???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1844
Tipo do documento: Dissertação
Título: MADAE-PRO: UM PROCESSO BASEADO NO CONHECIMENTO PARA ENGENHARIA DE DOMÍNIO E DE APLICAÇÕES MULTIAGENTE.
Título(s) alternativo(s): MADAE-PRO: A knowledge-based process for Domain Engineering and multiagent applications.
Autor: COSTA, Adriana Leite 
Primeiro orientador: GIRARDI, Rosario
Resumo: O interesse pelo paradigma de desenvolvimento orientado a agentes tem aumentado nos últimos anos. Isso se deve principalmente ao crescente aumento da complexidade dos produtos de software atuais que requerem novas características como comportamento autônomo. No paradigma orientado a agentes, o software deixa de ter comportamento estritamente previsível e passa a ter controle sobre seu próprio comportamento, podendo tomar decisões a partir de observações do ambiente e de inferências realizada em sua base de conhecimento. Para guiar o desenvolvimento orientado a agentes tem sido proposto um conjunto de metodologias e processos pela comunidade da Engenharia de Software. Nesse trabalho, apresenta-se MADAE-Pro, um processo para o desenvolvimento de sistemas multiagente com alguns diferenciais em relação aos já propostos pela comunidade. A Engenharia de Domínio é um processo para criação de abstrações de software reusáveis no desenvolvimento de uma família de aplicações em um domínio particular de problema. A Engenharia de Aplicações é um processo para construção de aplicações baseadas no reúso de artefatos de software previamente produzidos no processo da Engenharia de Domínio. O MADAE-Pro é um processo dirigido por ontologias para a Engenharia de Domínio e de Aplicações Multiagente, o qual promove a construção e o reúso de famílias de aplicações. O processo é especificado em uma linguagem de representação de processos formal, evitando assim interpretações ambíguas. Outro diferencial do MADAE-Pro é o suporte ao reúso de software em todos os níveis de abstração, desde os requisitos até a implementação.
Abstract: The interest in the agent-oriented paradigm development has increased in recent years. This is due mainly to the increasing complexity of current software that requires new characteristics as autonomy behavior. In the agent-oriented paradigm, the software has no longer a strictly predictable behavior, has from the control over their own behavior and can make decisions based on observations the environment and inferences upon its knowledge base. A set of meth and process have been already proposed for agent-oriented software engineering. Domain Engineering is a process for the development of a reusable application family in a particular domain problem, and Application Engineering, the one for the construction of a specific application in a family based on the reuse of software artifacts in the application family previously produced in the Domain Engineering process. MADAE-Pro is an ontology-driven process for multi-agent domain and application engineering which promotes the construction and reuse of agent-oriented applications families. The process is specified in a formal representation language, thus avoiding ambiguous interpretations. Another differential of MADAE-Pro is the reuse of software support in all levels of abstraction, from the requirements to the deployment.
Palavras-chave: Processo de Desenvolvimento de Software; Ontologias; Reúso de Software; Sistemas Multiagente
Software Process Development. Ontologies; Software Reuse; Multi-agent Systems.
Área(s) do CNPq: Linguagem Formais e Automatos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET
Citação: COSTA, Adriana Leite. MADAE-PRO: UM PROCESSO BASEADO NO CONHECIMENTO PARA ENGENHARIA DE DOMÍNIO E DE APLICAÇÕES MULTIAGENTE.. 2009. [157 folhas]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, [São Luis] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1844
Data de defesa: 17-Feb-2009
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Leite.pdfDissertação de Mestrado5,06 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.