Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/123
Tipo do documento: Dissertação
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE HISTÓRIA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CIDADANIA: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): THE CONTRIBUTIONS OF THE EDUCATION OF HISTORY TO THE PROCESS OF FORMATION OF THE CITIZENSHIP: a case study
Autor: Ferreira, Delcineide Maria da Conceição
Primeiro orientador: Rapõso, Maria da Conceição Brenha
Resumo: O presente trabalho procura evidenciar as contribuições que o ensino da História pode oferecer ao aluno do Ensino Médio mediante uma prática pedagógica que leve em consideração a análise e a reflexão. Diante do quadro caótico da educação pública (e também privada) de nosso país, e especialmente em nosso Estado, consideramos oportuna a preocupação com um ensino que oriente para a participação ativa e crítica do indivíduo frente às diferentes instâncias sociais, um ensino capaz de possibilitar ao aluno situar-se no mundo, perceber-se um ser que transforma, constrói, participa. Entretanto, não deixamos de ressaltar os limites que uma sociedade acostumada a definir posições impõe a uma educação desse tipo. A pesquisa encaminhar-se-á a partir da análise teórica e de entrevistas gravadas com professores de duas escolas públicas de São Luís MA (Liceu Maranhense e Complexo Educacional Edison Lobão), e posteriormente procederemos à elaboração do relatório da pesquisa de campo com parte da dissertação.
Abstract: The present paper seeks to evidence all contribtions that the teaching of History can offer to High School students (as well as other levels; we stressed High School students due to the theoretical cut of this study) through a pedagogic pratice that takes in consideration analysis and reflexion. This way, facing the chaotic picture of public education (as well private one) in Brazil, especially in the State os Maranhão, the worry about a teaching im which it is possibile the active and critical participation of the person before different social instances is considered here very importat. A theaching capable of make possibile for students to find themselves in modern world as well as see themselves as human beings who cam transform, build an participate. However, it has to be stressed that the limits of a society acostumated to define positions require an education of this kind. The research will be conducted from the theoretical analysis as well as interviews with teachers from two public schools in São Luís City (Liceu Maranhense High School and Complexo Educacional Edison Lobão High School); afterward, there will be elaborated a report of the research as part of a future dissertation.
Palavras-chave: História
Ensino
Cidadania
Ensino Médio
History
Teaching
Citizenship
High school teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: FERREIRA, Delcineide Maria da Conceição. THE CONTRIBUTIONS OF THE EDUCATION OF HISTORY TO THE PROCESS OF FORMATION OF THE CITIZENSHIP: a case study. 2006. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/123
Data de defesa: 14-Jan-2006
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
delcineide maria ferreira.pdf808,78 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.