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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO BAIRRO DO DESTERRO: Estudos sobre os projetos de patrimonialização no Centro Histórico de São Luís - MA
Título(s) alternativo(s): ÉDUCATION AU PATRIMOINE DANS LE QUARTIER DU DESTERRO: Les études sur les projets patrimoniaux dans le Centre Historique de São Luís - MA
Autor: Chaves, César Roberto Castro 
Primeiro orientador: CORRÊA, Alexandre Fernandes
Resumo: Trata-se de uma pesquisa social sobre os programas de educação patrimonial no bairro do Desterro, de modo a discutir e refletir sobre alguns aspectos que parecem caracterizar a retórica da patrimonialização em São Luís - MA. Na busca pela compreensão da lógica preservacionista local, em meio a conflitos e enfrentamentos por parte de instâncias sociais menos favorecidas e órgãos de preservação, esse trabalho, apoiado nos teóricos dos Estudos Culturais, teve como objetivo perceber e discutir a natureza dos enfrentamentos, conflitos e imperativos na gestão patrimonial do centro histórico de São Luís, especialmente pela circunstância do bairro do Desterro, caracterizar-se pelo uso predominantemente residencial. Percebemos que, a partir dos dados obtidos com a pesquisa, a realidade local revela um quadro sócio-cultural no qual as políticas públicas de patrimônio têm sido pautadas em práticas pouco participativas e democráticas. Constata-se a ausência de instâncias mediadoras dos pontos de conflito - como na inexistência de conselhos de cultura e de patrimônio -, entre setores comunitários e poder público, prevalecendo o apelo às grandes narrativas discursivas do patrimônio histórico. Tais narrativas têm servido para ocultar os diversos conflitos, ao cultuar o monumento de pedra e cal, de viés elitista, em detrimento dos usos sociais do patrimônio, ou seja, das representações, temporalidades e necessidades imediatas das pessoas que moram ou fazem algum tipo de uso cotidiano do centro histórico de São Luís - MA.
Abstract: Il s'agit d'une enquête sur les programmes sociaux d'éducation au patrimoine dans le quartier du Desterro, de discuter et de réfléchir sur quelques aspects qui semblent caractériser la rhétorique de la patrimonialisation à São Luís - MA. Dans la quête de la compréhension de la logique préservationniste lieu au milieu des conflits et des confrontations par cas préservation sociale et orgue défavorisés, ce travail a soutenu la théorie des études culturelles, visant à comprendre et à discuter de la nature des affrontements, les conflits et impératifs de gestion d'actifs dans le centre historique de Saint-Louis, en particulier par le fait que le quartier de l'exil, caractérisé par l'utilisation dominante résidentielle. Nous sommes conscients que, à partir des données obtenues à partir de la recherche, de la réalité locale révèle un cadre socio-culturel dans lequel les politiques du patrimoine public ont été guidés par participatif peu pratique et démocratique. Il y a eu un manque de médiations de points chauds - comme en l'absence d'avis de la culture et du patrimoine - entre les secteurs gouvernementaux et communautaires, l'appel vigueur discursive aux grands récits du patrimoine historique. Ces récits ont servi à cacher les différents conflits, pour adorer le monument de pierre et de chaux, de parti pris élitiste au détriment des usages sociaux de la propriété, c'est à dire, des représentations, des temporalités et des besoins immédiats des personnes qui vivent ou faire une sorte de utilisation quotidienne du centre historique de São Luís - MA.
Palavras-chave: Políticas de Patrimônio
Educação Patrimonial
Centro Histórico
São Luís
Politique du patrimoine
Éducation au patrimoine
Centre Historique
São Luís - MA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Cultura e Sociedade
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: CHAVES, César Roberto Castro. ÉDUCATION AU PATRIMOINE DANS LE QUARTIER DU DESTERRO: Les études sur les projets patrimoniaux dans le Centre Historique de São Luís - MA. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/30
Data de defesa: 20-Dec-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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