???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/47
Tipo do documento: Dissertação
Título: CULTURA E EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU: uma análise do Emílio
Título(s) alternativo(s): CULTURE ET EDUCATION DANS ROUSSEAU: une analyse de Emilio
Autor: Costa, Maria do Socorro Gonçalves da 
Primeiro orientador: MANZKE, José Fernando
Resumo: Investigação sobre a relação entre cultura e educação na obra Emílio ou Da Educação, do filósofo Jean-Jacques Rousseau, com base na análise dos livros I, II, III e IV. Para tanto, parte-se do contexto moderno em que surgem suas primeiras ideias; em seguida, serão apresentas suas ideias a respeito da educação, apontando-se que o Emílio pode configurar uma Paideia no sentido grego de formação integral. Analisa-se cada um dos livros indicados, observando-se as espécies de educação que compõem as fases formativas da criança: educação sensitiva, educação moral e educação intelectiva, acompanhando o personagem Emílio até a idade adulta, momento em que ele entra em contato com a vida sociocultural.
Abstract: Recherche sur la relation entre culture et éducation en Emilio ou L'éducation, du philosophe Jean-Jacques Rousseau, basée sur une analyse des livres I, II, III et IV. Pour ce la, a consideré le contexte moderne oú se pose ses premières idées; puis seront présenté leurs idées sur l'éducation, soulignant que Emilio peut configurer une Paideia dans le sens grec de formation intégrale. L étude a analysé chacun des livres énumérés, notant les types d'éducation qui composent les étapes de formation de l'enfant: éducation sensorielle, l'éducation morale et l éducation intellectif, suivant le caractère Emilio jusqu'à l'âge adulte, quand il est en contact avec la vie culturelle et sociale.
Palavras-chave: Educação
Cultura
Formação Integral
Crianças
Jean-Jacques Rousseau
Education
Culture
Éducation intégrale
Enfant
Jean-Jacques Rousseau
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Cultura e Sociedade
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: COSTA, Maria do Socorro Gonçalves da. CULTURE ET EDUCATION DANS ROUSSEAU: une analyse de Emilio. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/47
Data de defesa: 8-Aug-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Files in This Item:
File SizeFormat 
dissertacao Maria do Socorro.pdf850,47 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.