???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/100
Tipo do documento: Dissertação
Título: A FORMAÇÃO CONTINUDADE DE PROFESSORES QUE ATUAM NO PROEJA NO CONTEXTO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA)
Título(s) alternativo(s): TEACHER CONTINUOUS TRAINING ACTING IN PROEJA IN THE CONTEXT OF THE INSTITUTE MARANHÃO FEDERAL (IFMA)
Autor: Coutinho, Suzana Andreia Santos 
Primeiro orientador: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Resumo: A presente pesquisa insere-se no grupo de pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente, da Universidade Federal do Maranhão. Refere--se ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA e tem como objetivo analisar a formação continuada dos professores que atuam no PROEJA do IFMA. Neste estudo adota-se como metodologia a pesquisa qualitativa, por considera-se que esta é importante em relação ao objeto pesquisado, levando em consideração a realidade objetiva em que se encontra a pesquisa em análise. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, por possibilitar ao pesquisador uma compreensão maior sobre o objeto pesquisado, por meio das fontes teóricas e a pesquisa documental, por ser um referencial teórico fundamentado em documentos originais referentes à pesquisa sem nenhuma intervenção do pesquisador. Como técnica de pesquisa adotou-se a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os sujeitos participantes da pesquisa foram duas (02) coordenadoras pedagógicas e dez (10) professores que atuam no curso Técnico em Agropecuária PROEJA, totalizando um conjunto de doze (12) sujeitos pesquisados, com o intuito de extrair as percepções acerca da formação continuada de professores do PROEJA. Esta pesquisa está fundamentada teoricamente nos estudos de:Arroyo (1997); Azevedo (2006); Candau (1997); Libâneo (2004); Nóvoa (1991); Paiva (1973); Sacristán (1998); Soares (2007); Triviños (1995); Alves-Mazzotti (2006); Poupart (2010); Haddad (1991); Giroux (1997); Gatti (1997); Freire (2005); Contreras (2002); Althusser (1976); e também em documentos referentes ao PROEJA. Com esse estudo, verificou-se a importância da formação continuada para os professores que atuam no PROEJA, Campus Maracanã, para que tenham uma formação cada vez mais sólida, buscando sempre o aprimoramento da prática educativa, a fim de desenvolverem suas atividades pedagógicas de modo a alcançar a aprendizagem dos alunos, principalmente daqueles, oriundos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desse modo, a pesquisa confirma a importância dessa formação continuada, para que se sintam mais preparados para o cotidiano de sala de aula com esse público-alvo, que tem sua singularidade.
Abstract: This research is part of the research group "School Curriculum, Training and Teaching Work," the Federal University of Maranhão. Refers - to the National Professional Education Program Integration with the Basic Education of Youth and Adult Education Mode - PROEJA and aims to analyze the ongoing training of teachers who work in PROEJA of IFMA. In this study it is adopted as a qualitative research methodology, for it is considered that this is important in relation to the researched object, taking into account the objective reality it is in the research under review. We used the literature search, by enabling the researcher to a greater understanding of the researched object, by means of theoretical sources and documentary research, as a theoretical framework based on original documents related to the research without any intervention by the researcher. As research technique adopted the semi-structured interview for data collection. The subjects of the research were two (02) pedagogical coordinators and ten (10) teachers working in the Agricultural Technical ongoing PROEJA totaling a set of twelve (12) individuals surveyed, in order to extract the perceptions of continuing education PROEJA teachers. This research is theoretically based on studies of: Arroyo (1997); Azevedo (2006); Candau (1997); Libâneo (2004); Nóvoa (1991); Paiva (1973); Sacristan (1998); Soares (2007); Triviños (1995); Alves-Mazzotti (2006); Poupart (2010); Haddad (1991); Giroux (1997); Gatti (1997); Freire (2005); Contreras (2002); Althusser (1976); and also documents pertaining to PROEJA. With this study, it was the importance of continuing training for teachers who work in PROEJA, Campus Maracanã, so that they have an increasingly strong background, always looking for the improvement of educational practice in order to develop their teaching activities so achieve student learning, especially those originating from the Youth and Adult Education (EJA). Thus, the research confirms the importance of continuing education, so that they feel more prepared for the classroom everyday with this audience, which has its uniqueness.
Palavras-chave: Formação Continuadade Professores
EJA
PROEJA
Continuing teacher training
EJA
PROEJA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: COUTINHO, Suzana Andreia Santos. TEACHER CONTINUOUS TRAINING ACTING IN PROEJA IN THE CONTEXT OF THE INSTITUTE MARANHÃO FEDERAL (IFMA). 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/100
Data de defesa: 8-Jul-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File SizeFormat 
DissertacaoSUZANAANDREIASANTOSCOUTINHO2015.pdf771,55 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.