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dc.creatorLIMA, Janielle Ferreira de Brito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0908510705942770por
dc.contributor.advisor1BATISTA, Rosângela Fernandes Lucena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3936205532436748por
dc.contributor.referee1BATISTA, Rosângela Fernandes Lucena-
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dc.contributor.referee2REGO, Adriana Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7001225083239682por
dc.contributor.referee3SOUSA, Silvia Helena Cavalcante de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2977313003340231por
dc.contributor.referee4ALMEIDA, Cecilia Claudia Costa Ribeiro de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1783658679814263por
dc.contributor.referee5SIMÕES, Vanda Maria Ferreira-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4024829764707677por
dc.date.accessioned2022-12-13T13:55:10Z-
dc.date.issued2022-11-18-
dc.identifier.citationLIMA, Janielle Ferreira de Brito. Fatores perinatais e da infância e a inteligência na adolescência: Estudo longitudinal em uma coorte brasileira. 2022. 13 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva /CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4430-
dc.description.resumoObjetivo: Analisar os caminhos da associação entre a SES ao nascer e na infância, RCIU e sintomas depressivos na infância e o QI no final da adolescência em participantes da coorte do consórcio RPS de São Luís. Métodos: Trata-se de um estudo analítico longitudinal, prospectivo, de dados da coorte brasileira de nascimentos do consórcio RPS de São Luís - MA (1997/1998), com seguimento dos sujeitos na infância e final da adolescência. No primeiro artigo foram utilizados dados da coorte em dois momentos: 1997/98 (nascimento) e 2015/16 (adolescência). Utilizando modelagem de equações estruturais construiu-se um modelo de análise de caminhos para testar a associação entre a restrição do crescimento intrauterino (RCIU) e as variáveis socioeconômicas no nascimento e o QI na adolescência e estimar as relações lineares entre as variáveis. De acordo com o modelo teórico proposto, as variáveis socioeconômicas e demográficas, observadas no nascimento do participante, ocuparam a posição mais distal e determinaram o ganho de peso gestacional, RCIU, nascimento pré-termo e baixo peso ao nascer, que determinaram a escolaridade do adolescente e seu QI. No segundo artigo foram utilizados dados da coorte em dois momentos: 2005/06 (infância) e 2015/16 (adolescência). Também empregando modelagem de equações estruturais e construiu-se um modelo híbrido composto por análise fatorial confirmatória, para construção da variável latente função cognitiva na infância, e por análise de caminhos, para testar os caminhos da associação entre os sintomas depressivos na infância e o QI na adolescência e estimar as relações lineares entre as variáveis. De acordo com o modelo teórico proposto, as variáveis socioeconômicas da família, observadas durante a infância do participante, ocuparam a posição mais distal e determinaram a presença de sintomas depressivos, o estado nutricional e a função cognitiva da criança, que determinaram a escolaridade do adolescente e seu QI. Resultados: Os resultados do artigo 1 evidenciaram que a RCIU não apresentou efeito sobre o QI (p-valor = 0,178). Entre as variáveis socioeconômicas observadas no nascimento, a escolaridade paterna apresentou efeito total e direto positivo de 0,286 DP (p-valor < 0,001) sobre a média do QI na adolescência, que corresponde a uma elevação de 3,20 pontos no QI a cada elevação do nível de escolaridade paterna. Os resultados do artigo 2 mostram que a presença de sintomas depressivos na infância gerou redução de 0,342 desvio-padrão (DP), -3,83 pontos, no QI médio dos adolescentes (p-valor <0,001). A função cognitiva na infância apresentou efeito total e direto positivo (coeficiente padronizado [CP] = 0,701; p-valor<0,001) sobre o QI, elevando 7,84 pontos a cada aumento do nível. Identificou se efeito indireto positivo do estado nutricional infantil (CP = 0,194; p-valor = 0,045), escolaridade do chefe da família (CP = 0,162; p-valor = 0,036) e da mãe da criança, este último mediado pela função cognitiva na infância (CP = 0,215; p-valor = 0,012), sobre o QI dos adolescentes. Conclusão: Maiores níveis de escolaridade paterna no nascimento e materna e do chefe da família durante a infância geraram efeito positivo de longo prazo sobre a inteligência, elevando a pontuação do QI no final da adolescência. Além disso, a presença de sintomas depressivos na infância gerou efeito negativo de longo prazo sobre a inteligência, reduzindo a pontuação do QI dos adolescentes. Esses resultados contribuem para a compreensão da influência de características psicológicas e ambientais no desenvolvimento intelectual do nascimento à idade adulta.por
dc.description.abstractObjective: To analyze the pathways of association between SES at birth and in childhood, IUGR and depressive symptoms in childhood and IQ in late adolescence in participants of the cohort of the São Luís RPS consortium. Methods: This is a longitudinal, prospective analytical study of data from the Brazilian birth cohort of the RPS consortium in São Luís - MA (1997/1998), with follow-up of subjects during childhood and late adolescence. In the first article, data from the cohort were used in two moments: 1997/98 (birth) and 2015/16 (adolescence). Using structural equation modeling, a path analysis model was built to test the association between intrauterine growth restriction (IUGR) and socioeconomic variables at birth and IQ in adolescence and to estimate the linear relationships between the variables. According to the proposed theoretical model, the socioeconomic and demographic variables, observed at the participant's birth, occupied the most distal position and determined the gestational weight gain, IUGR, preterm birth and low birth weight, which determined the education of the participant. teenager and his IQ. In the second article, data from the cohort were used in two moments: 2005/06 (childhood) and 2015/16 (adolescence). Also, using structural equation modeling, a hybrid model was built, consisting of confirmatory factor analysis, to build the latent variable cognitive function in childhood, and by path analysis, to test the paths of association between depressive symptoms in childhood and IQ in adolescence and estimate the linear relationships between the variables. According to the proposed theoretical model, the socioeconomic variables of the family, observed during the participant's childhood, occupied the most distal position and determined the presence of depressive symptoms, nutritional status and cognitive function of the child, which determined the adolescent's education and your IQ. Results: The results of article 1 showed that IUGR had no effect on IQ (p-value = 0.178). Among the socioeconomic variables observed at birth, paternal education had a total and direct positive effect of 0.286 SD (p-value < 0.001) on the average IQ in adolescence, which corresponds to an increase of 3.20 points in IQ at each increase the level of parental education. The results of article 2 show that the presence of depressive symptoms in childhood generated a reduction of 0.342 standard deviation (SD), -3.83 points, in the average IQ of adolescents (p-value <0.001). Cognitive function in childhood had a positive total and direct effect (standardized coefficient [PC] = 0.701; p-value <0.001) on IQ, increasing 7.84 points with each increase in the level. A positive indirect effect was identified for the child's nutritional status (PC = 0.194; p-value = 0.045), education of the head of the family (PC = 0.162; p-value = 0.036) and of the child's mother, the latter mediated by cognitive function in childhood (PC = 0.215; p-value = 0.012), on the IQ of adolescents. Conclusion: Higher levels of paternal education at birth and maternal and head of household education during childhood had a long-term positive effect on intelligence, raising IQ scores in late adolescence. In addition, the presence of depressive symptoms in childhood had a negative long-term effect on intelligence, reducing the IQ scores of adolescents. These results contribute to understanding the influence of psychological and environmental characteristics on intellectual development from birth to adulthood.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-12-13T13:55:10Z No. of bitstreams: 1 JANIELLE FERREIRA DE BRITO LIMAvec.pdf: 3321553 bytes, checksum: 71ca7a839eec0842e1510961e160079b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-13T13:55:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JANIELLE FERREIRA DE BRITO LIMAvec.pdf: 3321553 bytes, checksum: 71ca7a839eec0842e1510961e160079b (MD5) Previous issue date: 2022-11-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA/CCBSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteligência;por
dc.subjectRetardo do Crescimento Fetal;por
dc.subjectDepressão;por
dc.subjectCriança;por
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectIntelligence;eng
dc.subjectFetal Growth Retardation;eng
dc.subjectDepression;eng
dc.subjectChild;eng
dc.subjectAdolescenteng
dc.subject.cnpqMedicina Preventivapor
dc.titleFatores perinatais e da infância e a inteligência na adolescência: Estudo longitudinal em uma coorte brasileirapor
dc.title.alternativePerinatal and childhood factors and intelligence in adolescence: A longitudinal study in a Brazilian cohorteng
dc.typeTesepor
dc.typeDocumento sob sigilo. Prazo para liberação: Dezembro de 2023. Motivo: Artigo 1 da tese ainda não está publicado.por
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