Recent Submissions
UMA PROPOSTA DE ENSINO DA RELATIVIDADE FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Neste trabalho procuramos comentar de uma forma didática e matematicamente acessível os tópicos mais relevantes para a relatividade de Galileu e da relatividade especial levando em conta a aprendizagem significativa de David Ausubel e com a colaboração dos mapas conceituais de Novak. Assim pode ser mostrado ao aluno como foi a transição da teoria Clássica para a teoria da Relatividade Moderna, isto é, como era observado o conceito de espaço na Teoria Clássica e como ficou na Teoria ...
INDUÇÃO MAGNÉTICA: Uma proposta de UEPS fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa
Este trabalho apresenta um produto educacional que reúne uma sequência didática para o ensino sobre Indução Magnética como suporte para os professores do terceiro ano do Ensino Médio. Como tal, ele descreve os aspectos históricos, conceituais, matemáticos e aplicações de uma forma não explorada nos livros didáticos. Visando mudanças significativas no ensino da Física, a pesquisa tem como problema o seguinte questionamento: é possível ensinar o conteúdo de indução magnética através d...
UMA PROPOSTA DE UEPS SOBRE TÓPICOS DE FÍSICA RELACIONADOS A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PARA O ENSINO MÉDIO
A prática docente para ensino de Física nas escolas do ensino médio precisa buscar uma maior eficiência e isso pode ser alcançado através da aplicação de novas estratégias, tais como, introdução de novos conteúdos, melhoria na aplicação de práticas pedagógicas tradicionais e a implantação de práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, o ensino de Física deve estar vinculado ao cotidiano do aluno e aos avanços da ciência e da tecnologia. O progresso tecnológico da humanidade perpassa pel...
CONSTRUÇÃO DE UMA CARTA CELESTE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud
Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados da pesquisa intitulada Construção de uma Carta Celeste para o Ensino de Astronomia: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud (1990). A justificativa da construção das cartas celestes surgiu da necessidade de oferecer um conjunto de aulas formais e não formais com o intuito de criar um elo entre os campos conceituais da Astronomia, com as observações através dessas ...
Eletromemória: um aplicativo de jogo de memória como proposta de ferramenta didática para o ensino de tópicos em eletrodinâmica
O presente estudo trata do uso de um aplicativo de jogo didático denominado “ELETROMEMÓRIA” para o ensino de física, cobrindo uma boa parte dos conteúdos de eletrodinâmica como sendo uma ferramenta que auxiliará para avaliar a aprendizagem do aluno em aulas de física. O projeto desenvolvido tem por objetivo investigar de que forma se pode proporcionar a integração de tecnologias no Ensino de Física a partir do uso de um aplicativo instalado a ser executado em dispositivos móveis, co...
O ENSINO DA ELETROSTÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM USO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Este trabalho propõe o estudo de conceitos de eletrostática através do uso de experimentos com materiais alternativos. O produto educacional que alicerça essa proposta é composto por um guia de 18 atividades experimentais, acompanhado das instruções para construção dos instrumentos necessários, além de toda a discussão dos fenômenos físicos que envolvem o funcionamento desses instrumentos. A ideia é que o aluno seja o elemento principal, participando da confecção e manipulação dos exper...
O ENSINO DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE FOGUETES DE GARRAFA PET.
Este trabalho propõe a formulação e aplicação de uma metodologia que venha a despertar, em alunos do Ensino Fundamental, o interesse pela Ciência, em particular pela Física, Astronomia e Astronáutica. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática fundamentada na Física, necessária à compreensão da Astronomia e Astronáutica, direcionada ao lançamento de foguetes. Esse trabalho foi executado em turmas do nono ano da Escola Militar Tiradentes I, localizada em São Luís do Maranhão. Na elabo...
Sequência didática: a importância dos conhecimentos prévios para a aprendizagem de termologia no sétimo ano
O presente estudo, denominado, SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A APRENDIZAGEM DE TERMOLOGIA NO SÉTIMO ANO, vinculado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) do Programa de Pós-Graduação da UFMA teve como objetivo principal elaborar uma sequência didática cujo foco é possibilitar uma estratégia pedagógica a ser aplicada no ensino dos conteúdos de Termologia contribuindo assim com o trabalho do professor em sala de aula e, consequente...
Aprendizagem de conceitos de eletrodinâmica para o ensino médio: construção e implementação de uma UEPS
O desinteresse pelo estudo da disciplina Física, tem várias causas, dentre elas tem o lugar de destaque o ensino deficitário. Esse tido como tradicional e fortemente dependente do livro didático, geralmente é praticado por meio de aulas baseadas na transmissão e acúmulo de conteúdo, em que os estudantes de forma passiva, recebem as informações e efetuam resoluções e demonstrações baseadas em fórmulas, que são determinadas pelo professor. A fim de melhorar tal cenário, propomos analisar ...
O ensino da eletrostática por meio de atividades experimentais com uso da aprendizagem significativa
Este trabalho propõe o estudo de conceitos de eletrostática através do uso de experimentos com materiais alternativos. O produto educacional que alicerça essa proposta é composto por um guia de 18 atividades experimentais, acompanhado das instruções para construção dos instrumentos necessários, além de toda a discussão dos fenômenos físicos que envolvem o funcionamento desses instrumentos. A ideia é que o aluno seja o elemento principal, participando da confecção e manipulação dos exper...
Aplicação de uma sequência didática de ensino usando a teoria dos campos conceituais para o estudo das leis de Kepler no ensino médio
O trabalho aqui proposto aborda de forma objetiva os conceitos referentes à Física sobre a movimentação dos corpos celestes e suas causas por base do conteúdo - As Leis de Kepler, à luz da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud (1990), como um instrumento para o planejamento juntamente com a metodologia da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para a análise das atividades de intervenção didática. A pesquisa foi realizada com os estudantes da 1ª série do ensino médio, no C. E....
Construcionismo de papert e o ensino-aprendizagem do efeito doppler: um kit didático de robótica com a utilização de um laboratório portátil
O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC‟s) no ensino de Física debruça-se sobre a problemática acerca da metodologia no ensino, atacando o estereótipo de uma disciplina chata, tediosa e difícil, além de contemplar a utilização de conteúdos digitais multimídia no processo de ensino-aprendizagem, bem como sua influência na mudança nas práticas do professor. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as novas modalidades de leitura e escrita potencializadas nos ambientes v...
Telemetria com o uso de arduino em lançamento de foguetes no ensino médio: uma metodologia alternativa para ensinar cinemática no lançamento oblíquo de foguetes de garrafa PET
Este trabalho apresenta um produto educacional que reúne uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa que relaciona a temática dos conceitos vistos na cinemática do lançamento oblíquo com a prática experimental por meio da telemetria de lançamento de foguete de garrafa PET. O objetivo central desta pesquisa é descrever a elaboração de um kit experimental para lançamento de foguetes de garrafas PET com uso do arduino através de cinco etapas de uma sequê...
Podcast como alternativa didática para o ensino de física no ensino médio
O Podcast é uma emissão pública descarregada segundo uma demanda, dessa forma obtendo informação em formato de áudio, que traga conteúdo com significado para o receptor. Também possui características inovadoras no processo de comunicação que se utiliza das novas tecnologias. Tomando como base o ensino, ela se apresenta como um processo midiático que emerge a partir da produção de arquivos de áudio, uma combinação de áudio, imagens e vídeos. Essa ferramenta juntamente com a radiodifusão v...
Manual para desenvolvimento de simulações em geogebra: um recurso didático para o ensino de cinemática na educação básica
Uma das principais dificuldades que encontramos no ensino de Física está na dificuldade na visualização dos fenômenos físicos, uma vez que dependem muito da abstração do aluno para serem compreendidos. Em contraponto a esta dificuldade, os aplicativos computacionais se apresentam como uma eficiente ferramenta didática, isso porque seus ambientes gráficos e dinâmicos conseguem atrair a atenção do aluno e ajudam na compreensão dos conteúdos, motivando o mesmo na busca do conhecimento. Nes...
Sequência de ensino investigativa para o estudo do efeito fotovoltaico em uma abordagem experimental na perspectiva da teoria de campos conceituais de Vergnaud
Este trabalho aborda a trajetória da construção de um produto educacional desenvolvido para promover o ensino do efeito fotovoltaico para turmas de terceiro ano do ensino médio. Este produto educacional é composto por Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) que são uma maneira organizada de promover o ensino, de modo a traduzir fenômenos físicos em problemas interessantes para os alunos, possíveis de serem resolvidos e cujas resoluções encaminhem os estudantes em direção aos conhecimentos ...
Uma sequência didática para o ensino de máquinas térmicas no ensino médio
O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino de máquinas térmicas, destinado aos professores de física ou ciências do ensino básico. Foi escolhido como eixo temático a história da ciência e as máquinas térmicas usadas pela sociedade contemporânea. O marco teórico deste trabalho foi baseado na obra de David Ausubel sobre aprendizagem significativa bem como a utilização de mapas conceituais proposto por Joseph Novak e as Unidades de Ensino Potencialme...
Construindo um balão de ar quente: uma sequência didática para a aprendizagem significativa dos conceitos de Termologia.
Atualmente, a metodologia para ensinar física no Ensino Médio ainda está fortemente ligada ao modelo instituído na educação básica no período colonial. Essa metodologia com o uso de livros didáticos (massivamente matemático e abstrato), quadro e giz, resulta em uma aprendizagem pouco significativa e tediosa comparada ao método de ensino de Ausubel. Neste contexto foi proposta uma metodologia fundamentada na Teoria de David Ausubel sobre Termologia, que possibilite ao discente um ambiente...
Desenvolvimento de uma proposta pedagógica para o ensino da cinemática através da robótica educacional
O ensino da Física na educação básica possui uma série de problemas identificados por muitos pesquisadores, que vão desde a maneira como esses conceitos são trabalhados nesta etapa, passando pela falta de motivação dos discentes e profissionais sem formação para lecionar Física, até chegar à falta de infraestrutura apropriada da sala de aula e de laboratórios para prática experimental. Associado a todas essas questões há também a concepção equivocada de alguns alunos sobre a Física no en...
A utilização de um simulador como ferramenta pedagógica para facilitar o ensino da Difração no Ensino Médio.
Durante o processo de ensino o professor sempre encontra muitas dificuldades na sua jornada, seja pelo fato do conteúdo de Física ser muito complexo e de difícil assimilação, seja pelo fato de alunos já estarem muitos desmotivados e eles já vêm com uma ideia que a Física é uma matéria não muito atrativa, abstrata e que é repassada por meio de fórmulas. Diante dessa problemática, o presente trabalho tem como objetivo mostrar que a Física tem muitas aplicações, tanto para a tecnologia...
- 31 UFMA
- 31 Dissertação
Collections in this community
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA [31]
Esta coleção contém as dissertações defendidas no âmbito do Programa de Mestrado Profissional Nacional em Ensino de Física da UFMA.