???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1713
Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas digitais: construção de propostas educativas para incentivo à leitura e escrita com uso de ferramentas digitais
Título(s) alternativo(s): Digital narratives: construction of educational proposals to encourage reading and writing using digital tools
Autor: Costa, Livia Mariana 
Primeiro orientador: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Resumo: Os avanços tecnológicos influenciam diretamente a forma como nos comunicamos, contribuindo para a formação de múltiplas linguagens. Sendo assim, é função da escola assegurar aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades para utilizar a linguagem verbal e não verbal em práticas de multiletramentos. O desenvolvimento de tais práticas, no âmbito educacional, precisa ser repensado com o intuito de torná-las mais condizentes com a realidade social vigente. Nesse contexto, surgem as narrativas digitais, que compõem uma nova prática educativa advinda da combinação de histórias narradas com as tecnologias da informação e comunicação. Essas tecnologias possibilitam práticas de leitura, escrita e produção de textos, de acordo com a pedagogia de multiletramentos. Dessa forma, esta pesquisa visa analisar as potencialidades das narrativas digitais no processo de ensino e aprendizagem, através da metodologia de estudo de caso, tendo em vista aspectos qualitativos e quantitativos. Inicialmente, é apresentada uma fundamentação teórica acerca do tema, bem como uma revisão sistemática da literatura, que apresenta 20 trabalhos selecionados a partir de critérios de inclusão e exclusão, em língua portuguesa, disponíveis nos repositórios Scielo, CAPES e Google Acadêmico, e que destacam as potencialidades das narrativas digitais na prática educativa. O estudo de caso é realizado com graduandos do 8º período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, utilizando técnicas de investigação qualitativa e quantitativa, como grupo focal e aplicação de questionário objetivo, respectivamente. Metodologicamente, os graduandos construíram e avaliaram a aplicabilidade de narrativas digitais voltadas para o incentivo à leitura e escrita de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como instrumentos de análise de dados um questionário que compila os conhecimentos prévios dos entrevistados acerca do tema e do uso das tecnologias da informação e comunicação na educação, além de uma ficha para a análise de propostas de narrativas digitais. A ficha foi elaborada a partir de um roteiro composto por elementos, que, de acordo com o referencial teórico, devem fazer parte da estrutura de uma narrativa digital.
Abstract: Technological advances directly influence the way we communicate, thus contributing to the formation of multiple languages. Therefore, it is the function of the school to assure students the development of skills and abilities to use verbal and non-verbal language in multi-treatment practices. The development of such practices, in the educational field, need to be rethought in order to make them more appropriate to the current social reality. In this context, the digital narratives that compose a new educational practice come from the combination of narrated histories with the technologies of the information and communication that make possible practices of reading, writing and production of texts, according to the pedagogy of multiletramentos. In this way, this research aims to analyze the potential of digital narratives in the teaching and learning process, through the methodology of case study, investigated from qualitative and quantitative aspects. Initially it presents a theoretical foundation on the subject, as well as a systematic review of the literature that presents twenty works, selected from inclusion and exclusion criteria, in Portuguese language, available in the Scielo, CAPES and Google Academic repositories, which verify the potentialities Of digital narratives in educational practice. The case study is carried out with undergraduates from the 8th period of the Pedagogy Course of the Federal University of Maranhão, in order to detect the training needs of education professionals with recent initial training. Qualitative and quantitative research techniques were used, being focal group and application of objective questionnaire, respectively. These graduates constructed and evaluated the applicability of digital narratives aimed at encouraging reading and writing of students in the initial grades of Elementary School. The research has as tools of data analysis a questionnaire that compiles the previous knowledge of the interviewees about the theme and the use of information and communication technologies in education and a form for the analysis of proposals of digital narratives. This record was elaborated from a script that contains the elements that, according to the theoretical reference, should be part of the structure of a digital narrative.
Palavras-chave: Formação de Professores
Leitura e escrita
Multiletramentos
Narrativas Digitais
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Teacher training
Reading and writing
Multiliteracies
Digital Narratives
Information and communication technologies (ICT)
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: COSTA, Livia Mariana. Narrativas digitais: construção de propostas educativas para incentivo à leitura e escrita com uso de ferramentas digitais. 2017. 182 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1713
Data de defesa: 25-Jan-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LiviaCosta.pdfDissertação1,89 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.