???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1703
Tipo do documento: Dissertação
Título: A expansão da educação superior na UFMA (2010-2014) no contexto do Reuni
Título(s) alternativo(s): The expansion of higher education in UFMA (2010-2014) in the context of the Reuni
Autor: Carvalho, Evandicleia Ferreira de 
Primeiro orientador: LIMA, Lucinete Marques
Resumo: A presente pesquisa realizou-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação – nível Mestrado, da Universidade Federal do Maranhão, vinculada à linha de pesquisa Estado e Gestão Educacional. Possui como objeto de análise: “A expansão da educação superior na Ufma (2010 - 2014) no contexto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)”, confrontando os sentidos de elitização, massificação e/ou democratização desse nível de ensino nos textos oficiais e na materialização dessa política num campus universitário. Investiga-se esse processo no contexto de reforma do Estado, globalização da economia e ascensão das políticas neoliberais. Para tanto, enfocam-se transformações nas políticas de educação superior na contemporaneidade, refletindo sobre diversificação de modalidades de cursos e flexibilização curricular numa relação com documentos de organismos internacionais e acordos internacionais que vem condicionando reformas educativas de países centrais e periféricos. Reflete-se sobre os sentidos de massificação e de democratização de políticas de expansão da educação superior adotadas pelo mundo. Focaliza-se iniciativas expansionistas criadas no Brasil, nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 - 2002), Luís Inácio Lula da Silva (2003 - 2010) e primeiro governo de Dilma Vana Rousseff (2011 - 2014), discutindo repercussões em relação à massificação e/ou democratização da educação superior. Identificam-se sentidos e contradições do Reuni, com base em concepções e diretrizes da base legal, bem como na apropriação deste Programa na Ufma. Por fim, analisa-se a materialização do Reuni no processo de interiorização nesta Universidade, traduzido no desenvolvimento de cursos, no acesso e na permanência estudantil no Campus Universitário de Pinheiro. Este texto se fundamenta na base teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético e articula pesquisa bibliográfica (textos científicos sobre o tema), análise documental (leis, decretos, diretrizes do Reuni, planos, projetos e relatórios), questionários e entrevistas. Como referência utilizou-se diversos autores como Gentili (2009), Dias Sobrinho (2005; 2010), Ristoff (2008; 2014), Sguissardi (2009), Amaral (2011), Cunha (2003; 2007), Gomes (2008), Ferreira (2009; 2012), Lima, K. (2007; 2012), Lima, L. M. (2011) entre outros. As análises indicaram que a expansão da Ufma (2010 - 2014) reproduziu ambiguidades do processo global de reforma da educação superior e do texto normativo do Reuni, representando uma possibilidade restrita de ampliação das oportunidades de acesso de jovens originários da classe trabalhadora, com melhoria da infraestrutura, de recursos humanos e do ingresso de diferentes categoriais sociais nos cursos de licenciatura, mas com ocorrência de taxas expressivas de abandonos estudantis e baixo índice de conclusão dos cursos.
Abstract: The present research was carriede out in the scope of the Master Degree Program in Education at the Federal University of Maranhão (Ufma), linked to the State and Educational Management research line. It has as its object: "The expansion of higher education in Ufma (2010-2014) in the contex of the Restructurign and Expansion Program for Federal Universities (Reuni)", confronting the meanings of elitism, massification and/or democratization in this level of education in official texts and the materialization of such policy on a university campus. This process is investigated in the context of the State reform, the globalization of the economy and the rise of neoliberal policies. In order to do so, it focuses on changes in the policies of higer education in the contemporary world, reflecting on the diversification of course modalities and curricular flexibility in a relationship with international organizations documents and agreements, which are conditioning educational reforms of central and peripheral countries. It reflects on the meanings of massification and democratization relates to higher education expansion policies adopted by the worls. It focuses on expansionist initiative created in Brazil, durging Fernando Henrique Cardoso's governments (1995-2002), Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) and Dilma Vana Rousseff's first governmet (2011-2014). It discusses massification and/or democratization of higher education repercussions. It identifies the meanings and contradictions of Reuni, based on legal conceptions and guidelines, as well as on the appropriation of this Program as Ufma. Finally, we analyze the materialization of Reuni in the University's process of interiorization, translated into the development of courses, student's access and permanence at Ufma - Pinheiro Campus. This text is grounded on the theoretical-methodological basis of historical-dialectical materialism and articulates a bibliographic research (scientific text on the subject), document analysis (laws, decrees, meeting guidelines, plans, projects and reports) questionnairies and interviews. As reference, several authors were used, such as Gentili (2009), Dias Sobrinho (2005; 2010), Ristoff (2008; 2014), Sguissardi (2009), Amaral (2011), Cunha (2003), Ferreira (2009, 2012), Lima K. (2007; 2012), Lima, L. M. (2011) and others. The analysis indicates that the expansion of Ufma (2010-2014) reproduced ambiguities in the overall process of higher education reform and the normative thex of Reuni, representing a restrictes prossibility of expanding the access of young people the working class to entrance opportunities. It considers some improvement in infrastructure, human resources and the entrance of different social groups into undergraduate courses, but with the occurrence of expressive student's drop-out rates and low graduating rates.
Palavras-chave: Políticas Educacionais
Educação Superior
Reuni
Expansão
Democratização
Educational Policies
Higher education
Expansion
Democratization
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: CARVALHO, Evandicleia Ferreira de. A expansão da educação superior na UFMA (2010-2014) no contexto do Reuni. 2016. 180 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1703
Data de defesa: 28-Nov-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EvandicleiaCarvalho.pdfDissertação1,31 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.