Todos os trabalhos estão cedidos sob Licença Creative Commons e Licença Própria da UFMA e são de acesso aberto, salvo indicação em contrário.
Recent Submissions
Pedagogia da mímesis no ensino de Filosofia: Repensando a prática educativa na educação básica
Neste trabalho investigativo pretendemos examinar a proposta de emprego da mímesis como recurso metodológico ao ensino de filosofia nos anos finais do ensino fundamental, especificamente, na turma oitavo (8º) ano A, da escola Unidade Integrada Manoel Campos Sousa - anexo. O desafio que encontramos ao lecionar filosofia nesta instituição escolar diz respeito à forma de ensiná-la e de aprendê-la atualmente. Observamos que o processo de ensino-aprendizagem filosófica decorre de uma prática...
Agir comunicativo como proposta metodológica ao ensino de Filosofia
Este trabalho se apresenta com o objetivo de pensar o agir comunicativo como proposta metodológica para o ensino de filosofia, tendo em vista trazer uma contribuição da teoria habermasiana para o ensino. Pensamos que na perspectiva do agir comunicativo temos a possibilidade de questionarmos os conhecimentos pertinentes à prática docente, visando a organização e a promoção de práticas educativas em ambiente escolar, mas sobretudo em sala de aula, onde possamos utilizar uma didática volta...
Fazer a práxis como fundamento metodológico para o ensino de Filosofia em Gramsci
A filosofia da práxis de Antonio Gramsci, no formato de literatura de cordel, é a possibilidade de inovar a nossa metodologia de filosofia em sala aula, oferecendo mais qualidade na prática docente de filosofia e favorecendo a aprendizagem dos discentes na Escola Estadual de Ensino Médio, Centro de Ensino Nazaré Ramos. A filosofia da práxis para Gramsci é constituída pela ação final, que traz no seu corpo a inseparabilidade entre a teoria e a prática, num processo de compreensão da ...
O ensino da Filosofia no 6º ano do ensino fundamental: uma experiência de ensino interdisciplinar na unidade integrada Juscelino Kubitschek do povoado Mamorana - São Bernardo-MA
O ensino de filosofia apresenta-se com fundamental e necessário para o desenvolvimento da leitura de mundo dos estudantes, uma vez que esse ensino, nos dias atuais, tem-se voltado para práticas educativas que podem ser delineadas por meio de atividades integralizadoras, interdisciplinares, com vista as novas experiências de abordagem dos seus conteúdos escolares. O presente estudo tem como objetivo desenvolvimento de uma sequência didática como proposta interdisciplinar no 6º ano ...
O ensino de Filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental – investigação sobre a formação humana das crianças do 5º ano da escola Upaon-açu
A investigação realizada na presente pesquisa versa sobre ensino de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental e a sua relação com a formação da pessoa humana. Para tanto, parte do pressuposto de que a filosofia é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e para a construção da personalidade humana uma vez que ela possibilita a construção de uma consciência crítica e de uma responsabilidade com a formação do próprio sujeito e sua relação com o outro. Deste modo, a pesquisa tem...
Cinema e pensamento: uma experiência pedagógica para o ensino de Filosofia no nível médio da educação básica
O seguinte trabalho sugere pensar sobre Filosofia nas escolas de ensino médioe como os professores podem trazê-la para a sala de aula. O estudo visa refletir sobre a relação entre cinema e Filosofia e sobre a possibilidade de apresentar o cinema como fonte de material de reflexão sobre a Filosofia e seus conceitos na educação básica, a partir das notas de Gilles Deleuze (2018; 2018a; 2007; 2006; 2003; 1992) e Julio Cabrera (2006). Estudaremos as questões relacionadas ao ensino de Filoso...
Filosofia e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), presença ou ausência? A Filosofia e o novo Ensino Médio
Uma problemática recorrente na história do ensino de Filosofia no Brasil diz respeito da presença da Filosofia e de seus conteúdos no ensino brasileiro. Com homologação da BNCC, em 14 de dezembro de 2018, esse debate torna-se proeminente, haja vista, embora a BNCC não seja um consenso, ela é uma realidade e estar em estágio de implementação e, essa implementação, interferi diretamente na política pedagógica da escola, na estrutura curricular da escola e na prática docente no exercício do ...
O ensino de filosofia como práxis educativa na formação da autonomia dos discentes
Esse estudo tem como objetivo geral investigar o ensino de Filosofia, como proposta de práxis educativa comprometida com exercício da autonomia dos discentes no Centro de Ensino Professor Ezelberto Martins, escola situada no bairro da Vila Sarney industrial, zona rural do município de São Luís do Maranhão. O trabalho tem por objetivos específicos identificar os conceitos de dialogicidade e a sua relevância no ensino de Filosofia como caminho para a autonomia; reconhecer as concepções te...
Literatura fantástica e ensino de filosofia: uma proposta para o Ensino Médio
A pesquisa apresentada neste trabalho propõe a utilização da Literatura Fantástica no ensino de Filosofia como uma ferramenta didática facilitadora da aprendizagem dos estudantes do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré. A Literatura Fantástica pode ser um recurso didático capaz de despertar no aluno do ensino médio um maior interesse pelas aulas de Filosofia. Para fundamentar nossos estudos abordamos a perspectiva todoroviana e sartreana sobre o gênero fantástico. Verificamos a viabilid...
As TDIC’s como meios de produção e a consciência filosófica
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral analisar se os espaços de diálogos e potencialidades promovidos pelas TDIC’s, podem contribuir para a formação da consciência filosófica. Para tanto, como primeiro objetivo específico iremos demonstrar o humano, a sociedade e a educação como fundamento de um ensino de filosofia. O segundo objetivo será explicar as TDIC’s como meios de produção e a formação da consciência filosófica. O terceiro e último, demonstrar se os professores de ...
O ensino de filosofia: análise da atuação educativa de êxito tertúlia dialógica buscando a autonomia discente na Escola de Tempo Integral
Esse estudo tem como objetivo analisar a Atuação Educativa de Êxito Tertúlia Dialógica em Filosofia que busca a autonomia do aluno na Escola de Tempo Integral, enquanto a educação torna o educando um ser moral, a partir de uma investigação teórico-metodológica, que contribua com o desenvolvimento da autonomia dos discentes no Centro Educa Mais João Francisco Lisboa. A partir das teorias educacionais de Immanuel Kant parte-se do pressuposto de que se quisermos uma educação para transform...
Libras e ensino de Filosofia: a experiência do pensar pelas mãos que falam
Por meio de pesquisa teórico-metodológica, nosso trabalho tem como intento estabelecer um elo entre a Filosofia e a Libras numa proposta de elaborar material didático-pedagógico do ensino de Filosofia pela experiência da Libras. A Filosofia uma vez instaurada no universo escolar precisa exercer de maneira crítico-reflexiva um despertar constante para a práxis, e, portanto, ter papel ativo e transformador na relação professor-aluno. Nesse sentido, uma educação que estabeleça elos que...
Ensino de Filosofia e cinema na relação com estudantes do ensino médio e comunidades do interior do Maranhão
O presente trabalho pretende analisar a arte cinematográfica como linguagem que amplia as reflexões filosóficas. Avaliar o quanto um filme pode contribuir, sem argumentar de forma tradicional, com o aprofundamento do nosso conhecimento, potencializando nossas percepções e redimensionando nossas reflexões. Traz como tema a relação entre filosofia e cinema, mais precisamente o ensino de filosofia mediado pelo cinema. Aqui pretende-se defender a ideia de que o filme, pelas suas parti...
Filosofia da escuta e prática docente no contexto da educação profissional integrada: estudo de caso no Campus Bragança do IFPA
Esta dissertação apresenta, como problemática circunstancial e balizadora, a intenção de responder à seguinte questão: como os discentes do curso de Edificações percebem a prática docente no ensino de filosofia e qual a implicação dessa escuta no repensar da prática docente de filosofia? Este problema surge a partir das minhas inquietações de escutar os discentes proferirem impressões/dizeres sobre a prática docente. Tais percepções discentes sobre os fazeres docentes sempre me instigava...
O ensino de Filosofia na palma da mão: uma experiência no Centro de Ensino Vicente Maia sobre o filosofar com o WhatsApp
A presente pesquisa tem como objeto de análise uma investigação acerca do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC como recurso didático para o ensino de Filosofia por meio do WhatsApp numa perspectiva sobre o desenvolvimento da inteligência coletiva. E, como objetivo geral: analisar o uso do WhatsApp como recurso didático nas aulas de Filosofia na escola pública estadual C.E. Vicente Maia como mediação para aprendizagem filosófica. Quanto à metodologia esta...
O ensino de Filosofia e a criação de conceito: uma proposta metodológica a partir das imagens do livro didático do ensino médio
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa acerca da importância do uso de imagens como recurso metodológico para o ensino de filosofia, no nível médio. É uma pesquisa qualitativa com elementos etnográficos, que utiliza como ferramentas de coleta de dados a observação participante e aplicação de questionários. Do ponto de vista teórico, tem sua fundamentação na concepção filosófica de Deleuze e Guattari (1992) segundo qual, a filosofia consiste em criar conceitos e no método de...
O ensino filosófico de Filosofia no contexto da escola em tempo integral como experiência possibilitadora da autonomia
A presente pesquisa tem como tema o ensino de filosofia no contexto da escola em tempo integral. Seu objetivo é desenvolver uma metodologia de ensino filosófico de filosofia a partir da perspectiva nietzschiana de educação pautada na ideia de autonomia para a vida, a qual se constitui a partir da atitude afirmativa que resulta do eterno retorno da diferença e que possibilita ao estudante, por meio da prática do cuidado de si, tornar-se quem ele é. A sua importância está no fato dela ...
A motivação para a aprendizagem em Filosofia no ensino médio: um estudo de caso no 3º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Alves Cardoso em São Mateus do Maranhão
A pesquisa que aqui se apresenta constitui uma reflexão teórica e prática para a aprendizagem de Filosofia à luz da Teoria Histórico Cultural de Vygotsky. O interesse pelo tema nasceu das experiências construídas ao longo de dez anos como docente na disciplina Filosofia no ensino médio. Tal trabalho resulta de um estudo de caso de natureza qualitativa realizado com 20 alunos do terceiro ano do ensino médio na escola Centro de Ensino Alves Cardoso no município de São Mateus do Maranh...
Reflexões sobre o ensino de Filosofia: análise do cinema como recurso didático
A dissertação aqui apresentada é uma reflexão sobre o ensino da filosofia no ensino médio, visando avaliar um recurso didático e sua eficaz intrusão na qualidade do ensino dessa disciplina ao propor uma discussão sobre como a filosofia foi ensinada ao longo da história da educação do Brasil para vislumbrar o aspecto que o jovem atual herdou e, se isso, tem influência de como o aluno enxerga a disciplina filosofia. O objetivo geral é provar que um recurso didático, que é o cinema, po...
Educar para o pensar: o processo de ensino aprendizagem na perspectiva da comunidade de investigação de Matthew Lipman: uma experiência filosófica na UEB Professor Ronald Da Silva Carvalho
O presente estudo tem como temática: EDUCAR PARA O PENSAR: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DE MATTHEW LIPMAN: Uma experiência filosófica na UEB Professor Ronald Da Silva Carvalho. Essa pesquisa surge, inicialmente, de inquietação profissional e pessoal acerca do desenvolvimento de estratégias para o ensino de filosofia para crianças, posteriormente, aprimorada no Programa de Mestrado Profissional em Filosofia da Universidade Federal d...
- 33 UFMA
- 33 Dissertação
Collections in this community
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO) [33]
O PROF-FILO se estrutura a partir de núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES) que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso.