???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/52
Tipo do documento: Dissertação
Título: JORNALISMO CIENTÍFICO OU PROMOÇÃO INSTITUCIONAL? Análise das regularidades discursivas no jornalismo científico da UFMA, IFMA e UEMA
Título(s) alternativo(s): SCIENTIFIC JOURNALISM OR INSTITUTIONAL PROMOTION? Analysis of discursive regularities in scientific journalism of the UFMA, IFMA and UEMA
Autor: Gomes, Romulo Fernando Lemos 
Primeiro orientador: SILVA, Silvano Alves Bezerra da
Resumo: Discussão do papel educativo desempenhado pelo jornalismo científico. Centra suas atenções sobre o exercício jornalístico das assessorias de comunicação das maiores instituições de ensino superior do Maranhão: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O objetivo é investigar se o jornalismo científico produzido nessas três instituições atinge propósitos educativos consistentes, de modo a atender necessidades de formação de cultura científica. Toma-se como suporte a Teoria Social do Discurso, de Norman Fairclough (2001), que percebe o discurso como tridimensional: texto, prática discursiva e prática social. Em entrevista com chefes das assessorias de comunicação dessas instituições, levantou-se condições de produção do discurso da divulgação de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). A análise apontou a coexistência entre discurso da ciência, discurso do jornalismo científico e discurso de promoção institucional. A partir de relações intertextuais e interdiscursivas, esses campos se alternam ou se justapõem para cumprir propósitos de manutenção hegemônica, sem atenção significativa à dimensão educativa do jornalismo científico.
Abstract: Discussion of the educational role of science journalism. Focuses attention on the exercise of journalistic communication advising of the largest institutions of higher education in Maranhão: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). The objective is to investigate whether science journalism produced in public institutions achieves consistent educational purposes, to meet the training needs of scientific culture. Is taken as support for Social Theory of Discourse, Norman Fairclough (2001), who sees the speech as three dimensional: text, discursive practice and social practice. In an interview with heads of communications consultancies such institutions rose up the policies to make possible the formulation of discourse dissemination of science, technology and innovation. The analysis showed the coexistence of discourse science, discourse science journalism and discourse institutional promotion. From interdiscursive and intertextual relations, these fields alternate or overlap to fulfill hegemonic maintenance purposes, without significant attention to the educational dimension of science journalism.
Palavras-chave: Jornalismo Científico
Educação
Assessoria de Comunicação
Discurso
Science Journalism
Education
Communication Advisor
Discourse Analysis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Cultura e Sociedade
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: GOMES, Romulo Fernando Lemos. SCIENTIFIC JOURNALISM OR INSTITUTIONAL PROMOTION? Analysis of discursive regularities in scientific journalism of the UFMA, IFMA and UEMA. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/52
Data de defesa: 20-Dec-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Romulo.pdf1,75 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.