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Tipo do documento: Dissertação
Título: MÚSICA POPULAR MARANHENSE E A QUESTÃO DA IDENTIDADE CULTURAL REGIONAL
Título(s) alternativo(s): MARANHENSE POPULAR MUSIC AND THE QUESTION OF REGIONAL CULTURAL IDENTITY
Autor: Santos, Ricarte Almeida 
Primeiro orientador: CORRÊA, Norton Figueiredo
Primeiro membro da banca: Lima, Jarbas Couto e
Resumo: O trabalho busca investigar o surgimento e desenvolvimento de uma música popular moderna produzida no Maranhão a partir da incorporação de símbolos e elementos da cultura popular pela música de compositores maranhenses, em meados da década de 1970, e sua posterior aproximação com as ferramentas da indústria cultural no contexto político do Maranhão. A gravação do LP Bandeira de Aço, de Papete, em 1978, reunindo composições de Cesar Teixeira, Josias Sobrinho, Sérgio Habibe (e Ronaldo Mota) garante grande visibilidade à então nascente música popular e passa a provocar maior aceitação da sociedade dessa nova estética musical e das manifestações da cultura popular. As análises contidas no presente trabalho fundamentam-se teoricamente em Thompson e Geertz, principalmente, e procuram analisar também a expansão do fenômeno a partir da rádio Mirante FM, na década de 1980, e a relação dessa produção com a indústria cultural e política.
Abstract: The work seeks to investigate the appearance and the development of a modern popular music produced in the state of Maranhão, starting with the incorporation of symbols and elements from popular culture by the music of composers from this referred state, in the mid of the 1970 s, and is later forthcoming with the tools of the cultural industry in the political context of Maranhão. The recording of the LP Bandeira de Aço , by Papete, in 1978, gathering compositions from Cesar Texeira, Josias Sobrinho, Sérgio Habibe (and Ronaldo Mota) assured that a large visibility was given to the rising popular music and started to generate a better acceptance from society of that new musical aesthetics and the expression of popular culture. The analysis contained in the present work are theoretically based on Thompson and Geertz, mainly, and also aims to analyze the expansion of the phenomena as from the onset of Mirante FM radio station, in the 1980 s, and the relation of that production with the cultural and political industry.
Palavras-chave: Música Popular Maranhense
Poder Simbólico
Identidade Cultural
Indústria Cultural
Popular Music from Maranhão
Symbolic Migh
Cultural Identity
Cultural Industry
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Cultura e Sociedade
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: SANTOS, Ricarte Almeida. MARANHENSE POPULAR MUSIC AND THE QUESTION OF REGIONAL CULTURAL IDENTITY. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/48
Data de defesa: 11-Dec-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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