Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/430
Tipo do documento: Dissertação
Título: MODELAGEM PARA O SOFTWARE VIRTUAL-TANEB BASEADO NA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM PARA AVALIAR O RENDIMENTO DOS ALUNOS
Título(s) alternativo(s): MODELING SOFTWARE FOR VIRTUAL Taneb-BASED THEORY THE RESPONSE TO ITEM TO EVALUATE THE PERFORMANCE OF STUDENTS
Autor: Veras, Jaclason Machado
Primeiro orientador: Labidi, Sofiane
Primeiro membro da banca: Abdelouahab, Zair
Resumo: Esse trabalho propõe uma modelagem geral para um software educacional que atuará na verificação do conhecimento de geometria de alunos da quarta série do ensino fundamental. O Virtual-TANEB estará baseado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) que é um instrumento avaliativo usado no Brasil originado a partir das diretrizes do National Assessment of Educational Progress (NAEP), que, atualmente, é aplicado de forma manual por meio de cadernos de provas. Uma das motivações para o desenvolvimento dessa ferramenta foi reduzir o tempo de entrega dos resultados obtidos, através da resolução dos cadernos de provas, obedecendo à Matriz Curricular da Educação Básica. Outra motivação foi a inclusão da Teoria da Resposta ao Item (TRI) como quantificadora e qualificadora da avaliação educacional, permitindo uma análise estatística a partir de itens como elementos centrais da prova, visto a necessidade de acompanhar o processo de evolução dos sistemas de avaliação educacional. Porém, existem fatores que suprimem a utilização da TRI em larga escala, tais como: a personalização de cada aplicação e a complexidade matemática dos métodos envolvidos. Este protótipo de software educacional será aplicado às escolas do ensino fundamental no Estado do Maranhão, Brasil. Ele se adaptará ao nível cognitivo dos alunos através da inclusão de recursos provenientes da área de Inteligência Artificial e, além disso, possibilitará uma análise mais efetiva do conhecimento dos alunos usando a TRI sobre as respostas efetuadas. O Virtual-TANEB irá proporcionar alguns benefícios para a sociedade, como favorecer a longo prazo a redução de investimento econômico no processo de avaliação, resultando em melhorias para gerações presentes e futuras. Outro beneficio é a adequação desse software a outros sistemas de avaliação, por exemplo, Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Prova Brasil, dentre outros. No futuro, mediante uma adaptação no software Virtual-TANEB, haverá a possibilidade de realizar a inclusão de outras disciplinas à prova.
Abstract: This work proposes a general modeling for an educational software which will serve to verify the knowledge of geometry of fourth grade students of elementary school. The Virtual-Taneb will be based on Basic Education Evaluation System (SAEB) which is an evaluative instrument used in Brazil originated from the guidelines of the National Assessment of Educational Progress (NAEP), which is currently applied manually by written tests. One of the motivations for developing this tool was to reduce the delivery time of obtained results through the resolution of written tests, obeying Basic Education Courseworks. Another motivation was the inclusion of the Item Response Theory (IRT) as an educational evaluation quantifier and qualifier, allowing a statistical analysis from items such as central elements of tests, since the need to monitor the development process of educational evaluation systems. However, there are factors that suppress the use of IRT on a large scale, such as customizing each application and the mathematical complexity of the methods involved. This prototype of educational software will be applied to elementary schools in the State of Maranhão, Brazil. It will be adapted to the cognitive level of students through the inclusion of recourses from the area of Artificial Intelligence and besides it will enable an effective analysis of students knowledge using the IRT on the responses made. Virtual-Taneb will provide some benefits to the Brazilian society, as to favor a long-term reduction of economic investment in the evaluation process, resulting in improvements for present and future generations. Another benefit is the adequation possibility of this software to other evaluation systems, as an example, the International Program of Students Assessment (PISA), the National Examination of High School (ENEM), Prova Brasil, among others. In the future, though the adaptation of the Virtual-Taneb software, there will be the possibility of adding other subjects to the test.
Palavras-chave: Educação
Avaliação Educacional
Aprendizagem
Sistemas Multiagentes
Teoria da Resposta ao Item
Education
Educational Evaluation
Learning
Multiagent Systems
Item Response Theory
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Engenharia
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET
Citação: VERAS, Jaclason Machado. MODELING SOFTWARE FOR VIRTUAL Taneb-BASED THEORY THE RESPONSE TO ITEM TO EVALUATE THE PERFORMANCE OF STUDENTS. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2:8080/tede/handle/tede/430
Data de defesa: 26-Fev-2010
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jaclason Machado Veras.pdf1,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.