, 1983; Gohn, 2001; Souza, 2008 and others. They are also used procedures, instruments and research techniques for gathering data and information, among which include the analysis of existing documentation on the ProJovem, interview with the former coordinator for Community Action and social workers who acted as social educators and semistructured interviews with the graduates. Thus, this research it is clear that there are several elements related to the actual format of the program that does not constrain the achievement of goals. Also the constant deprivation of actions performed by the students has turned away the possibility of social participation of most young people interviewed. However, changes are observed in relation to the perceptions of graduates about the importance of demonstrations and demands for the transformation of existing reality in communities, as young people can evaluate the impact of ProJovem and detach the necessity for other elements that may contribute to change social.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Juventude
ProJovem
Ação Comunitária
Participação Social
Public Policy
Youth
ProJovem
Community Action, Social Participation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: MESTRADO EM EDUCAÇÃO
Citação: SANTOS, Magnúcia Bezerra Soeiro dos. THE PROJOVEM AND COMMUNITY ACTION: AN ANALYSIS OF FORMER STUDENTS PARTICIPATION IN THE COMMUNITY. 2011. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2:8080/tede/handle/tede/191
Data de defesa: 30-Abr-2011
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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