Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/305
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma abordagem em engenharia dirigida por modelos e computação em nuvem para suportar o teste de modelos SAAS de código aberto
Autor: Rabelo Filho, Gerson Lobato 
Primeiro orientador: Abdelouahab, Zair
Primeiro coorientador: Lopes, Denivaldo Cícero Pavão
Resumo: A Computação em Nuvem é um paradigma computacional que surgiu com a ideia de serviços, recursos e funcionalidades baseados em nuvem e que são ofertados por empresas para usuários finais através de modelos de entregas de serviços. Os modelos principais são Infrastructure as a Service (IaaS), Platform as a Service (PaaS) e Software as a Service (SaaS). Os serviços e recursos ofertados são constantemente testados pelas equipes de manutenção e teste com o objetivo de detectarem e eliminarem as falhas presentes. Em relação aos modelos SaaS, os tipos de teste mais usados são os funcionais, de performance, de escalabilidade, de componentes e os testes baseados nos inquilinos dos modelos SaaS. No entanto, testes como os de confiabilidade, de usabilidade, de disponibilidade e de aceitação, mais orientados ao cliente, são pouco realizados. No campo da Engenharia Dirigida por Modelos (Model Driven Engineering - MDE), os testes em modelos SaaS, PaaS e IaaS são feitos através de abordagens como a transformação de modelos e a geração de casos de teste de acordo com os tipos de teste, permitindo que os serviços e recursos sejam testados com maior qualidade e eficiência. Esta dissertação apresenta uma abordagem baseada em Engenharia Dirigida por Modelos para suportar a geração de casos de teste de disponibilidade, confiabilidade, usabilidade (após o usuário utilizar o modelo SaaS de código aberto e responder um questionário sobre seu perfil e sobre o modelo) e aceitação para modelos SaaS de código aberto (Open Software as a Service Open SaaS). Um framework e metamodelos são propostos para este fim, além de métricas quantitativas com o propósito de analisar estes critérios para o modelo Open SaaS proposto.
Abstract: Cloud Computing is a computational paradigm which came with the idea of cloud-based services, resources and functionalities offered by enterprises to end users through service delivery models. The main models are Infrastructure as a Service (IaaS), Platform as a Service (PaaS), and Software as a Service (SaaS). Offered services and resources are commonly tested by testing and maintenance teams with the purpose of detecting and eliminating present failures. In relation to SaaS models, the most common test types used are functional, performance, scalability, component-based and tenant-based ones. However, tests like reliability, availability, usability and acceptance ones, more oriented to users, are less performed. In the field of Model Driven Engineering (MDE), the tests in SaaS, PaaS and IaaS models are performed through approaches like transformation of models and generation of test cases according to test types, allowing services and resources being tested with great quality and efficiency. This dissertation shows an approach based on Model Driven Engineering to support generation of availability, reliability, usability (after user uses the open-source SaaS model and answer a questionnaire about his/her profile and about the model) and acceptance test cases for SaaS models with open source code (Open Software as a Service Open SaaS). A framework and metamodels are proposed to this end, besides quantitatives metrics with the purpose of analize these criteria for the proposed Open SaaS model.
Palavras-chave: Computação em Nuvem
Engenharia Dirigida por Modelos
Open SaaS
Testes
Cloud Computing
Model Driven Engineering
Open SaaS
tests
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Engenharia
Programa: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE
Citação: RABELO FILHO, Gerson Lobato. Uma abordagem em engenharia dirigida por modelos e computação em nuvem para suportar o teste de modelos SAAS de código aberto. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2:8080/tede/handle/tede/305
Data de defesa: 31-Ago-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao-GersonLobatoRabelo.pdf4,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.