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Tipo do documento: Dissertação
Título: O estágio curricular em Letras da UFMA e a profissionalização docente
Autor: Monteiro, Ednete Gomes 
Primeiro orientador: Melo, Maria Alice
Resumo: Neste trabalho, analisamos o estágio curricular do curso de Letras da UFMA desenvolvido no Colégio Universitário, escola de aplicação da referida IES. Buscamos perceber de que forma esse componente curricular pode contribuir para a formação do profissional da educação. A pesquisa construiu-se a partir das discussões ensejadas no grupo de pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente do Mestrado em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMA, tendo como objetivo geral analisar o Estágio Curricular do curso de Letras da UFMA desenvolvido no Colégio Universitário como expressão da articulação de saberes curriculares e das ciências da educação, na construção da profissionalização docente. Por ser uma investigação qualitativa, o estudo de caso e o de caso único foram os caminhos percorridos para buscar respostas a nossa inquietação, pois ressaltamos o estágio dos cursos de licenciatura e dentre eles o de Letras da IES citada anteriormente. Para que obtivéssemos êxito na pesquisa, fizemos a leitura aprofundada de diversos autores que pudessem respaldar a nossa investigação no que tange o enfoque desejado que é o estágio curricular e a formação profissional, tais como: Altet, Perrenoud, Paquay e Charlier (2001); Araújo (2012); Brito (2006); Candau (1987); Everton (2013); Franco (2012); Freire (2002); Freitas (2012); Godson (2008); Gomes (2011); Guedes (2006); Leite (2008); Libâneo (2013); Lima (2001); Perrenoud (2000, 2002); Pimenta (2012), Ramalho (2003 Severino (2007); Tardif (2013); Veiga & Rezende (2000) e outros. Realizamos a leitura e análise de documentos referentes ao objeto de estudo, tais como: LDB nº 4.024/ 61, Lei da Reforma Universitária 5.540/ 68, LDB nº 5692/ 71, as leis que instituem o I e o II PND, a LDB nº 9394/ 96 e suas reformulações posteriores, as Resoluções que criaram as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Letras e o Projeto Político Pedagógico do curso de Letras da UFMA (2009). Além da pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos envolvidos na investigação: alunos do curso de Letras, o supervisor docente (professor do curso) e os supervisores técnicos (professores do Colun). Os dados coletados foram analisados tendo como referência os autores que deram suporte ao estudo. Os resultados da pesquisa indicaram que os alunos de Letras apresentam dificuldades em perceber como os saberes curriculares devem se articular com os das ciências da educação, ainda que percebam o valor atribuído a esses saberes.Encontramos nas respostas dadas pelos sujeitos entrevistados a compreensão que possuem do papel do estágio de Letras na profissionalização do professor e como os saberes que adquirem se articulam entre si e com o estágio a fim de os capacitá-los para o exercício da docência. Sentimos a necessidade de buscar saídas concretas para tentar solucionar a questão da articulação dos saberes adquiridos nos períodos anteriores com o estágio de Letras na perspectiva de uma formação profissional mais eficiente para o desempenho das atividades educativas em conformidade com o contexto escolar.
Abstract: Analysis of UFMA's curricular training of Portuguese Language and Portuguese and Brazilian Litterature developed at the University School of Application (COLUN). We seek to understand how this curriculum component can contribute to the formation of professional educators. The research was constructed from discussions within the Research Group School Curriculum, Training and Docent Work of UFMA's Masters in Education Program with the main goal of analyzing the curricular training of Portuguese Language and Portuguese and Brazilian Litterature developed at the University School of Application (COLUN) as an expression of the articulation of curricular knowledge and the Sciences of Education in the construction of docent professionalization. As a qualitative research, case study and single case study were the paths chosen to seek answers to our concerns, because we emphasize the training of graduation courses and among them UFMA's Portuguese Language and Portuguese and Brazilian Litterature. In order to achieve success in our research, we did a depth reading of various authors who could endorse our research as well as documents relating to the study object. In addition to the bibliographical and documental research, semi-structured interviews with the subjects involved in the research were conducted. The data were analyzed in view of the authors who the study. The results indicated that the apprentices have difficulties to understand how curricular knowledge should be linked with the Science of Education, even though they realize the value of such knowledge. In the answers given by the subjects in the interviews, we came to find the understanding that they have on the role of the curricular training at their professionalization and how the knowledge they acquire articulate with the curricular training to the enable them to carry out teaching. We feel the need to seek concrete solutions to try to improve the relationship between the knowledge acquired in along the graduation and the curricular training, in order develop a more efficient performance at educational activities in accordance with school context.
Palavras-chave: Estágio
Letras
Saberes
Profissionalização
Docência
Training
Language and Litterature
Knowledge
Professionalisation
Teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: MESTRADO EM EDUCAÇÃO
Citação: MONTEIRO, Ednete Gomes. O estágio curricular em Letras da UFMA e a profissionalização docente. 2015. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2:8080/tede/handle/tede/113
Data de defesa: 30-Set-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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