Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5
Tipo do documento: Dissertação
Título: MEDIAÇÃO DO CINEMA BRASILEIRO: o gênero comédia e a linguagem cinematográfica como categorias mediadoras dos filmes longa-metragem nacionais no período da Retomada (1993-2013)
Título(s) alternativo(s): MEDIATION OF BRAZILIAN CINEMA: the genre comedy and film language as mediating categories of domestic feature films in the period Resume (1993-2013)
Autor: Aranha, Stella Pereira 
Primeiro orientador: SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá de
Resumo: Discute como o gênero comédia e a linguagem cinematográfica atuam enquanto categorias mediadoras do cinema brasileiro. Apresenta revisão teórica acerca de uma perspectiva interdisciplinar que envolve arte, comunicação e sociologia, esclarecendo as diversas acepções do termo mediação. Define sob qual ponto de vista a mediação do cinema brasileiro é abordada na presente pesquisa. Explica como a familiaridade do público com a estética da linguagem televisiva, transposta para os filmes brasileiros, condiciona o olhar do espectador no país. Estuda como a tradição do humor tornou-se uma das manifestações culturais mais bem recebidas pelo espectador brasileiro, demostrando como o gênero comédia, no decorrer da história do cinema no país, desenvolveu um modus operandi capaz de gerar rentabilidade para o setor em sucessivos ciclos de humor no cinema nacional. Narra as dificuldades encontradas no decorrer da pesquisa, reforçando a confirmação das hipóteses iniciais e indicando os caminhos para continuidade da investigação.
Abstract: This lecture discuss how the comedy and the cinematographical language work as intermediary cathegories of Brazilian cinema. It shows a theorical review about an interdisciplinary perspective that envolves art, communication and sociology, clearing the various meanings of the term mediation. It defines by what point of view the mediation of Brazilian cinema is broached at this research. It explains how the public become familiar with the esthetics of TV language, transposed to the Brazilian movies, it stipulates the look of the spectator in the country. It establishes how the humor tradition is one of the most best received cultural manifestation by Brazilian spectator, demonstrating how comedy, in the history of the cinema in Brazil, developed a way of operation to make the sector lucrative in progressive humor cycles on national cinema. It relates the difficulties found in the research, reinforcing the confirmation of the inicial theories and indicating the courses to continue the investigation.
Palavras-chave: mediação
cinema
público
comédia
linguagem
mediation
cinema
public
comedy
language
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Cultura e Sociedade
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/5
Data de defesa: 28-Ago-2014
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_STELLA PEREIRA ARANHA.pdf2,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.