Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/187
Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO ON-LINE: Uma Investigação acerca do uso da Metodologia MOODLE no curso de Especialização em Educação a Distância do SENAC do Maranhão
Título(s) alternativo(s): EDUCATION ON-LINE: An Investigation on the use of MOODLE Methodology in the specialization in Distance Education of SENAC Maranhão
Autor: Ribeiro, Roure Santos 
Primeiro orientador: Sousa, Antonio Paulino de
Primeiro membro da banca: Lima, Francisca das Chagas Silva
Resumo: O presente estudo procura descrever e analisar por intermédio de uma pesquisa exploratória uma investigação acerca do uso da Metodologia MOODLE no curso de Especialização em Educação a Distância do SENAC do Maranhão averiguando as possibilidade e limitações das mediações pedagógicas entre professores e alunos através dos dispositivos de comunicação desta tecnologia digital. Para isso, procurou-se primeiramente fazer um breve histórico da modalidade à distância até sua tendência para modalidade on-line, apontando importantes ações do SENAC e UAB no desenvolvimento da educação pela internet, mas ressaltando as condições econômicas, sociais e culturais que limitam o crescimento da modalidade no Estado. Em seguida, analisam-se os fundamentos teórico-metodólogicos norteadores da modalidade, o surgimento dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e MOODLE, apresentando aspectos teóricos e conceituais que originaram esses sistemas e que sustentam sua metodologia com base nas reflexões de Piaget (1972), Gutierrez e Pietro (1994), Levy (1999), Castells (1999), Moran (2003), Kensky (2006), Papert (2009) e outros importantes estudiosos deste contexto. Procura-se compreender aspectos relevantes na formação oferecida pelo SENAC-MA ao futuro profissional em educação à distância através da modalidade on-line, acreditando que a politica pedagógica da entidade influi consideravelmente na mediação proposta. Posteriormente, são feitas análises das pesquisas empíricas sobre a tecnologia MOODLE, compreendendo a funcionalidade de seus principais recursos de interação e interatividade, averiguando suas possibilidades e limites durante a produção e mediação da aprendizagem do curso de pós-graduação promovido pela instituição. O estudo, ainda realiza análises sobre as mediações pedagógicas e seu uso no SENAC-MA ao decorrer do curso de pós-graduação em EAD, fazendo reflexões a respeito do tema através de elementos importantes que subsidiam essas dinâmicas, discutindo os problemas existentes, analisando a visão dos alunos e professores sobre a temática. Por fim, apresentam um balanço da avaliação e de seus resultados, indicando limitações e caminhos possíveis para o aperfeiçoamento do processo de educação on-line no curso de especialização ofertado pelo SENAC do Maranhão.
Abstract: The present study search to describe and to analyze through an exploratory research an investigation concerning Methodology MOODLE'S use in the course of Specialization in Education the Distance of SENAC of Maranhão discovering them possibility and limitations of the pedagogic mediations between teachers and students through the devices of communication of this digital technology. For that, it was tried firstly to do a historical brief of the modality at the distance until his/her tendency for on-line modality, pointing important actions of SENAC and UAB in the development of the education for the internet, but emphasizing the conditions economic, social and cultural that they limit the growth of the modality in the State. Soon afterwards, the foundations are analyzed theoretical-methodologists direction of the modality, the appearance of the Virtual Atmospheres of Learning and MOODLE, presenting theoretical and conceptual aspects that originated those systems and that you/they sustain her methodology with base in the reflections of Piaget (1972), Gutierrez and Pietro (1994), Levy (1999), Castells (1999), Moran (2003), Kensky (2006), Papert (2009) and other important specialists of this context. He/she tries to understand relevant aspects in the formation offered by SENAC-MA to the professional future in education at the distance through the on-line modality, believing that it politicizes her pedagogic of the entity it influences considerably on the proposed mediation. Later, they are made analyses of the empiric researches on the technology MOODLE, understanding the functionality of their main interaction resources and interactive, discovering their possibilities and limits during the production and mediation of the learning of the master s degree course promoted by the institution. The study, still accomplishes analyses on the pedagogic mediations and his/her use in SENAC-MA when elapsing of the master s degree course in EAD, making reflections regarding the theme through important elements that they subsidize those dynamics, discussing the existent problems, analyzing the students' vision and teachers on the theme. Finally, they present a swinging of the evaluation and of their results, indicating limitations and possible roads for the improvement of the process of on-line education in the specialization course presented by SENAC of Maranhão.
Palavras-chave: Educação on-line
Moodle
Mediação pedagógica
On-line education
Moodle
Pedagogic mediation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: RIBEIRO, Roure Santos. EDUCATION ON-LINE: An Investigation on the use of MOODLE Methodology in the specialization in Distance Education of SENAC Maranhão. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/187
Data de defesa: 6-Abr-2011
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ROURE SANTOS RIBEIRO.pdf2,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.