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dc.creatorRIBEIRO, Joás de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5197682691839857por
dc.contributor.advisor1Façanha, Luciano da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7318884096236926por
dc.contributor.referee1FAÇANHA, Luciano da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7318884096236926por
dc.contributor.referee2SILVA JÚNIOR, Francisco Valderio Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9611868983567957por
dc.contributor.referee3CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083775393424616por
dc.date.accessioned2018-03-22T16:23:36Z-
dc.date.issued2018-01-29-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Joás de Jesus. O estado laico e a liberdade de culto: discussões a partir das concepções políticas e religiosas em Jean-Jacques Rousseau. 2018. 95f.. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2114-
dc.description.resumoO presente estudo aborda as concepções políticas e religiosas através dos escritos de JeanJacques Rousseau, considera-se a pesquisa a partir do contexto histórico-cultural do pensador, tendo como cenário o Iluminismo e as fortes influências da religião cristã nas instituições que compõe o Estado. Para o autor, a religião não deve ocupar o papel central na atividade política, portando não serve para legitimar o poder político. Na obra Do Contrato Social ou princípios do Direito Político (1762), o reconhecimento da autoridade política compete apenas à vontade geral. Entretanto, o escritor não propõe o fim da religião, em contrapartida a alguns iluministas do século XVIII. Aliás o filósofo apresenta uma religião civil pautada no contrato social e guiada pela natureza. Por isso a necessidade de uma educação que desperte a sensibilidade e o preparo do homem para o natural, como defende no Emílio ou da Educação (1762). A condenação de suas obras anunciaram os ventos das mudanças que a Revolução Francesa trouxe consigo onze anos após a morte do genebrino. Assim, o resultado dessa proposta, foi a defesa à soberania do povo, como legítima autoridade política. Essa postura democrática de Rousseau, possibilitou o respeito à liberdade política, ao Estado laico e à liberdade de culto.por
dc.description.abstractThe present study approaches the political and religious conceptions through the writings of Jean-Jacques Rousseau, the research is considered from the historical-cultural context of the thinker, having as scene the Enlightenment and the strong influences of the Christian religion in the institutions that compose the State. For the author, religion should not occupy the central role in political activity, porting does not serve to legitimize political power. In the Work of the Social Contract or principles of Political Right (1762), the recognition of the political authority competes only to the general will. However, the writer does not propose the end of religion, in contrast to some illuminists of the eighteenth century. In fact the philosopher presents a civil religion based on the social contract and guided by nature. Hence the need for an education that awakens the sensibility and preparation of man to the natural, as he argues in Emile or on Education (1762). The condemnation of his works announced the winds of change that the French Revolution brought with him eleven years after the death of the Genevan. Thus, the result of this proposal was the defense of the people's sovereignty, as legitimate political authority. This democratic posture of Rousseau made possible respect for political freedom, the secular state and freedom of worshipeng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-03-22T16:23:36Z No. of bitstreams: 1 JoasRibeiro.pdf: 584293 bytes, checksum: 36d3acefa5d2445d02ce267a9ce5ca12 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-22T16:23:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoasRibeiro.pdf: 584293 bytes, checksum: 36d3acefa5d2445d02ce267a9ce5ca12 (MD5) Previous issue date: 2018-01-29eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação;por
dc.subjectLiberdade;por
dc.subjectNatureza;por
dc.subjectPolítica;por
dc.subjectReligião.por
dc.subjectEducation;eng
dc.subjectFreedom;eng
dc.subjectNature;eng
dc.subjectPolicy;eng
dc.subjectReligion.eng
dc.subject.cnpqComportamento Políticopor
dc.titleO ESTADO LAICO E A LIBERDADE DE CULTO: discussões a partir das concepções políticas e religiosas em Jean-Jacques Rousseaupor
dc.title.alternativeTHE LAY STATE AND FREEDOM OF WORSHIP: discussions based on conceptions political and religious leaders in Jean-Jacques Rousseaueng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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