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Tipo do documento: Dissertação
Título: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: Interfaces entre o pensamento neoliberal e a política educacional no Brasil na década de 1990.
Título(s) alternativo(s): THE REFORM OF SECONDARY EDUCATION: Interfaces between the neo-liberal thought and educational policy in Brazil in the 1990s.
Autor: Sousa, Ana Paula Ribeiro de
Primeiro orientador: SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos
Resumo: Estudo da relação entre a política educacional brasileira, no contexto das reformas da década de 1990, e a hegemonia política do pensamento neoliberal no Brasil, no âmbito das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Enfoca elementos da conjuntura atual no sentido de reconstituir o processo de constituição da hegemonia do pensamento neoliberal a partir da crise do capitalismo na década de 1970. Analisa os aspetos gerais da reforma educacional da década de 1990, sobretudo a influência de organismos internacionais e a adesão subordinada do Estado brasileiro no sentido de absorver tais influências, materializando o consenso neoliberal na educação brasileira, tendo como foco de análise central a reforma do ensino médio e do ensino técnico, que originou a concepção de ensino médio presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Enfatiza que essa concepção se identifica ao pensamento pedagógico contemporâneo, expresso na pedagogia das competências para a empregabilidade, que fortalece o caráter da educação como um investimento econômico e eminentemente privado e em conformidade com as demandas do capitalismo neoliberal no que se refere à formação do trabalhador competitivo.
Abstract: Study of the relationships between Brazilian educational policy in the context of the reformations of the 1990 s, and the political hegemony of new liberal thought in Brazil in the ambit of National Curricular Headlines for High School. It focuses on elements of present-day conjuncture and aims at reconstructing the process of constitution of hegemony of the liberal thought from the crisis of capitalism in the 1970 s. It analyses the general features of Brazilian educational reformation of the 1990 s, especially the influences of international organisms and the subjected attachment of Brazilian State to those influences, which materializes the new liberal consensus in Brazilian education, having as central focus the reformation of High School as presented in the National Curricular Headlines. It emphasizes that that conception relies on the contemporary pedagogical thought of competences for empregability, which reinforces the view of education as an economic and private investment, in conformity with the demands of new liberal capitalism for the training of competitive workers.
Palavras-chave: Neoliberalismo
Reforma Educacional
Ensino Médio
Pedagogia das Competências para a empregabilidade
New Liberalism
Educational Reformation
High School
Pedagogy of Competences for Empregability
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SOUSA, Ana Paula Ribeiro de. THE REFORM OF SECONDARY EDUCATION: Interfaces between the neo-liberal thought and educational policy in Brazil in the 1990s.. 2008. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/145
Data de defesa: 28-Apr-2008
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