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Tipo do documento: Dissertação
Título: LEMBRANÇAS, VOZES E CONFISSÕES DE PROFESSORAS: um estudo sobre as ressonâncias do vivido e da memória docente no ensino da história em séries iniciais
Autor: Melo, Jeane Carla Oliveira de 
Primeiro orientador: Sousa, Sandra Maria N.
Resumo: Nossa dissertação tem como objetivo primordial o estudo das vozes e práticas educativas de professoras das séries iniciais. O recorte utilizado compreende especificamente o ensino da história na rede pública estadual de São Luís-Maranhão, examinado sob múltiplos aspectos. O ponto de partida do trabalho é constituído pela questão fundamental, já verificada em outros trabalhos, de que a história ensinada nas séries iniciais é ainda marcada pelo signo das permanências de formas remotas de práticas e conteúdos. Nossa hipótese principal sugere que, em grande medida, as razões destas continuidades podem ser encontradas nas intrincadas relações entre memória e história escolares e em suas ressonâncias sociais e subjetivas, nas correspondências entre conhecimento histórico aprendido e ensinado, e especialmente na força pela qual foram internalizados os primeiros conhecimentos históricos, processo em que as professoras das séries iniciais desempenham papéis protagonistas. Para realizar a investigação, mobilizamos em rede várias categorias de análise, a saber: gênero, memória, história, poder, sujeito, cultura escolar, saberes docentes. Tendo como princípio de orientação a hipótese mencionada e adotando recursos e técnicas metodológicas da história oral, utilizamos recortes autobiográficos e fragmentos de história de vida de professoras, procurando discutir e compreender as suas trajetórias pessoais, escolares e profissionais. A pesquisa aponta para a necessidade premente de levar em consideração as singularidades do ser professor e professora, de estabelecer o diálogo crítico e comprometido com as memórias escolares e seus contextos concretos e de dar historicidade e novos significados a essas lembranças de modo tal que enseje a possibilidade de mudanças efetivas, norteadoras e valorizadoras das práticas docentes nas séries iniciais do ensino da história.
Abstract: Notre étude a comme objectif principal l'étude des pratiques éducatives et les voix des enseignants de l'élémentaire. La récolte utilisé comprend l'enseignement de l'histoire dans les écoles publiques à São Luís de Maranhão-, examiné sous de multiples aspects. Le point de départ du travail consiste à la question fondamentale, déjà remarqué dans d'autres études, que l'histoire enseignée dans les premières années est encore marquée par le signe reste des formes éloignées de la pratique et le contenu. Notre hypothèse principale suggère que, dans une large mesure, les raisons de ces continuités peuvent être trouvés dans les relations complexes entre la mémoire et l'histoire de leur école et les résonances sociales et subjectives, les correspondances entre les connaissances historiques appris et enseigné, et en particulier dans le «pouvoir» par lequel connaissance intériorisée ont été le premier processus historique dans lequel les enseignants de petites classes jouent des rôles principaux. Pour effectuer des recherches, de mobiliser les différentes catégories de l'analyse de réseau, à savoir: le sexe, la mémoire, l'histoire, le pouvoir, sous réserve, la culture scolaire, les connaissances des enseignants. Avec le principe directeur et en adoptant l'hypothèse mentionnée caractéristiques techniques et méthodologiques de l'histoire orale, des coupures de l'utilisation et des fragments de récit de vie autobiographique d'enseignants, en essayant de discuter et de comprendre leur vie personnelle, scolaire et professionnelle. La recherche souligne la nécessité urgente de prendre en compte la singularité d'être un professeur et de professeur, d'établir le dialogue critique et s'engage à les souvenirs scolaires et leurs contextes spécifiques et le contexte historique et de donner de nouvelles significations à ces souvenirs d'une manière qui donne lieu à possibilité d'un changement efficace, guider et améliorer les pratiques d'enseignement dans les premières classes de l'histoire.
Palavras-chave: Ensino de história
Memória
Gênero
Docência
Séries iniciais
Cultura escolar
Mémoire
Genre
Enseignement
Culture scolaire
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Cultura e Sociedade
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: MELO, Jeane Carla Oliveira de. LEMBRANÇAS, VOZES E CONFISSÕES DE PROFESSORAS: um estudo sobre as ressonâncias do vivido e da memória docente no ensino da história em séries iniciais. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2:8080/tede/handle/tede/38
Data de defesa: 3-Ago-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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