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Tipo do documento: Dissertação
Título: A COMICIDADE NA R(E)ISADA: o riso em seus aspectos simbólicos e sociais em um grupo de Nazaré do Bruno/Caxias-MA
Título(s) alternativo(s): LE COMIQUE DANS R(E)ISADA: le rire dans leurs aspects symboliques et sociales dans un groupe de Nazare Bruno / Caxias, MA
Autor: Menezes, Flavia Andresa Oliveira de 
Primeiro orientador: CORRÊA, Alexandre Fernandes
Primeiro membro da banca: Oliveira, Adalberto Luiz Rizzo de
Resumo: Discussão sobre a convivência dos elementos religiosos (sagrados) e cômicos na manifestação cultural Reisada, enfocando um grupo do povoado Nazaré do Bruno em Caxias/Maranhão, analisando o personagem Careta e sua atuação nos momentos da reza e procissão de Santos Reis. Buscou-se caracterizar de maneira geral a manifestação, identificando seu surgimento e descrevendo o local onde se insere, para posteriormente analisar a manifestação em si, descrevendo suas etapas rituais, os elementos sagrados que estão no seu entorno e que a justificam, bem como a estrutura da apresentação, traçando um paralelo à noção de communitas para compreender o agrupamento, a de liminaridade para identificar o personagem Careta. A análise da perfomance deste personagem nos momentos de enfoque do estudo foi feita a partir das percepções dos brincantes e da assistência a respeito do ato de rir em situações cerimoniais, onde pudemos identificar a forma como o Careta é percebido como personagem detentor de uma licença mediada pelo entendimento geral de que a comicidade é um elemento fundamental para manutenção da manifestação e legitimada pelo uso do figurino e da máscara.
Abstract: Discussion sur la cohabitation des éléments religieux (sacrés) et comiques dans la manifestation culturelle Reisada, en mettant en relief un groupe du village Nazaré do Bruno à Caxias /Maranhão, et en analysant le personnage Careta et ses actes dans les moments de la prière et de la procession de Santos Reis. On a cherché a caractériser d une façon générale la manifestation, en identifiant son apparition et en décrivant le lieu où il s insère pour analyser postérieurement la manifestation en soi, en décrivant ses étapes rituelles, les éléments sacrés qui sont autour et qui la justifient, tout comme la structure de la présentation, en marquant un parallèle à la notion de « COMMUNITAS » pour comprendre le rassemblement, la notion de « liminaridade » pour identifier le personnage Careta. L analyse de la perfomance de ce personage dans les moments probants de l étude a été faite à partir des perceptions des participants et de l assistance par rapport à l acte de rire dans des situations de cerémonies, où on a pu identifier la forme avec laquelle le Careta est perçu comme un personnage porteur d une licence gérée par l entendement général sur le coté comique comme élement fondamental pour la manutention de la manifestation et légitimée par l utilisation du costume et du masque.
Palavras-chave: Careta
Comicidade
Transgressão
Sagrado
Careta
Comique
Trangréssion
Sacré
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Cultura e Sociedade
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: MENEZES, Flavia Andresa Oliveira de. LE COMIQUE DANS R(E)ISADA: le rire dans leurs aspects symboliques et sociales dans un groupe de Nazare Bruno / Caxias, MA. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/42
Data de defesa: 14-Dec-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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