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Tipo do documento: Dissertação
Título: PROBLEMA DE ALOCAÇÃO DE BERÇOS EM PORTOS GRANELEIROS COM RESTRIÇÕES DE ESTOQUE E CONDIÇÕES FAVORÁVEIS DE MARÉ
Título(s) alternativo(s): PROBLEM OF ALLOCATION OF CRADLES IN PORTS GRANARY SHIPS WITH SUPPLY RESTRICTIONS AND CONDITIONS FAVORABLE OF TIDE
Autor: Barros, Victor Hugo 
Primeiro orientador: Paiva, Anselmo Cardoso
Primeiro coorientador: Oliveira, Alexandre César Muniz de
Primeiro membro da banca: Silva, Aristófanes Corrêa
Resumo: O Problema de Alocação de Berços em Portos Graneleiros com Restrições de Estoque e Condições Favoráveis de Maré é abordado neste trabalho. Um berço define um local especifico ao longo do cais onde um carregador de navio está disponível para carregar ou descarregar navios, acomodando apenas um navio por vez. Em portos que sofrem a influência da variação das marés, as condições de navegação dependem de condições favoráveis de maré, uma vez que a profundidade na maré baixa restringe a movimentação de navios. Alguns terminais no complexo portuário de São Luís, Maranhão, estão associados a importantes empresas multinacionais que mantêm um forte controle sobre os níveis de estoque de seus produtos. Uma vez que o nível de estoque, por vezes, depende de um processo contínuo de consumo ou produção de granéis, a tomada de decisão de carregar ou descarregar navios deve levar em conta as cargas armazenadas nos pátios do porto. Desta forma, um critério básico para tomadas de decisão é dar prioridade aos navios relacionada aos níveis mais críticos de estoque. Este trabalho apresenta dois modelos de programação linear baseado no problema de transporte para representar o problema abordado. Algumas instâncias do problema puderam ser resolvidas por um solver comercial. Como alternativa suas instâncias maiores, que exigem grande tempo de execução, uma implementação do Simulated Annealing (SA) e do algoritmo conhecido como Algoritmo de Treinamento Populacional para Programação Linear (ATP/PL) são empregadas para resolução do problema.
Abstract: The problem of allocating berth positions for vessels in tidal grain port terminals is discussed in this work. A berth defines a specific location alongside a quay where a ship loader is available for loading or unloading vessels, accommodating only one vessel at time. In tidal ports, draft conditions depend on high tide conditions, since available depth under the low tide is not adequate to the movement of ships. Some port terminals at the port complex of São Luís, Maranhão, are associated to important transnational enterprises which maintain a strong control over the stock level of their goods. Since the stock level sometimes depends on a continuous process of consumption or production of grains, the decision making of loading or unloading vessels must contemplate the amount of the grain stored in the port yards. Therefore, a basic criterion for decision making is to give priority to the vessels related to the most critical grain stock level. This paper presents two integer linear programming models based on the transportation problem to represent the discussed problem. Some problem instances could be solved by a commercial solver. As an alternative to larger instances, which require large running time, an implementation of Simulated Annealing (SA) and the algorithm known as Population Training Algorithm for Linear Programming (PTA/LP) are used to solve the problem.
Palavras-chave: Programação linear
Problema de alocação de berços
Portos com restrições de maré
Controle de estoque
Linear programming
Berth allocation problem
Tidal ports
Stock control
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE::ANALISE ESTOCASTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Engenharia
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET
Citação: BARROS, Victor Hugo. PROBLEM OF ALLOCATION OF CRADLES IN PORTS GRANARY SHIPS WITH SUPPLY RESTRICTIONS AND CONDITIONS FAVORABLE OF TIDE. 2010. 85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2:8080/tede/handle/tede/434
Data de defesa: 22-Mar-2010
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

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