???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/29
Tipo do documento: Dissertação
Título: RECEPÇÃO NA CULTURA DIGITAL: o caso da música desmaterializada
Título(s) alternativo(s): RECEPTION IN THE DIGITAL CULTURE: the case of dematerialized music
Autor: Pellegrini, Paulo Augusto Emery Sachse 
Primeiro orientador: CORRÊA, Norton Figueiredo
Primeiro membro da banca: Manzke, José Fernando
Resumo: Este trabalho realiza um estudo de recepção da música desmaterializada, com base nos Estudos Culturais, nos ambientes da cultura digital e da modernidade tardia. Entende como música desmaterializada a música que migra dos suportes físicos (LP, CD, K7, DVD) para o ambiente virtual. Aplica um questionário a 76 ouvintes para compreender como lidam com tal música, do ponto de vista das tecnologias utilizadas e dos hábitos e percepções desenvolvidos em sua recepção. Apresenta a indústria cultural como condição para o surgimento da música materializada, a partir da qual ela se desmaterializa. Elenca as principais teorias de recepção. Problematiza a cultura digital em suas potencialidades e contradições. Discute a cultura do download. Levanta reflexões sobre a crise da indústria fonográfica e a desmaterialização da música no cenário da modernidade tardia.
Abstract: This research achieves a study of reception of the dematerialized music, based on Cultural Studies, in the environment of the digital culture and the late modernity. It understands the dematerialized music as the music which migrates from physical supports (LP, CD, K7, DVD) to the virtual environment. It applies a form envolving 76 listeners in order to comprehend how they deal with such music, from the point of view of the technologies used by them and the habits and perceptions developed in their reception. It presents the cultural industry as a condition of the rising of the materialized music, from which it is dematerialized. It lists the main reception theories. It problematizes the digital culture in its potentialities and contradictions. It discusses the download culture. It raises reflections about the crisis of the phonographic industry and the dematerialization of the music at the late modernity scenario.
Palavras-chave: Recepção
Cultura Digital
Música Desmaterializada
Indústria Cultural
Estudos Culturais
Modernidade Tardia
Reception
Digital Culture
Dematerialized Music
Cultural Industry
Cultural Studies
Late Modernity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Cultura e Sociedade
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: PELLEGRINI, Paulo Augusto Emery Sachse. RECEPTION IN THE DIGITAL CULTURE: the case of dematerialized music. 2012. 197 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/29
Data de defesa: 19-Dec-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Paulo Augusto.pdf1,07 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.