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Tipo do documento: Dissertação
Título: ROUSSEAU PARA O SÉCULO XXI: um olhar filosófico sobre a formação da cidadania a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Nº 9394/1996
Título(s) alternativo(s): ROUSSEAU FOR THE 21ST CENTURY: a philosophical view on the formation of citizenship based on the Law of Directives and Bases of Education - No. 9394/1996
Autor: CARVALHO, Hernani Veloso de 
Primeiro orientador: SOUSA, Mônica Teresa Costa
Resumo: Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e a LDBN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996, quanto a finalidade da Educação Básica que é a formação da cidadania. Para tanto, esta investigação apresenta como principais categorias de análise: a cidadania, o tema da cidadania na perspectiva de Rousseau e a concretização deste ideal através da funcionalidade escolar tal como está prescrito na LDB e nos PCN‟S. Os referenciais bibliográficos desta pesquisa partem das obras de Rousseau (1983, 1999, 2004), Dalbosco (2011), Vernant (2009), Descartes (1996), Fortes (1997), Freitas (2003), Pissarra (2002), Almeida Júnior (2009), que nortearão as discussões na perspectiva da Filosofia; também, Cambi (1999), Pinsky & Pinsky, (2015), Delors (2012), Santos (2011), Dozol (2006) e outras obras e autores convergentes no tema proposto. Identificaremos a crítica de J-J Rousseau ao idealA presente pesquisa subtende uma comparação analítica entre a Filosofia da educação de do progresso na perspectiva iluminista como um percurso de desconstrução e reconstrução moral sob a ótica da interioridade, sedimentando pela auto experiência, o conhecimento informal de si em relação às coisas e aos homens no âmbito social. Analisaremos o conceito de cidadania considerando os direitos e deveres como fatores inerentes à formação da sociedade civil, necessários ao processo de globalização da cidadania nas perspectivas da solidariedade e da alteridade, tendo como princípio norteador para o século XXI a Filosofia política de J-J Rousseau. Investigaremos, assim, sob o olhar de Rousseau, a formação da cidadania a partir da LDB, considerando aproximações e distanciamentos no que se refere à educação pública e a formação da cidadania nos moldes do pensamento rousseauniano. Nesse sentido, busca-se, por meio deste enfoque uma sensibilização moral e política do aluno do Ensino Fundamental tendo como o alvo do olhar crítico-filosófico a transversalidade da Ética como a prática escolar que se destina a formação da cidadania. A fim de contribuir com o teor desta análise, será adotado UEB “Senador Miguel Lins”, a qual se constituirá em locus e corpus para análises documentais e curriculares, levando ainda em consideração o espaço escolar o qual se constitui, juntamente com a transversalidade da Ética, em um dos fatores condicionantes de suas práticas pedagógicas.
Abstract: The present research subtends an analytical comparison between the Philosophy of education of Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) and the LDBN - Law of Guidelines and Bases of National Education Nº 9.394 / 1996, as to the purpose of Basic Education that is the formation of citizenship. Therefore, this research presents as main categories of analysis: citizenship, the subject of citizenship from Rousseau's perspective and the realization of this ideal through school functionality as prescribed in LDB and NCPs. The bibliographical references of this research come from the works of Rousseau (1983, 1999, 2004), Dalbosco (2011), Vernant (2009), Descartes (1996), Fortes (1997), Freitas (2003), Pissarra (2002), Almeida Júnior (2009), which will guide discussions in the perspective of Philosophy; (1999), Pinsky & Pinsky, (2015), Delors (2012), Santos (2011), Dozol (2006) and other works and authors converging on the proposed theme. We will identify J-J Rousseau's criticism of the ideal of progress in the Enlightenment perspective as a course of deconstruction and moral reconstruction from the perspective of interiority, seducing by self-experience, informal knowledge of self in relation to things and men in the social realm. We will analyze the concept of citizenship, considering rights and duties as factors inherent to the formation of civil society, necessary for the process of globalization of citizenship in the perspective of solidarity and otherness, with J-J Rousseau's political philosophy as the guiding principle for the twenty-first century. We will investigate, therefore, under the eyes of Rousseau, the formation of citizenship from the LDB, considering approximations and distances with regard to public education and the formation of citizenship in the molds of Rousseau's thinking. In this sense, we seek, through this approach, a moral and political awareness of the elementary school student having as the target of the critical-philosophical view the transversality of Ethics as the school practice that is intended for the formation of citizenship. In order to contribute to the content of this analysis, will be adopted UEB "Senator Miguel Lins", which will be constituted as a locus and corpus for documentary and curricular analysis, taking into account the school space which is, together with the transversality of the Ethics, in one of the conditioning factors of its pedagogical practices.
Palavras-chave: LDBN
J-J Rousseau
Educação Moral
Cidadania
Citizenship
Education Morals
Área(s) do CNPq: Filosofia da Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: CARVALHO, Hernani Veloso de. Rousseau para o século XXI: um olhar filosófico sobre a formação da cidadania a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Nº 9394/1996. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1800
Data de defesa: 16-Jan-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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