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Recent Submissions
O CONCEITO DE AUTONOMIA EM KANT E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA FILOSOFIA: Uma Intervenção no IEMA Pleno de Santa Inês - MA
O presente trabalho apresenta uma investigação acerca das práticas educativas na perspectiva das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de Filosofia no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com foco no pensamento do filósofo Immanuel Kant, especificamente no que tange ao esclarecimento e a saída do indivíduo de sua menoridade. Procurar-se entender por que os estudantes do ensino médio ainda possuem dificuldades para desenvolver o pensamento crít...
Novas tecnologias de ensino-aprendizagem: uma análise do poder disciplinar durante as aulas on line, a partir de Michel Foucault uma experiência de ensino remoto no IEMA Pleno em Carutapera – MA.
Esta dissertação aborda as novas tecnologias de ensino-aprendizagem sob a perspectiva do conceito do "Panóptico" desenvolvido por Michel Foucault. O objetivo é analisar como essas tecnologias moldam as relações de poder e vigilância no contexto educacional. A pesquisa está sendo desenvolvida no Iema pleno em Carutapera - MA, a mesma, busca fazer, uma comparação crítica com a teoria do panoptismo de Foucault. A priori, a dissertação explora as novas tecnologias de ensino, como a ed...
O ensino de filosofia no contexto do novo ensino médio a construção de práticas de ensino à luz da filosofia intercultural no CE Paulo Ramos em Turiaçu - MA
Considerando as diretrizes político-educacionais estabelecidas pelo Novo Ensino Médio, a presente pesquisa tem como objetivo analisar uma proposta de ensino de filosofia fundamentada no paradigma da interculturalidade e desenvolvida no CE Paulo Ramos, em Turiaçu – MA. Trata-se de uma pesquisa hermenêutico- bibliográfica e de caráter propositivo que pretende discutir o ensino de filosofia tendo em vista referências normativas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e...
O ENSINO DE FILOSOFIA E O NOVO ENSINO MÉDIO: DIALOGANDO COM DOCENTES SOB A ESCUTA DA TRADIÇÃO
As movimentações atuais nas políticas curriculares educacionais nasceram de um panorama que não considerou o professor da Educação Básica como fonte de saber sobre a realidade educacional brasileira, o que levou essa pesquisa a dar voz e escuta a esse educador e essa educadora, compreender essa mudança no meio educativo a partir daqueles que são peças fundantes para o ensino, assim como, tentar entender as mobilizações e resistências manifestadas em relação à Base Nacional Comum Curricu...
Autonomia Kantiana e a construção de conceitos: A partir de experiências com histórias em quadrinhos no ensino de Filosofia
O presente trabalho teve como problemática o conceito de autonomia, em que o objetivo era ampliar o conceito dos próprios alunos através da perspectiva kantiana e o método educacional em Silvio Gallo, em que foram trabalhadas as quatro etapas: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Na etapa da sensibilização foi realizado atividades de leitura de história em quadrinhos e uma dramatização cujo tema escolhido foi “acidentes de trânsito”. Assim, em seguida na etapa d...
INJUSTIÇAS EPISTÊMICAS E ENSINO DE FILOSOFIA: Uma proposta de Sequência Didática
A presente dissertação tem por objetivo a problemática das Injustiças epistêmicas e ensino de filosofia. Propomos uma sequência didática sobre o conceito de injustiças epistêmicas no Ensino Médio. A sequência didática foi a aplicada no Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, localizado na cidade de Pedreiras- MA. No primeiro capítulo, o objetivo é abordar a questão do ensino de filosofia. Nesse sentido, conceituamos o que seja filosofia, apresentamos algumas características do processo ...
A PEDAGOGIA DO CONCEITO COMO UM ATO CRIATIVO: Uma proposta de ensino menor de filosofia no IFMA.
A pedagogia do conceito como um ato criativo: Uma proposta de ensino menor de filosofia no IFMA. Pensando no problema que o Mestrado Profissional em Filosofia- PROF-FILO nos coloca, que é propor uma metodologia inovadora de ensino de filosofia, o trabalho tem como objetivo: compor uma metodologia inovadora para o ensino de filosofia, resultante da forma metodológica de ensino proposta por Silvio Gallo e um conteúdo não eurocêntrico pensado por Fabiano Monge, ambos ancorados na filosofia...
Do conhece-te a ti mesmo à Parresía: O ensino de Filosofia na Unidade de Ensino Básica Cônego Nestor Cunha em Santa Quitéria do Maranhão
A presente pesquisa, de natureza qualitativa e participante, tem como objetivo analisar as relações entre o ensino de Filosofia no 9º ano do ensino fundamental e o processo de autoconhecimento dos adolescentes. Fundamentada na filosofia socrático-platônica, especialmente no conceito Conhece-te a ti mesmo, e na análise crítica de Michel Foucault, com ênfase no conceito de parresía, a pesquisa investiga como o ensino de Filosofia pode promover o autoconhecimento dos educandos, valoriz...
A TERTÚLIA FILOSÓFICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: Uma experiência prática de ensino no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno Bacabeira
O presente estudo tem como título: A TERTÚLIA FILOSÓFICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: Uma experiência prática de ensino no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno Bacabeira. Essa pesquisa tem como motivação inicial uma inquietação que surge da minha prática docente com estudantes do ensino médio da rede pública. Apresentando como objetivo geral analisar a prática da leitura filosófica no ensino médio especificamente nas turmas de primeiro ano do Instituto...
Didática e ensino de filosofia: uso do whatsapp e a aprendizagem filosófica no ensino fundamental
De uma manifestação didática de reflexões filosóficas, o presente trabalho tece um conjunto de discussões sobre o uso do WhatsApp de forma didático dentro da sala de aula no ensino de filosofia e sua aprendizagem no ensino fundamental. Além disso, buscaremos entrecruzar o pensamento de filósofos como Pierre Lévy com estudiosos da educação que demonstram em suas obras como ocorre a utilização do aplicativo e suas funcionalidades. O trabalho objetiva inserir o uso do aplicativo WhatsApp na...
A CONCEPÇÃO DE ÉTICA NO PENSAMENTO DE KIERKEGAARD
A concepção de ética no pensamento de Kierkegaard tem uma abordagem voltada ao indivíduo ao penetrar na sua interioridade, pautando sua fé na singularidade. O ser humano, no instante em que constata o conjunto de possibilidades, passa a refletir sobre a sua relação com o mundo, consigo mesmo e com Deus. É na liberdade de escolher, frente às diversas possibilidades, que o indivíduo consolida sua singularidade existencial. A antropologia filosófica de Kierkegaard propõe uma existência huma...
O ensino de filosofia africana e a (des)construção de práticas metodológicas
Da inquietação do silêncio de reflexões filósoficas oriundas de outras culturas, principalmente do continente Africano no ensino de filosofia. O presente trabalho tece um conjunto de discursões sobre a ausência da diversidade epistêmica, centralidade do pensamento europeu, a exclusão e desqualificação de filosofias não ocidentais, sobre tudo filosofia africana e afrodiaspórica no ensino de filosofia no ensino médio. O trabalho objetiva inserir o ensino de filosofia africana e afrodiaspór...
O ensino de Filosofia à luz do pensamento de Edith Stein: um relato da prática de oficinas filosóficas como itinerário para a vivência empática
Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre o problema do ensino, em especial o ensino de Filosofia, e seu impacto na formação do estudante enquanto pessoa, membro de uma comunidade. Para tal, recorro ao pensamento filosófico e antropológico de Edith Stein, como inspiração primária, além de outros autores que se dedicaram à questão do ensino e da formação da pessoa. Stein propõe ao longo de sua obra uma visão educativa que retoma, em vários aspectos, a concepção cristã de educação ...
Pedagogia da mímesis no ensino de Filosofia: Repensando a prática educativa na educação básica
Neste trabalho investigativo pretendemos examinar a proposta de emprego da mímesis como recurso metodológico ao ensino de filosofia nos anos finais do ensino fundamental, especificamente, na turma oitavo (8º) ano A, da escola Unidade Integrada Manoel Campos Sousa - anexo. O desafio que encontramos ao lecionar filosofia nesta instituição escolar diz respeito à forma de ensiná-la e de aprendê-la atualmente. Observamos que o processo de ensino-aprendizagem filosófica decorre de uma prática...
Agir comunicativo como proposta metodológica ao ensino de Filosofia
Este trabalho se apresenta com o objetivo de pensar o agir comunicativo como proposta metodológica para o ensino de filosofia, tendo em vista trazer uma contribuição da teoria habermasiana para o ensino. Pensamos que na perspectiva do agir comunicativo temos a possibilidade de questionarmos os conhecimentos pertinentes à prática docente, visando a organização e a promoção de práticas educativas em ambiente escolar, mas sobretudo em sala de aula, onde possamos utilizar uma didática volta...
Fazer a práxis como fundamento metodológico para o ensino de Filosofia em Gramsci
A filosofia da práxis de Antonio Gramsci, no formato de literatura de cordel, é a possibilidade de inovar a nossa metodologia de filosofia em sala aula, oferecendo mais qualidade na prática docente de filosofia e favorecendo a aprendizagem dos discentes na Escola Estadual de Ensino Médio, Centro de Ensino Nazaré Ramos. A filosofia da práxis para Gramsci é constituída pela ação final, que traz no seu corpo a inseparabilidade entre a teoria e a prática, num processo de compreensão da ...
O ensino da Filosofia no 6º ano do ensino fundamental: uma experiência de ensino interdisciplinar na unidade integrada Juscelino Kubitschek do povoado Mamorana - São Bernardo-MA
O ensino de filosofia apresenta-se com fundamental e necessário para o desenvolvimento da leitura de mundo dos estudantes, uma vez que esse ensino, nos dias atuais, tem-se voltado para práticas educativas que podem ser delineadas por meio de atividades integralizadoras, interdisciplinares, com vista as novas experiências de abordagem dos seus conteúdos escolares. O presente estudo tem como objetivo desenvolvimento de uma sequência didática como proposta interdisciplinar no 6º ano ...
O ensino de Filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental – investigação sobre a formação humana das crianças do 5º ano da escola Upaon-açu
A investigação realizada na presente pesquisa versa sobre ensino de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental e a sua relação com a formação da pessoa humana. Para tanto, parte do pressuposto de que a filosofia é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e para a construção da personalidade humana uma vez que ela possibilita a construção de uma consciência crítica e de uma responsabilidade com a formação do próprio sujeito e sua relação com o outro. Deste modo, a pesquisa tem...
Cinema e pensamento: uma experiência pedagógica para o ensino de Filosofia no nível médio da educação básica
O seguinte trabalho sugere pensar sobre Filosofia nas escolas de ensino médioe como os professores podem trazê-la para a sala de aula. O estudo visa refletir sobre a relação entre cinema e Filosofia e sobre a possibilidade de apresentar o cinema como fonte de material de reflexão sobre a Filosofia e seus conceitos na educação básica, a partir das notas de Gilles Deleuze (2018; 2018a; 2007; 2006; 2003; 1992) e Julio Cabrera (2006). Estudaremos as questões relacionadas ao ensino de Filoso...
Filosofia e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), presença ou ausência? A Filosofia e o novo Ensino Médio
Uma problemática recorrente na história do ensino de Filosofia no Brasil diz respeito da presença da Filosofia e de seus conteúdos no ensino brasileiro. Com homologação da BNCC, em 14 de dezembro de 2018, esse debate torna-se proeminente, haja vista, embora a BNCC não seja um consenso, ela é uma realidade e estar em estágio de implementação e, essa implementação, interferi diretamente na política pedagógica da escola, na estrutura curricular da escola e na prática docente no exercício do ...
- 46 UFMA
- 46 Dissertação
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DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO) [46]
O PROF-FILO se estrutura a partir de núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES) que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso.