Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1504
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A metodologia webquest na aula de literatura: um estudo de caso com alunos do 3º ano do ensino médio do IFMA |
Título(s) alternativo(s): | The webquest methodology in the literature class: a case study with students of the 3rd year of high school of the IFMA |
Autor: | SILVA, Nataniel Mendes da |
Primeiro orientador: | BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista |
Resumo: | A pesquisa tem como propósito avaliar as potencialidades da metodologia WebQuest para o ensino e a aprendizagem de Literatura. A WebQuest é uma atividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, a informação com que os alunos interagem provém de recursos na Internet. O trabalho resulta de um estudo de caso de natureza qualitativa realizado com 31 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública federal na cidade de São Luís/Maranhão (Brasil). No decorrer do estudo são examinados os desafios e potencialidades da metodologia no que concerne ao interesse dos alunos pela discussão da obra Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector. Durante a pesquisa, foi desenvolvida e aplicada aos alunos a WebQuest intitulada Aventura na Web com Clarice Lispector. O levantamento dos dados foi realizado por meio de questionários e entrevista com os alunos. Os dados obtidos indicam que a metodologia WebQuest constitui uma boa estratégia pedagógica para o ensino de Literatura e que, quando associada às ferramentas da Web 2.0, estimula a curiosidade, a autoria, a criatividade dos alunos e o interesse pela discussão de obras literárias. |
Abstract: | The research is aimed at evaluating the potential of the WebQuest methodology for teaching and learning literature. A WebQuest is an inquiry-oriented activity in which some or all of the information that learners interact with comes from resources on the internet. The work from a qualitative case study carried out with 31 students of the third year from a public high school in São Luís/MA (Brazil). The challenges and potential of the methodolgy were examined regarding the students interest in discussing the book Near to the Wild Heart, by Clarice Lispector. A WebQuest entitled Web Adventure with Clarice Lispector was developed and applied to the students during the research. Data collection was conducted through that the WebQuest methodology is a good pedagogical strategy for teaching literature and when it is associated with Web 2.0 tools, it stimulates curiosity, authorship, student's creativity and interest in discussing literary works. |
Palavras-chave: | WebQuest Literatura Tecnologias da Informação e Comunicação Colaboração Web 2.0 Literature Information and Communication Technologies Collaboration Web 2.0 |
Área(s) do CNPq: | Tecnologia Educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH |
Citação: | SILVA, Nataniel Mendes da. A metodologia webquest na aula de literatura: um estudo de caso com alunos do 3º ano do ensino médio do IFMA. 2015. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1504 |
Data de defesa: | 16-Abr-2015 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NatanielMendesSilva.pdf | Dissertação | 4,71 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.