???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1504
Tipo do documento: Dissertação
Título: A metodologia webquest na aula de literatura: um estudo de caso com alunos do 3º ano do ensino médio do IFMA
Título(s) alternativo(s): The webquest methodology in the literature class: a case study with students of the 3rd year of high school of the IFMA
Autor: Silva, Nataniel Mendes da 
Primeiro orientador: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Resumo: A pesquisa tem como propósito avaliar as potencialidades da metodologia WebQuest para o ensino e a aprendizagem de Literatura. A WebQuest é uma atividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, a informação com que os alunos interagem provém de recursos na Internet. O trabalho resulta de um estudo de caso de natureza qualitativa realizado com 31 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública federal na cidade de São Luís/Maranhão (Brasil). No decorrer do estudo são examinados os desafios e potencialidades da metodologia no que concerne ao interesse dos alunos pela discussão da obra Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector. Durante a pesquisa, foi desenvolvida e aplicada aos alunos a WebQuest intitulada Aventura na Web com Clarice Lispector. O levantamento dos dados foi realizado por meio de questionários e entrevista com os alunos. Os dados obtidos indicam que a metodologia WebQuest constitui uma boa estratégia pedagógica para o ensino de Literatura e que, quando associada às ferramentas da Web 2.0, estimula a curiosidade, a autoria, a criatividade dos alunos e o interesse pela discussão de obras literárias.
Abstract: The research is aimed at evaluating the potential of the WebQuest methodology for teaching and learning literature. A WebQuest is an inquiry-oriented activity in which some or all of the information that learners interact with comes from resources on the internet. The work from a qualitative case study carried out with 31 students of the third year from a public high school in São Luís/MA (Brazil). The challenges and potential of the methodolgy were examined regarding the students interest in discussing the book Near to the Wild Heart, by Clarice Lispector. A WebQuest entitled Web Adventure with Clarice Lispector was developed and applied to the students during the research. Data collection was conducted through that the WebQuest methodology is a good pedagogical strategy for teaching literature and when it is associated with Web 2.0 tools, it stimulates curiosity, authorship, student's creativity and interest in discussing literary works.
Palavras-chave: WebQuest
Literatura
Tecnologias da Informação e Comunicação
Colaboração
Web 2.0
Literature
Information and Communication Technologies
Collaboration
Web 2.0
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: SILVA, Nataniel Mendes da. A metodologia webquest na aula de literatura: um estudo de caso com alunos do 3º ano do ensino médio do IFMA. 2015. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1504
Data de defesa: 16-Apr-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NatanielMendesSilva.pdfDissertação4,71 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.